Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

ECONOMIA - Após São Miguel do Gostoso, Carnaubais também vai lançar moeda própria

Em visita realizada na manhã da última terça-feira (06) à deputada estadual Márcia Maia (PSB), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o prefeito de Carnaubais, Luizinho Cavalcanti, trouxe uma novidade para a parlamentar.  Na sala da presidência da Casa, Luizinho apresentou a iniciativa para a criação de uma moeda local para o município da região do Vale do Açu: a "Carnaúba".

A pretensão da gestão municipal ao instituir uma moeda própria, acompanhada de um cartão de crédito com validade na área territorial da cidade, é dar uma nova dinâmica e garantir a presença de divisas e investimento no município. Entre as regras para o uso da moeda está a proibição quanto à troca ou negociação por dinheiro.

A nova moeda só poderá ser utilizada como meio de bonificação, na aquisição de mercadorias, por serviços, com comércio ou pessoas conveniadas ao Banco Solidário a ser instalado na cidade. "A ideia é fortalecer o comércio e aquecer a economia local", explicou Luizinho.

O lançamento da nova moeda já deverá ocorrer na próxima sexta-feira (09), na Câmara Municipal de Vereadores do município.  Segundo o prefeito Luizinho Cavalcante, a moeda vai nascer forte, porque cada Carnaúba vai valer R$ 1.  A deputada estadual, inclusive, já confirmou presença na solenidade.

“Todas as iniciativas que possam oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento econômico nos municípios são importantes e tenho certeza, que assim como a gestão do prefeito Luizinho tem sido bem-sucedida na cidade, esta nova ação também deverá ter sucesso”, afirmou.

A cidade de Carnaubais é a segunda do Rio Grande do Norte a criar uma moeda própria. A primeira foi São Miguel do Gostoso, no litoral norte potiguar. O município aderiu foi o primeiro do estado a aderir ao projeto desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em São Miguel do Gostoso, a moeda tem o reconhecimento do Banco Central do Brasil, instituição máxima de crédito no país.


Fonte: Assessoria Márcia Maia

Nenhum comentário: