Memorial às vítimas de Covid

sábado, 29 de setembro de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Público da Passeata da Família deve ser o maior dessas eleições e o destaque é você eleitor (a).


Isso mesmo, você eleitor (a) de Abelardo e Emília será a grande estrela do comício de hoje. Nada de trazer autoridades política de destaque, o destaque é o povo mesmo. 

Será  o povo que fará a festa, aliás, com grande expectativa de uma das maiores passeatas de todos os tempos.

Presença de Abelardo e Emília com os candidatos à vereador pela Coligação Alto do Rodrigues Melhor Outra Vez.

Venha e traga toda sua família e não esqueça de trazer para a passeata e o comício uma pessoa indecisa para escutar as propostas dos nossos vereadores, de Abelardo e Emília.

A festa está prevista para começar às 18h com concentração nas proximidades do posto Frei Damião

LUTO NA TELEVISÃO

Hebe Camargo morre aos 83 anos


A apresentadora Hebe Camargo morreu em São Paulo, neste sábado (29), aos 83 anos. Ela lutava contra o câncer desde 2010 e morreu, segundo a assessoria do SBT, após sofrer uma parada cardíaca, ao se deitar para dormir, nesta madrugada.

Hebe é um dos maiores ícones da televisão brasileira e ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dois anos passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer.

O velório será realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, no Morumbi. Até o começo desta tarde, não havia confirmação sobre data e horário do velório, nem sobre o local do sepultamento.

A morte da diva causa repercussão entre artistas e políticos brasileiros nesta tarde. A apresentadora Ana Maria Braga publicou no Twitter uma homenagem:

“Os amigos do Sorriso da TV brasileira, Hebe, choram a Estrela que se vai. Saudade”, escreveu."Uma mulher estupenda, corajosa, e uma entrevistadora franca e leal. Vai deixar muitas saudades. O exemplo dela foi dignificante", declarou o deputado federal pelo PP de São Paulo, Paulo Maluf.

Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, a apresentadora tinha um estilo próprio de entrevistar as pessoas. Ela se tornou popular com a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sofá.

“Estamos perdendo uma mulher que é um marco da televisão brasileira (...). Nos acostumamos a tê-la como uma de nós”, disse a atriz Irene Ravache, completando que estar com Hebe era "uma festa".

Biografia
Nascida em Taubaté (SP), a 130 km da capital, Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani começou a carreira cantando. Entrou para a TV logo após a fundação da primeira emissora brasileira, a TV Tupi, onde ela fazia aparições nos programas como cantora.

Estreou como apresentadora em 1955, no programa “O mundo é das mulheres”, na TV Carioca, a primeira atração voltada especialmente para mulheres. Antes disso, havia substituído Ary Barroso no programa de calouros apresentado por ele.

Depois disso, a apresentadora ficou afastada da TV por um período, até que em 1966 estreou o dominical que levava seu nome na TV Record. A atração contava com o músico Caçulinha e era líder de audiência. Foi responsável por dar espaço para novos talentos ligados à Jovem Guarda.

Para dedicar-se ao filho, Hebe ficou afastada da televisão por cerca de dez anos, quando voltou a aparecer na TV Bandeirantes. Em 1985, aceitou o convite do SBT para comandar uma atração na emissora. Em quatro de março de 1986, entrava no ar o “Programa Hebe”, comandado por ela até 2010. Em dezembro do mesmo ano, Hebe assinou contrato com a RedeTV e estreou na emissora em março de 2011, onde ficou até este mês, quando acertou retorno ao SBT.

Carreira musical
Famosa como apresentadora, ela não deixou de lado a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD “Maiores sucessos”, de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino).
O último álbum da carreira contou com participações de Daniel Boaventura e Roberto Carlos. Em todos os discos, o repertório foi abastecido por canções românticas.

'Morrer feliz da vida'
A apresentadora foi diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo, em janeiro de 2010. Em sua primeira gravação após 12 dias internada para a retirada de nódulos e para o início do tratamento quimioterápico, Hebe mostrou gratidão com fãs e celebridades que a apoiaram. “Posso até morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz da vida”, comentou em março de 2010, ainda no SBT.

Na ocasião, Hebe subiu ao palco ao som de Ivete Sangalo, Ney Matogrosso, Leonardo e Maria Rita cantando juntos. “Vocês são a causa disso tudo. Me colocaram nesse pedestal que eu não mereço. É impossível encontrar palavras para descrever esse momento”, disse para a plateia. Depois, entoou “Ó nóis aqui traveis”, samba do grupo Demônios da Garoa.

Novas internaçõesEm setembro de 2011, Hebe iniciou um novo tratamento contra o câncer, com sessões de quimioterapia preventivas. "Não estou doente, apenas continuo me tratando pra poder ficar com vocês muito tempo ainda", disse. Por conta do retorno ao tratamento, ela havia voltado a perder cabelo e, consequentemente, a usar perucas.

"Evidentemente, todo remédio forte causa algum problema. O meu problema é que eu, de novo, fiquei carequinha. Eu não estou careca, mas quase. Então, evidentemente, estou de peruca", afirmou, em comunicado enviado à imprensa. Ela ainda brincou, referindo-se ao ator Reynaldo Gianecchini, que fazia um tratamento contra um câncer no sistema linfático. "Vou sair linda, igual ao Reynaldo Gianecchini”, disse.

Nos últimos dois anos, Hebe passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer. Em janeiro de 2010, a apresentadora ficou 12 dias internada para retirada de nódulos na região do peritônio e iniciou tratamento quimioterápico. Em 2011, fez novas sessões de quimioterapia preventivas. 

Em março de 2012, passou por uma cirurgia de emergência para retirar um tumor que causava obstrução intestinal, ficando 13 dias no hospital. Em junho, realizou uma nova cirurgia de emergência para retirada da vesícula. No mês de julho, segundo o sobrinho Claudio Pessutti, ficou internada por cinco dias para a realização de exames.
PORTO DO MANGUE

Raelson e Núbia convida todos para a grande carreata da vitória


A Coligação "Construindo um Novo Tempo" PSB, PR, PT, PDT, PHS realizará neste domingo DIA 30 NA RUA DA AREIA, mais um grande comício da vitória ao lado de todos os candidatos a vereadores da coligação e LIDERANÇAS IMPORTANTES. 

Porto do Mangue e comunidades em geral não pode perder esse momento importante da campanha. Venham conhecer e ouvir, propostas e revelações do momento.

Prepare o seu coração!
A família 40 e toda a população está convidada a participar da passeata da virada da vitória com Raelson e Núbia. NOSSO POVO É DA PAZ, DA ALEGRIA, DA MUDANÇA E DA VITÓRIA. VENHA! 

SINTA-SE LIVRE NA FESTA DA DEMOCRACIA: VISTA-SE DE AMARELO, TRAGA A SUA BANDEIRA E CHAME TODA A GALERA. CONCENTRAÇÃO A PARTIR DAS 5 HORAS DA TARDE NA CASA 40. ESPERAMOS POR VOCÊS.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PORTO DO MANGUE

Raelson e Núbia intensificam visitas rumo à vitória

 
Faltando nove dias para a eleição o prefeitável Raelson Sanotos (PSB) e a vice Núbia dos Santos e os candidatos a vereador da Coligação Construindo um Novo Tempo, vem levantando suas bandeira na sede da cidade e da zona rural, a cada dia eleitores entram no VIRA-VIRA DA VITÓRIA, mudam de opinião quando comparam as propostas e vêem que Raelosn e Núbia têm as melhores e que são os mais preparados. 
 
Raelson e Núbia vem sempre reforçando o seu discurso, afirmando que a sua gestão terá as portas abertas para os mais simples, os mais carentes, os que necessitam da ajuda e de assistência. Raelson pede sempre para que os cidadãos use a consciência, e que os únicos que saem ganhando com isso é a população. 
 
Nas visitas, Raelson Santos vê e ouve de perto a frustração das pessoas com anos de promessas não cumpridas, com antigos e graves problemas, nas comunidades rurais é a falta de água na sede da cidade é a falta de emprego e renda, outros problemas graves estão no sistema municipal de saúde, na educação, falta de investimento na cultura, turismo entre tantos outros.
 
Raelson assegura em suas propostas que uma das prioridades, quando assumir a Prefeitura, será resolver de verdade a falta de água na nas comunidades rurais, e investirá o máximo de recursos na geração de emprego e renda para desenvolver a cidade economicamente.

DESTAQUE

Advogado de Abelardo concede entrevista na rádio 96 FM e aconselha eleitores a fiscalizarem as contas dos candidatos

Caio Victor lembra que os partidos têm que prestar contas ao TRE até a véspera da votação, ou seja, até o sábado 06 de outubro.


Advogado Caio Vitor
O advogado Caio Vitor disse em entrevista, ao Jornal 96 desta quinta-feira (27), que os eleitores precisam, nos dias que se aproximam da eleição, fiscalizar o que foi gasto pelos candidatos. Victor comentou que muitos candidatos perdem a candidatura por esquecer-se de emitir notas fiscais para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Isto pode trazer uma série de problemas para o candidato que pode ficar inelegível por oito anos”, afirma o advogado. Caio conta que a prestação de contas durante a eleição é feita em etapas, sendo que a última é a mais importante e deve ser feita até a véspera do pleito.

Caio Vitor afirmou que todos os tipos de gastos devem ser apresentados em notas fiscais para o TRE. Ele disse que além dos eleitores, muitos candidatos podem fiscalizar as contas de seus oponentes para saber se não houve um gasto irregular.


Além da fiscalização dos gastos, Caio orientou os eleitores a ficar atento com qualquer benefício que o candidato possa oferecer, pois isso pode ser caracterizado a compra de votos, que é um crime eleitoral.


Advogado exemplificou que desde a distribuição até cargos em órgãos públicos pode caracterizar esse tipo de crime. Ele explicou que no dia do pleito as pessoas podem demonstrar que vão votar em um determinado candidato, mas elas não podem perturbar o ambiente.

Na hora da votação, Victor falou que precisa levar um documento com foto e o título de eleitor, que pode ter sua 2ª via emitida até hoje. “O documento que apresenta foto é mais importante que o título”, argumenta. O eleitor tem que ficar no máximo 40 segundos na cabine de voto.

nominuto.com
ALTO DO RODRIGUES


Aniversariante do dia: Pedro Eugênio, jovem de futuro que vai continuar o trabalho dos pais.

Pedro Eugênio, o pai Graciliano Sena e a mãe Dôra

Hoje é dia de festa para o jovem Pedro Eugênio, filho da vereadora Dôra e do ex-vereador Graciliano Sena.

Anivesariante do Dia, Pedro Eugênio vem ganhando destaque pelas excelentes propostas colocadas ao público

Corre no sangue de Pedro o sangue o desejo de ajudar as pessoas, de criar propostas voltadas para o bem comum e o desenvolvimento da cidade. O pai, Graciliano Sena já foi vereador e fez um excelente trabalho como vereador. A mãe, está cumprindo com muita honradez o terceiro mandato. Na oposição, Dôra vem desempenhando um ótimo trabalho em prol da cidade, combatendo com os colegas os desmandos da pior administração de todos os tempos.

Na Câmara, Pedro vai apresentar vários projetos importantes para a cidade, conheça alguns deles.

Propostas e Requerimentos de Pedro Eugênio 25333

Saúde:


• Piscina multiuso para ajudar ao tratamento com a fisioterapia e na hidroginástica.

• Requerimento de um mamógrafo prevenindo as mulheres do nosso município contra o câncer de mama.

Esporte:


• Incentivo ao esporte da natação através da piscina multiuso.

• Requerer criação da seleção municipal em diversas modalidades esportiva incentivando a pratica masculina e feminina.

Jovens:


• Inserir os jovens no primeiro emprego através de parcerias com a prefeitura, sec educação e empresas implantando-os no mercado de trabalho.


Social:


• Implantar programa para que as empresas concedam a licença maternidade de 04 para 06 meses beneficiando as mulheres trabalhadoras do nosso município.


Emprego:


• Através de recursos dos royalties sejam implantados os cursos básicos de QSMS, primeiros socorros e Cbase-01, para facilitar a contratação de jovens e trabalhadores nas empresas de petróleo e gás

• Incentivar a qualificação de profissionais na área da energia eólica.

Educação:


• Apresentar um projeto para que seja criada uma república municipal nas cidades onde ofereça ensino superior como Natal e Mossoró.

• Requerer o café da manha aos alunos do turno matutino e o almoço no turno vespertino em toda a rede municipal.

Meio Ambiente:


• Apresentar projeto de elaboração do plano ambiental

• Defender as associações e cooperativas de coleta seletiva de lixo.
• Incentivar a coleta seletiva em escolas, órgãos públicos e privados e em toda rede de hotelaria no município.

Segurança


• Apresentar projetos para implantar o monitoramento da cidade através de câmeras de segurança, inclusive em escolas e locais vulneráveis a violência.


Agricultura


• Incentivar apoio técnico a agricultura familiar e a produção agrícola.

• Requerimento destinado a produtores e a horticultura, dando fomento para a irrigação e alimentação dos animais
.

Aproveitamos o momento para lhe desejar boa sorte e muitos anos de vida.
ALTO DO RODRIGUES

Escute o programa eleitoral de Abelardo e Emília de hoje.


ALTO DO RODRIGUES

Cavalcante, desiste da candidatura de vereador e troca Eider por Abelardo Rodrigues.

Manoelzinho, Cavalcante, Abelardo, Emília e a eterna primeira-dama, Rita 

Já faz algum tempo que a gente vem falando aqui das pessoas que estavam insatisfeitas com o atual prefeito e decidiram apoiar a candidatura de Abelardo e Emília.

Pois, desde ontem que o candidato à vereador pelo partido do prefeito, desistiu de concorrer à uma vaga no Legislativo p para apoiar Abelardo e Emília.

Estamos falando do líder e candidato à vereador Cavalcante, que foi um militante do atual prefeito desde da campanha passada e foi esquecido pelo prefeito que se diz um homem DEMOcrata, aberto ao diálogo e perdeu uma pessoa tão importante como Cavalcante.

Não foi só Cavalcante que decidiu apoiar Abelardo e Emília, outros nomes que fazem parte do grupo do prefeito, já decidiram votar no 25 e nos próximos dias, serão divulgados. 

Parabéns Cavalcante, que decidiu pelo melhor para o município. E, o convite se estende à você também que está indeciso, faça como Cavalcante e outras pessoas que estavam com o prefeito e decidiram apoiar a candidatura de Abelardo e Emília, o melhor para o Alto do Rodrigues.


ALTO DO RODRIGUES

Chegou a vez de Canafístula dizer "sim" para Abelardo e Emília


Hoje, o distrito de Canafístula está em festa, pois aguarda a presença de Abelardo, Emília e os candidatos à vereador pela Coligação Alto do Rodrigues Melhor Outra Vez.

Não esqueça de levar um indeciso para o comício de Abelardo, Emília e os candidatos à vereadores.

Conheça um pouco da história do distrito:

Canafístula como é conhecida teve sua fundação entre os anos de 1918 e 1919. Seu nome vem de uma árvore muito comum na região. Conta pioneiros moradores da comunidade que numa época bem remota  havia um tráfego de tropeiros naquelas terras, esses tropeiros (homens que carregavam mercadorias no lombo do jumento), faziam o percurso entre Mossoró e Macau, suas mercadorias trazidas de Mossoró eram vendidas na cidade de Macau, os mesmos quando regressavam à sua cidade, levavam o sal para ser comercializado em Mossoró. E assim, esse comércio foi praticado por muito tempo. 

As tropas, que tinham que parar para um merecido descanso, geralmente fazia isso debaixo a um pé de canafístula por ser uma árvore de grande porte e sombrosa, e aí, acreditam-se que de tanto usufruir suas sombras, os famosos tropeiros da época tenham batizado o lugar de Canafístula.

Os primeiros moradores da Fazenda Canafístula foram as famílias: Alexandre, Taquartos, Salustianos, Cândidos e os Terezas. E não houve outro fato mais marcantes na comunidade do que esse que os tropeiros iam e viam, ocasionando e contribuindo para sua povoação.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Deputada afirma que Ponta Negra precisa da instalação de uma “Casa da Família”


A deputada Márcia Maia-PSB está solicitando do governo do Estado, por meio de  requerimento que será encaminhado à governadora Rosalba Ciarlini e ao secretário do Trabalho, Habitação e da Assistencia Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa a instalação de um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS – Casa da Família, no bairro Ponta Negra, na zona Sul de Natal. 

Ao encaminhar o seu pedido, a deputada disse que “o CRAS será um veículo de transformações, uma vez que as famílias poderão ser ancaminhadas para atendimento especializado, seja no Programa de  Erradicação do Trabalho Infantil-PETI ou no Programa Sentinela, de forma que as ações venham a contribuir para a construção de um futuro digno, com a conquista real da cidadania. 

Márcia Maia lembrou que o Programa Casa da Família é do governo federal e serve como referência da assistência social. Conta com uma equipe de psicólogos e assistentes sociais, que atendem as famílias reconhecidamente carentes , com renda per capta menor de ¼ do salário mínimo.

Outro encaminhamento feito pela deputada foi para que o governo firme convênio com a prefeitura de Baía Formosa para obras de drenagem e pavimentação de diversas ruas nas comunidades Pituba, Sagí e Vila Operária, todas naquele município no litoral sul do Estado.
ALTO DO RODRIGUES

Abelardo e Emília debatem proposta de governo com a população

Debate com os moradores foi um sucesso de público (fotos: Sueldo)

Atendendo a um convite feito pelos candidatos da coligação Alto do Rodrigues melhor outra vez, Abelardo Rodrigues (prefeito) e Emília Patrícia (vice) os moradores da cidade participaram nesta quinta-feira (27), de um debate em praça pública, oportunidade em que foi apresentado e comprovado por meio de documentos comprobatórios, a malversação do dinheiro público pela atual gestão.

Léo comandou a apresentação
Na apresentação, foram mostradas várias notas fiscais que segundo os responsáveis pelo evento, apresentam valores sob suspeitas, uma vez que não condizem com os serviços prestados e nem com os valores cobrados, como é o caso da compra de refeições (almoços) numa pizzaria da cidade.

Outro problema que foi mostrado com base em dados coletados no Portal da transparência, do Governo federal, foi a perda de um convênio para reforma do mercado público, simplesmente por que a atual administração não atentou e perdeu o prazo para enviar a documentação necessária para garantir os recursos.

O vereador Zé Pedro participou para esclarecer algumas dúvidas
Sobre os vereadores, no debate foi esclarecido que os edis aprovaram o saneamento básico de forma a liberar os recursos no regime de crédito especial, ou seja, a cada etapa concluída da obra, a Câmara Municipal fazia a liberação de parte do recursos, mas infelizmente pelo que foi apresentado, nem a primeira etapa do saneamento foi totalmente concluída.

A distribuição do fardamento escolar, segundo os documentos que foram apresentados, foi um requerimento da vereadora Maria Auxiliadora (Dôra) e aprovado pela maioria dos edis que fazem oposição ao prefeito na Câmara, bem como o requerimento para a construção da pavimentação asfáltica que foi solicitado também por um vereador de oposição.
Em virtude dos comprimissos de campanha Abelardo chegou no final do debate 

O debate foi encerrado depois que o apresentador mostrou uma série de propostas de melhorias para o município com a eleição da chapa majoritária composta por Abelardo Rodrigues (prefeito) e Emília Patrícia (vice) e da participação do candidato Abelardo Rodrigues que agradeceu a participação da comunidade e respondeu a perguntas.
 
ALTO DO RODRIGUES

Abelardo foi o único candidato que assinou a Carta Compromisso dos Servidores Municipais

 Compromissado com os servidores, Abelardo assina a Carta Compromisso.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPAR) realizou na manhã de ontem (27) um encontro com os dois candidatos à prefeito do municipio para a assinatura de uma Carta Compromisso, que são as reivindicações da categoria para os próximos quatro anos.

Apenas o candidato do Democratas, Abelardo Rodrigues Filho compareceu ao evento, enquanto o prefeito e candidato à reeleição não compareceu na reunião idealizada pelo Sindicato.

Estavam presentes servidores, a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais, entidades sindicais, coordenadores da campanha do candidato da Coligação Alto do Rodrigues Melhor Outra Vez, além do candidato à prefeito e vice, Abelardo Rodrigues e Emília Patrícia.

Representantes de entidades sindicais parabenizaram Abelardo por ter atendido ao chamado do Sindicato e assinar a Carta Compromisso. Os representantes sindicais também lamentaram a ausência do candidato e atual Eider Medeiros por não ter participado desse encontro.

Em seu discurso, Abelardo disse não ter dificuldade em assinar a Carta Compromisso e parabenizou o Sindicato pela iniciativa. 

O candidato Democratas aproveitou o tempo para falar sobre algumas das propostas e começou dizendo que irá mandar projeto à Câmara Municipal, para que os servidores não sejam mais penalizados por perseguição. Caso o gestor queira transferir pelo simples motivo de perseguição, terá que dar o transporte para o servidor. 

A criação do 14º salário par os professores, climatização da sala de aula também fazem parte das propostas de Abelardo e Emília para os servidores públicos municipais.

 
Servidores presente no encontro com os candidatos. Ops, com único candidato comprometido com os servidores, Abelardo Rodrigues.


http://2.bp.blogspot.com/-qEqZgZUFt3I/UGTXSv9YvHI/AAAAAAAAHy4/f6oy97H99qM/s1600/%5B+478%5D+%281%29%281%29.JPG

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ELEIÇÕES 2012

Candidato a prefeito de Barcelona-RN pode prosseguir com atos de campanha

Carlos Zamith de Souza pode continuar a realizar todos os atos de campanha ao cargo de prefeito de Barcelona, no Rio Grande do Norte, nas eleições deste ano. O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Dias Toffoli (foto) suspendeu decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RN) que indeferiu pedido de registro de candidatura de Carlos Zamith por entender que ele está inelegível por ter contas rejeitadas. A liminar concedida pelo ministro, em ação cautelar, vigora até o julgamento de recurso apresentado pelo candidato no TSE.

O candidato informa que, em 14 de setembro, recebeu notificação do juiz eleitoral o proibindo de realizar atos de campanha e de distribuir propaganda eleitoral, conforme determinado pelo TRE potiguar. 

Segundo Zamith, a ordem da corte regional desrespeitou dispositivos da Lei das Eleições (Lei 9504/97) e da Resolução TSE 23.373/201, que asseguram aos candidatos a prática de atos de campanha e a participação no pleito, enquanto o pedido de registro de candidatura estiver sub judice (em exame) na Justiça Eleitoral.

Afirma ainda que a decisão do TRE, que determinou o cancelamento de seu registro e que ele não mais fizesse qualquer ato de campanha, foi tomada sem contraditório, ampla defesa ou o devido processo legal.

Decisão
O ministro Dias Toffoli informa que o TRE do Rio Grande do Norte (TRE-RN) proibiu o candidato, com registro indeferido, de realizar propaganda eleitoral e atos de campanha. Segundo o ministro, em exame preliminar, esse entendimento “está em desacordo” com disposto da Lei das Eleições.

Pelo artigo da lei, candidato cujo registro esteja sub judice pode realizar todos os atos da campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro por instância superior.

Apesar de deferir o pedido de liminar, o ministro lembra que, em 17 de setembro, concedeu liminar, em reclamação, para suspender acórdãos do TRE do Rio Grande do Norte, dados em duas petições. 

Nesses processos, a corte regional concluiu que os candidatos com registro indeferido devido a inelegibilidade não poderiam realizar atos de campanha nem participar das eleições.

“Dessa forma, o ato do TRE/RN, objeto da presente cautelar, já teve seus efeitos sustados na decisão proferida na mencionada reclamação”, destacou o ministro Dias Toffoli
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Vivaldo Costa pede que Justiça Eleitoral fiscalize registro e divulgação das pesquisas eleitorais


O deputado Vivaldo Costa solicitou aos representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TER/RN) que observe a maneira como as pesquisas eleitorais estão sendo realizadas e divulgadas no interior do estado. 

Segundo o parlamentar, em determinados municípios, institutos de pesquisas tem apresentado resultados muito diferentes, o que, segundo ele, pode ser manipulação de determinados grupos políticos. “Como é possível, numa mesma cidade, com o mesmo eleitorado, uma pesquisa ter resultados tão distintos? Isso é vergonhoso, estão tentando manipular a opinião pública”, declarou.

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta concordou com o colega e reforçou o pedido de fiscalização à Justiça Eleitoral. “Sabemos que existem institutos sérios, mas esse tipo de resultado, com números tão diferentes, não está certo. Esperamos que a Justiça controle esse tipo de manipulação, para que o eleitor possa escolher seu candidato livremente, sem ser induzido por ninguém”, afirmou.