Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 7 de junho de 2013

SAÚDE

Entenda como a Poliomioelite pode atingir as crianças com idade abaixo dos 5 anos



A Doença – A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. 

Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.

Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

Não esquecendo que a Secretaria de Saúde de Alto do Rodrigues estará participando dessa importante campanha a partir de amanhã, 08, em todos os postos de saúde do município.



Nenhum comentário: