Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 23 de maio de 2013

TRÂNSITO


Mil pessoas já sofreram acidentes com motos em 2013 no RN, diz Sesap

Mais de mil pessoas se envolveram em acidentes com motos somente no primeiro semestre deste ano no Rio Grande do Norte. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (22) pelo setor de urgência do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, unidade de referência em pronto-atendimento no estado. Nesse período, o hospital notificou 1502 atendimentos de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito.

Segundo nota emitida pela Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), os números ainda apontam para os motivos que possivelmente causaram as colisões e quedas, como a ingestão de bebidas alcoólicas e a falta de uso dos itens de segurança. O documento também destaca o crescimento dos casos registrados mês a mês. Em janeiro, foram computadas 394 ocorrências de trânsito. Em fevereiro, foram 453 e em março o número subiu para 655.

Natal lidera com 53,74% do total de vítimas de trânsito. Em segundo lugar, estão as cidades que compõem o cinturão da Grande Natal, registrando 18,78% das ocorrências. Os demais municípios do RN somam outros 25,80%.

Em comparação com os números de 2012, houve uma redução na média diária de acidentes. De janeiro a março de 2012, a média diária de acidentes com moto chegou a 17 vítimas. Este ano, no mesmo período, a média corresponde a 16 ocorrências.

Para a diretora geral do Walfredo Gurgel, Maria de Fátima Pinheiro, grande parte dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados caso houvesse um rigor maior tanto na fiscalização nas rodovias, quanto no acesso à habilitação de novos pilotos e motoristas. 

“O acesso à carteira nacional de habilitação deve ser mais rigoroso e as blitz da Polícia Rodoviária Federal mais constantes. Quanto mais o condutor sentir o peso e a responsabilidade de possuir esse documento, mais ele pensará antes de cometer alguma irresponsabilidade no trânsito”, afirmou.

Nenhum comentário: