Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 20 de agosto de 2013

ESTADO - Rosalba anuncia envio de projeto à AL que facilita liberação de licenças ambientais

Parceiro na realização do Seminário Motores do Desenvolvimento, o Governo do Estado, representado pela chefe do Executivo, Rosalba Ciarlini, esteve presente na abertura do evento, que aconteceu ontem, no auditório da Fiern. 

A governadora aproveitou o momento para anunciar que ainda esta semana, o Poder Executivo vai enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei que visa acelerar e otimizar a liberação das licenças ambientais solicitadas pelos micros e pequenos empresários, juntos, este grupo soma 50% dos requerimentos ambientais. 

O projeto de lei prevê que as licenças sejam dadas de forma simplificada e no prazo de 3 a 15 dias. "No Rio Grande do Norte existem 98 mil empresários, entre micros e pequenos, são eles os maiores geradores de emprego do Estado, e com esse projeto de lei, vamos facilitar e acelerar muitos gargalos relacionados às questões ambientais", declarou Rosalba.



FOSTER
Após a solenidade de abertura, teve início a primeira palestra do Seminário, comandada pela presidente da Petrobras, Graças Foster, e que teve como tema "A Petrobras na era da sustentabilidade".

O evento acontece desde 2008 e aborda periodicamente temas importantes para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. A 18ª edição do seminário trouxe como tema "A indústria e as ideias sustentáveis" e segue durante todo o dia de hoje, com a participação de empresários e palestrantes de renome nacional, como a presidente da Petrobras, Graças Foster, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. 

A bancada federal do Rio Grande do Norte também esteve presente e foi representada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. O ministro Garibaldi Filho, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, o presidente da Fiern, Amaro Sales, e o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, também participaram da solenidade de abertura. Para Amaro Sales, o objetivo do seminário não é apenas discutir ideias, mas principalmente inserir no cotidiano das indústrias novas práticas sustentáveis. "Temos que desobstruir todos os nós que impedem o desenvolvimento do RN para possibilitar a geração de emprego e renda para a nossa sociedade". 

Marcelo Queiroz afirmou que é necessário o uso racional dos recursos naturais disponíveis e que este é o maior desafio da indústria potiguar. "Espero que novos cenários, com novas possibilidades, surjam aqui hoje, com sustentabilidade empresarial e industrial", disse o presidente da Fecomércio. 

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, disse que de todas as edições do seminário, esta é a mais importante, tanto pelo tema escolhido, quanto pela presença de autoridades nacionais: "As questões ambientais precisam ser vistas com cuidado, elas são os principais gargalos do nosso desenvolvimento". Ainda segundo Henrique, a ministra Izabella Teixeira deve ficar atenta às reivindicações do Rio Grande do Norte, já que o Estado está recebendo investimentos em diversas áreas econômicas, no setor público e no privado. "Todos os grandes investimentos passam pela questão ambiental: a Reta Tabajara, a Barragem de Oiticica, a duplicação da BR-304 e o novo porto de Natal, por isso esse encontro hoje será de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável do RN", destacou Henrique. 

A governadora Rosalba Ciarlini atribuiu a conquista de investimentos a atual união do Rio Grande do Norte com a bancada federal. Para ela, "somente unindo forças, o RN pode mostrar todo o seu potencial".

Nenhum comentário: