Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 10 de maio de 2013

ESTADO


Economia Solidária será parceira do RN Sustentável

Em reunião na Secretaria do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) hoje, (10/05), os técnicos da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP), gestora do RN Sustentável, informaram ao Fórum de representantes da Economia Solidária que os princípios de autogestão, finanças solidárias e comércio justo, que norteiam as redes, serão contemplados na política de investimentos do Projeto.

Os representantes do Fórum, por sua vez, se propuseram a legitimar as propostas que forem apresentadas na linha da Economia Solidária, colaborando com o RN Sustentável na seleção dos projetos que terão acesso aos recursos financiados pelo Banco Mundial, no acordo de empréstimo com o Estado do Rio Grande do Norte.

O encontro com os representantes da Economia Solidária foi mais uma etapa da estratégia da Secretaria do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) de discutir o Projeto RN Sustentável – um financiamento de US$ 360 milhões em cinco anos – com a sociedade e, em especial, com os segmentos diretamente beneficiados.

Na reunião de quase quatro horas, os técnicos da UGP discutiram com os representantes como o RN Sustentável poderá fortalecer as redes de Economia Solidária.  Foram discutidas, também, as formas de acesso aos financiamentos e os mecanismos de tramitação dos projetos.

Os projetos com a participação de jovens, mulheres, organizações quilombolas e indígenas, por exemplo, terão prioridade. Na discussão, ficaram definidas as pontuações que vão constar no edital para seleção das propostas. Os técnicos da UGP apresentaram, ainda, os territórios mais carentes de serviços públicos e atividades econômicas, que terão prioridade no Projeto RN Sustentável.

A reunião no auditório da SEPLAN foi conduzida pelos técnicos da UGP Carlos Nascimento, Breno Roos e Sueli Paulo. O Fórum da Economia Solidária teve seis representantes, escolhidos em reunião na semana passada, juntamente com a Secretária Executiva Samara da Silva Araujo.

Nenhum comentário: