Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MUNDO

Biblioteca do Congresso dos EUA arquiva 170 bilhões de tweets

Biblioteca enfrenta desafios tecnológicos para disponibilizar acervo para consulta Foto: Divulgação
Biblioteca enfrenta desafios tecnológicos para disponibilizar acervo para consulta Divulgação
WASHINGTON — A Biblioteca do Congresso dos EUA, considerada a maior do mundo, anunciou na última sexta-feira que está perto de encerrar o arquivamento de todos os tweets públicos postados desde o lançamento do Twitter, em 2006, até 2010. Ao todo, são cerca de 170 bilhões de mensagens.

De acordo com comunicado publicado no post da biblioteca, todas as mensagens devem ser arquivadas até o final do mês. Porém, ainda existem desafios tecnológicos a serem vencidos para que o acervo seja disponibilizado ao público.

“Os primeiros objetivos da biblioteca eram adquirir e preservar o arquivo entre 2006 e 2010; estabelecer um processo sustentável e seguro para receber e preservar diariamente, um fluxo contínuo de tweets atéo dia de hoje; e criar a estrutura para organizar o arquivo inteiro. Este mês, todos esses objetivos serão concluídos”, escreveu Gayle Osterberg, diretor de Comunicação da Biblioteca do Congresso.

A iniciativa foi anunciada pelo Twitter e pela Biblioteca em abril de 2010, com o objetivo de preservar todos os tweets públicos da rede social para propósitos de pesquisa cultural. Pelo acordo, as mensagens estarão disponíveis para consulta apenas seis meses após serem publicados.

O arquivamento está perto de ser concluído, porém a tecnologia que torne o acervo útil para pesquisadores ainda está sendo desenvolvida. Em um artigo divulgado na sexta-feira, a biblioteca explica que uma simples pesquisa por um termo no arquivo demora cerca de 24 horas.

“Está claro que a tecnologia que vai permitir o acesso a grandes arquivos ainda não está tão avançada como a tecnologia para criar e distribuir os dados. Até o setor privado ainda não implementou soluções comerciais eficientes por causa da complexidade e dos recursos requeridos para a função”, explica o artigo.

Nenhum comentário: