Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PETROLEO E GÁS - Falta de qualificação emperra ocupação de vagas no setor

Apontada como um dos mais promissores, não só no Brasil, o setor de petróleo, gás, e energia ainda sofre com um problema comum às mais diversas áreas de atuação profissional. A ocupação de vagas esbarra na ausência de mão de obra qualificada. Panorama da situação na América Latina, apresentada durante a PetroBrasil 2013, que encerrada, em Mossoró, nesta sexta-feira (26), aponta que existem cerca de 5 mil vagas na cadeia produtiva.

O diretor da LHR (Colômbia), Carlos López, conferencista desta quinta-feira (25), na PetroBrasil 2013 - evento promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte ePetrobras com apoio da Redeptro-RN – alerta para as vagas existentes no mercado, mas ressalva a necessidade para o que chama de capacitação global. “Temos um mercado muito vasto, não só na América Latina, mas falta talento humano. Falta qualificação. Outro fator importante a destacar que a indústria de petróleo, gás e energia é global. Para isso, as pessoas precisam ter competência global”, enfatiza.

Ainda de acordo com os dados apresentados, entre as áreas acadêmicas mais promissoras no mercado de trabalho estão as engenharias, especialmente Mecânica, de Desenho, e de Petróleo. No entanto, diferenciais, como o idioma inglês e pós-graduações fazem a diferença. “Não adianta saber que tem vagas, e que esta vaga é da sua área de atuação. É preciso ter diferenciais para ocupar as vagas, para fazer diferenças frente à concorrência”, comenta.

As reservas totais existentes na América Latina oferecem um leque de oportunidades em diversos países. Mas segundo Carlos López, os mercados venezuelanos, peruano, colombiano e brasileiro apresentam os melhores espaços.

Nenhum comentário: