Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 18 de julho de 2013

GUAMARÉ DE LUTO - Biografia do ex-vereador e ex-prefeito João Pedro Filho, "o pai dos pobres"


João Pedro Filho nasceu em Santa Cruz do Cabugi, Angicos – RN, no dia 07 de Junho de 1938. Aos dezesseis anos foi morar na Fazenda Estrela do Norte, em Afonso Bezerra – RN, ficando lá até seus 34 anos. Mudou-se em seguida para Guamaré – RN, especificamente no distrito de Baixa do Meio, deu início à sua trajetória política. Ressaltando-se que o seu jeito simples, sua abertura para “ouvir o outro”, talvez tenham sido os motivos de ter-lhe dado os mandatos de Vereador no período de 1973 / 1977 e Prefeito em três legislaturas, no município de Guamaré.

A primeira ocorreu entre 1989/1992, tendo como Vice Prefeito Arnoud Evaristo de Lima. A partir daí, João Pedro Filho elegeu o seu substituto, José da Silva Câmara que era Seu Secretário de Administração. A segunda Legislatura de João Pedro Filho, ocorreu no período de 1997/2000, sendo o Vice Prefeito Expedito Vieira Câmara Junior, e na terceira, de 2001/2003 seu Vice Prefeito foi Francisco de Assis da Silva.

Morando sempre em Baixa do Meio, João Pedro Filho popularizou-se entre os habitantes que para lá chegavam e nas demais comunidades guamareenses, estabelecendo-se uma aliança política que lhe garantiu os mandatos que alcançou. Sua administração não era pautada em gabinete, mas articulava direto com a população pelas ruas, onde fazia questão de abraçar o povo.
No que tange as obras realizadas em seus governos na infraestrutura da área de esportes e lazer, construiu Ginásios Esportivos nos distritos de Baixa do Meio, Santa Paz, Lagoa Doce, Mangue Seco I e Mangue Seco II, Lagoa de Baixo, Salina da Cruz e em Guamaré nas Escolas Benvinda Nunes Teixeira e Francisca Freire de Miranda, totalizando dez ginásios Esportivos. Construiu também dois Estádios de Futebol, um em Guamaré e outro em Baixa do Meio.

Para atender a necessidade habitacional, construiu cerca de 2.300 casas populares. Na área da Educação, ampliou o número de salas de aula, construindo escolas nas comunidades de Santa Paz (04 Salas), Creche no Conjunto Vila Maria (05 Salas), Vila Nova em Baixa do Meio (04 Salas), Assentamento Umarizeiro (05 salas), Lagoa de Baixo ((04 Salas), Lagoa Seca (04 Salas), ampliação da Escola Benvinda Nunes Teixeira (08 Salas), Creche em Baixa do Meio (05 Salas), Escola Francisca Freire de Miranda (06 Salas) e ampliação da Escola Municipal Maria Madalena, em Baixa do Meio (17 Salas). Na Saúde construiu o Hospital Manoel Lucas de Miranda, em Guamaré e construiu o Posto de Saúde de Baixa do Meio.

Na urbanização do município, calçou e pavimentou as ruas de Guamaré e Baixa do Meio. Construiu também duas rodoviárias, uma em Guamaré e outra em Baixa do Meio.

Para o abastecimento de água no município, João Pedro Filho perfurou cerca de 250 poços tubulares, instalando-os e equipando-os, porém foi com a construção da adutora, com 72 Km de extensão que foram beneficiadas a comunidades de Salina da Cruz, Ponta de Salina, Lagoa de Baixo, Mangue Seco II, Assentamento Umarizeiro, Assentamento Encruzilhada, distrito de Baixa do Meio e a sede do município Guamaré, trazendo assim para a população água de boa qualidade para todos.

Durante suas administrações, construiu novos prédios para a Prefeitura Municipal, Para a Câmara Municipal e o Fórum Municipal. Construiu também os prédios da Secretaria Municipal de Educação, Centro de Convivência de Idosos em Guamaré e Baixa do Meio, Clube Municipal em Guamaré, Secretaria de Obras, Secretaria de Transportes e a Casa do Médico em Baixa do Meio.
Seu governo promoveu a capacitação no município, por meio da Secretaria de Turismo, realizando mais de 100 cursos profissionalizantes, em parceria com o Sebrae, Sesi, Senac e Sesc. Integrou Guamaré ao Programa Nacional de Municipalização do Turismo, divulgando o seu potencial e apoiando as ações do desenvolvimento nessa área.

Para a iluminação municipal, João Pedro Filho eletrificou mais de 200 km de área, nas zonas rural e urbana.

(*) FONTE: Livro GUAMARÉ, 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA (1962 – 2012) da Historiadora Guamareense MARIA JANDIR CANDÉAS, páginas 140, 141, 142,143.

O corpo de João Pedro está sendo velado no quadra de esporte da Escola Maria Madalena, em Baixa do Meio e o sepultamento do corpo está marcado para às 18h, no cemitério do distrito de Baixa do Meio

Nenhum comentário: