Memorial às vítimas de Covid

sábado, 2 de março de 2013

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


Presidente da Assembleia apresenta metas para 2013

Em entrevista a primeira edição do Informativo da Assembleia, o presidente da Casa, o deputado Ricardo Motta, fala sobre o planejamento para o ano, que se apresenta como um marco histórico com a realização do primeiro concurso público do Parlamento, e os debates e ações da Casa em função da pior seca dos últimos 50 anos no Rio Grande do Norte.
Qual a expectativa da mesa diretora da Assembleia para o ano legislativo?
Nós iniciamos o ano legislativo bastante motivados e já com o desafio de conduzir o entendimento entre todos os poderes em relação ao Orçamento Geral do Estado, mantendo o propósito de atuarmos como uma Casa conciliadora e independente. Temos muitos projetos institucionais que vamos realizar este ano, além de dar continuidade aos que já temos, sempre pensando no povo do Rio Grande do Norte.
 
O Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos. De que forma a Assembleia vai contribuir com o Estado?
Nós temos acompanhado o movimento em estados vizinhos. Durante o recesso, fui procurado por representantes da Anorc e tive a oportunidade de conversar com deputados da Paraíba. Nossa intenção é avançar, no sentido de encampar uma luta em favor do homem do campo, não de ações emergenciais, mas de ações estruturantes. Para isso, vamos instituir um grupo técnico de trabalho com profissionais que irão propor iniciativas e acompanhar seus desdobramentos em três frentes: financiamento, água e alimento para o rebanho.
 
O que representa a realização do concurso público para o Parlamento Potiguar?
A realização do primeiro concurso público da história da Assembleia é a concretização da mais importante meta da nossa gestão como presidente. Esperamos que os aprovados no concurso se somem ao nosso quadro de pessoal para tornar cada vez mais eficiente o trabalho promovido pelo nosso legislativo. Além disso, o concurso é a forma mais democrática de acesso ao serviço público porque todo cidadão que se encaixar nos critérios exigidos pelo edital poderá concorrer a uma vaga.
 
Quando será lançado o edital?
De acordo com a comissão do concurso, o edital deverá ser lançado em março e as provas realizadas em junho. Em função do concurso, nós tivemos que aprovar leis definindo uma nova organização administrativa e do quadro de pessoal, além de estabelecer o plano de carreira e atribuições dos servidores da Casa. O processo licitatório para contratar a empresa que vai promover o concurso foi iniciado e essa definição ocorrerá em poucos dias. São 85 vagas dos níveis médio e superior com salários de até dezessete mil reais.
 
A Assembleia tem investido em projetos de inclusão social. Quais as perspectivas para 2013?
Essa é a bandeira que a Casa abraçou na nossa gestão que mais me orgulha. Iniciamos em 2011 com a inclusão de jovens com síndrome de down no nosso quadro de pessoal. Algo que tem servido de exemplo para todo o Brasil, principalmente pelo pioneirismo. Também temos o Recomeçar que é um projeto de requalificação profissional de idosos para reinserção no mercado de trabalho com a oferta de cursos de espanhol, inglês e informática

Nenhum comentário: