Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 8 de janeiro de 2013


SAÚDE

É preciso evitar receitas caseiras para tratar ferimento causado por água-viva

Todos os anos durante o verão, é comum o aumento no número de casos de queimaduras em banhistas causadas por águas-vivas. Esse tipo de acidente pode acarretar dores agudas e precisa ser tratado com atenção. O coordenador-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso Abrahão, explica que a primeira recomendação é, assim que sentir ardência, sair do mar imediatamente para evitar risco de afogamento.
Além disso, é importante lavar a lesão com água doce e fugir de receitas caseiras para tratar a queimadura. ”Tentar não ficar passando farinha, tem várias coisas caseiras que falam: ‘misture vinagre com farinha e coloque na região’, não, não faça isso. Só lave, faça compressa com gelo e não coçar, se for coçar vai aumentar a lesão, e aí procurar a ajuda de uma unidade saúde para fazer o tratamento medicamentoso contra alergia e até a queimadura”, recomenda.
Paulo Abrahão também explica sobre o efeito da substância produzida pela água-viva: ”É uma substância química que a água viva produz. Qual o objetivo dessa substância química? Ela vai envenenar o animal que ela vai ingerir só que a substância química para nós, na nossa pele, ela causa essa lesão de queimadura, mas é um produto químico que envenena o animal que a água viva se alimenta, ela libera isso para envenenar pra ela pode se alimentar lá dentro do mar.”
Ardência contínua, vermelhidão, bolhas e coceira são algumas das características do ferimento causado pela água-viva, por isso, é necessário ficar atento para não agravar o quadro. A sensação causada pelo ferimento da água-viva é parecida a uma queimadura provocada por ferro elétrico

Nenhum comentário: