Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 25 de julho de 2013

NATAL - Câmara devolve projeto de licitação dos transportes para a Prefeitura de Natal

A Câmara Municipal vai devolver à Prefeitura de Natal a mensagem número 029/2013 e o Projeto de Lei número 095/2013, que tratam do processo licitatório do transporte urbano da Capital. Isso porque quando enviou – com atraso – os dois itens, o Executivo não mandou informações sobre o sistema de transporte em Natal, a minuta de edital e dados que comprovam que houve a participação popular no tema.

O documento número 162/2013, oficializando a devolução, deve ser entregue na tarde de hoje na Prefeitura de Natal, pelo procurador Eriberto da Costa, mas é assinado pelo presidente da Câmara, o vereador Albert Dickson, do PP. A decisão da Câmara acontece pouco mais de um mês depois que o Executivo enviou a mensagem e o projeto para que a Casa Legislativa, mesmo durante o recesso, continuasse a discussão sobre as melhorias no transporte.

E esse foi justamente um dos motivos para a devolução do projeto: a Câmara deveria dar continuidade à discussão e não iniciá-la. Antes do envio, segundo a Casa, não houve qualquer debate, organizado pelo Executivo. Tanto foi assim que a Câmara, que já havia elaborado um calendário de discussões que seria iniciado na segunda-feira e previa a votação do projeto no dia 30, teve que suspendê-lo a pedido dos estudantes. Estes ocuparam a Casa Legislativa (na semana passada) e pediram um prazo de 100 dias para que o tema fosse exaustivamente discutido pela população antes de ser novamente debatido na Câmara Municipal.

“O artigo 39 da Lei nº 8.666/1993, que exige a realização de audiências públicas antes do início do processo licitatório desta natureza”, fundamentou a Câmara no ofício que será enviado à Prefeitura. “O Município, na prestação de serviços públicos de transporte coletivo, obedecerá, obrigatoriamente, o princípio de garantia da participação da comunidade, através de suas entidades representativas”, continuou o documento, acrescentando “a necessidade de ampla participação da sociedade em audiências públicas como instrumento de efetivação dos direitos sociais”.

Porém, esse não era o único ponto que faltava no que diz respeito ao processo licitatório. Faltou, também, a “apresentação de projeto básico e minuta do edital da licitação dos serviços públicos de transporte coletivos no Município de Natal” e a “apresentação prévia dos estudos de viabilidade econômica da tarifa de remuneração dos serviços públicos de transporte coletivos de passageiros, realizado pelo órgão gestor do Sistema de Transporte Público Municipal”.

É importante lembrar que isso não é nada mais do que o que muitos vereadores de oposição – e governistas – cobram desde o início do debate a cerca do aumento da passagem de ônibus em Natal. Segundo os legisladores, há falta de transparência no sistema de transporte urbano e uma prova disso foi a ausência de detalhamento de despesas e lucros por parte da Prefeitura de Natal, quando anunciou o reajuste da tarifa no início do ano (na época, o valor subiu de R$ 2,20 para R$ 2,40).

Segundo os vereadores da Mesa Diretora, com a devolução da mensagem e do projeto de lei, a expectativa é que a Prefeitura de Natal realize – e comprove a realização – de audiências públicas e antes de enviá-los novamente a Casa Legislativa, junto com “as informações relativas ao Projeto básico, Minuta de Edital da Licitação e estudos de viabilidade econômica da tarifa de remuneração dos serviços, todos referentes à licitação dos serviços públicos de transporte coletivos de passageiros do Município”. (CM)

Nenhum comentário: