Memorial às vítimas de Covid

sábado, 14 de julho de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Onda vermelha toma conta de todas as ruas da cidade.e já se aproxima do palco central

Segundo organizadores, mais de quatrocentos carros, motos não tem como contar, pessoas a pé, uma multidão. O vermelho tomou conta das ruas.
ALTO DO RODRIGUES

Carreata já chegou na entrada da cidade, mas último carro ainda está na entrada de Ponciana

Um mundo de vermelho tomou conta das ruas do município. A carreata já chegou no primeiro posto de gasolina, próximo da antiga ABDM, mas tivemos informações que o último carro ainda está na entrada do distrito de Ponciana.
ALTO DO RODRIGUES

Uma multidão já se reúne no distrito de São José para sair em carreata até o centro da cidade.

Segundo informações, uma multidão já está reunida no distrito de São José para sair em carreata até o centro da cidade. Aqui no centro da cidade, já há outra centenas e centenas de pessoas aguardando a grande carreata para percorrer as principais ruas. 

Também tivemos informações que acontecerão muitas surpresas durante o percurso e no palco que está montado nas proximidades do Supermercado Soberano.

A assessoria garante que esse comício entrará de vez para a história, como um dos melhores comícios/carreatas de todos os tempos. "É o povo fazendo a festa para se libertar de vez desse sistema perseguidor", garantiu "aliado" do atual governo que defende anonimamente o candidato Democrata Abelardo Rodrigues.
ALTO DO RODRIGUES

"Onda vermelha" toma conta das ruas da cidade




Andando pelas principais ruas da cidade, é notório a alegria, emoção das pessoas em percorrer ruas, anunciando por livre e espontanea vontade que o comicio/carreata acontecerá logo mais.
ELEIÇÕES 2012

Para presidente do TSE, lei da ficha-limpa será cumprida com rigor

Presidente do TSE, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha  disse em Natal que a Justiça Eleitoral está preparada para aplicar com rigor a Lei Ficha Limpa.
Mas é exatamente isso o que a população do Brasil espera.
Doa em quem doer…
A ministra esteve na capital potiguar nesta sexta-feira para um encontro, no TRE, com todos os juízes eleitorais do Estado.

thaisagalvao.com.br
PORTO DO MANGUE
Raelson Santos realiza a "Caminhada do Abraço"

 
A Coligação " Construindo um Novo Tempo" partiu na frente. Raelson Santos (PSB) deu a partida na sua cmapanha com a "Caminhada do Abraço", a primeira das muitas que ainda acontecerão. A primeira foi marcada pela presença de centenas de militantes,amigos e simpatizantes. Todos declarando Raelson prefeito e Núbia vice.

Em todos os abraços e apertos de mão, Raelosn recebeu o carinho da população, que dizia: "Sim Raelson, Porto do Mangue agora quer você prefeito". A juventude espera por um Novo Tempo, com mais incentivos na cultura, na qualificação de mão de obra, na geração de emprego e renda.

A ex-primeira dama Núbia dos Santos (PR), agora candidata a vice prefeita, recebe o abraço do povo, que a tem como uma mãe dos humildes, onde sempre teve suas portas abertas e sempre procurou ajudar os necessitados. 
A também ex-primeira dama, Carminha de Zé Domingos (In memoriam), participou da Caminhada. Recebeu calorosamente o abraço do povão.

"A caravana "Caminhada do Abraço" será um meio pala qual nossos candidatos terão mais contato com nossos eleitores, será onde conheceremos de perto as reais necessidades da nossa cidade, é ouvido o jovem a mãe de familia, o pai, é muito importante esse contato." Afirmou Raelson Santos (PSB).

Hoje a "Caminhada do Abraço" segue para às áreas de assentamentos, onde também lá, o povo diz: "Sim Raelson, Porto do Mangue agora quer você prefeito".
assessoria
CARNAUBAIS

Lançamento da candidatura de Thiago Cavalcante é neste sábado!

O Candidato a vereador Thiago Cavalcante do PCdoB fará o lançamento de sua candidatura neste sábado, 14, às 9h da manhã, no Cajueiro da Av. Abel Alberto da Fonseca. 
 
O convite se estende a todos os militantes da esquerda, estudantes, juventude, trabalhadores e trabalhadoras, enfim todos aqueles que anseiam por boas novas na política local.
 
Com o lema Juventude e Compromisso, Thiago Cavalcante, levará consigo os ideais socialistas pautado pelos princípios cristãos. 
 
A defesa de um modelo mais ousado e participativo na política é uma das características que tem demonstrado a frente da União da Juventude Socialista e que pretende levar para sua atuação no legislativo municipal.
 
BELEZA

Segue ensaio de Mari Paraíba.

 





ALTO DO RODRIGUES

Major Fernandes relata à Justiça Eleitoral o abuso praticado pela coligação do prefeito Eider Medeiros.

ELEIÇÕES 2012

Assessoria jurídica dos Prefeitos Eider Medeiros e Ivan Padilha já alertaram para a impugnação de suas candidaturas

Segundo uma fonte de cada cidade, o departamento jurídico dos dois prefeitos do Vale, leia-se Eider Medeiros (Alto do Rodrigues) e Ivan Padilha (Pendências), podem receber a qualquer momento a notícia da impugnação de suas candidaturas.  

As assessorias jurídicas dos prefeitos-candidatos já alertaram para o fato da Procuradoria Eleitoral pediu a impugnação das candidaturas dos dois gestores do PMDB por terem as contas reprovadas pelas Câmaras Municipais.

VAmos aguardar, assim que sair a notícia, divulgaremos
ALTO DO RODRIGUES

Coligação do prefeito tenta atrapalhar comício e carreata da nação vermelha.


Na tentativa de atrapalhar o comicio e carreata da nação vermelha, que acontece logo mais, a organização da coligação do prefeito, tentava montar o palco próximo ao local de montagem da coligação nação vermelha.

Ainda bem que o "se colar, colou"  não deu certo. 

Não é de hoje que a coligação do prefeito tenta "pegar carona" no sucesso da coligação da nação vermelha. No último sábado, 07, a coligação Alto do Rodrigues Melhor Outra Vez programou uma carreata e a coligação do prefeito foi às ruas, também, na tentativa de atrapalhar. Veja daqui a pouco o relato do major Fernandes ao juiz e promotor sobre  esse caso.
ALTO DO RODRIGUES

É hoje, o primeiro grande evento da nação vermelha rumo à vitória.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012

MP Eleitoral ajuíza mais 157 ações de impugnação

O Ministério Público Eleitoral ingressou com mais 157 ações de impugnação de registro de candidatura (Airc). Natal é a cidade com a maior quantidade de impugnações. Até a manhã de hoje, 13 de julho, foram ajuizadas na capital do estado 82 Aircs. Em Parnamirim, foram 48 ações de impugnação.

No interior do estado, a ausência de comprovante de escolaridade tem sido a causa campeã do ajuizamento das ações. Em Natal, a falta de documentos que comprovem a desincompatibilização de cargos públicos no prazo legal e a aplicação da Lei da Ficha Limpa figuram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Neste último caso estão incluídos os candidatos a prefeito de Extremoz e Maxaranguape, Enilton Batista da Trindade e Antonio Costa Filho.

De acordo com o MP Eleitoral, Enilton Trindade teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (Processos nº 8051/2002, 14.793, 14.792 e 14.725/2003). Os processos envolvem ausência de licitação para aquisição de materiais e não comprovação de despesas.

Já o candidato a prefeito de Maxaranguape Antonio Costa Filho foi condenado à suspensão dos direitos políticos por sete anos, em decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Ele foi condenado pela prática de ato doloso de improbidade administrativa em ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual.
ALTO DO RODRIGUES

Coligação Alto Melhor Outra Vez sai na frente e realiza primeiro comício

A Coligação "Alto Melhor Outra Vez" sai na frente mais uma vez e realiza neste sábado (14), o primeiro comício com as presenças de lideranças políticas, militantes, simpatizantes, eleitores e dos postulantes a uma cadeira na Câmara Municipal e dos candidatos  da chapa majoritária que tem como candidato a prefeito Aberlardo Rodrigues, e Emília como vice.

A programação começa nos distritos, vindo logo em seguida em carreata para a grande concentração no centro de Alto do Rodrigues, em frente ao supermercado Soberano.
 
fonte:altoinfonews.blogspot.com.br
NATAL

TV Band Natal passa a exibir programação local em sinal digital

Depois de um período de testes, a TV Band Natal, emissora própria do Grupo Bandeirantes de Comunicação, consolida a implantação do sinal digital neste mês de julho. 

A novidade tecnológica é um marco na reestruturação da programação local da emissora, que conta com 12(doze) programas e mais de 26 horas na grade semanal.  A vantagem do sinal digital é que, dentro da área de cobertura, a imagem que chega até o televisor é livre de interferências.

Para exibir o sinal digital, a TV Band Natal investiu em estrutura e equipamentos modernos. O sinal digital melhora em mais de 60% a qualidade de imagem e permite também ampliação da área de cobertura. 

O telespectador que dispõe de um aparelho de televisão com conversor digital passa a receber automaticamente o sinal digital da Band Natal pelo canal 3 (UHF).

Saiba como receber o sinal digital da Band Natal

Para captar o sinal digital em uma televisão é necessário estar na área de cobertura e possuir o equipamento necessário: uma TV equipada com um conversor digital do padrão usado no Brasil. 

Em ambos os casos, é preciso usar uma antena UHF interna ou externa. As antenas internas que já recebiam o sinal antigo estão prontas para o digital. Já as externas, em casas e prédios, precisam ser vistoriadas, já que nem todas possuem essa tecnologia.
ALTO DO RODRIGUES

Programa de governo de Abelardo Rodrigues têm 17 páginas e privilegia todos distritos e setores.

O programa de governo do candidato Democratas Abelardo Rodrigues entregue na Justiça Eleitoral, como determina a Lei, têm 17 páginas. Todas as propostas foram pautadas escutando os setores da sociedade e confirmadas pelo candidato à prefeito e a vice-prefeita Emília.

De acordo com as informações enviadas à justiça eleitoral pelo prefeito atual (candidato à reeleição), o programa de governo só contêm três páginas.
MÚSICA

Banda Restart confirma novo show em Natal
 
A banda Restart estará de volta à capital potiguar no dia 16 de setembro, às 16h, em apresentação única, no Vila Hall.

No show, a banda apresenta o seu novo álbum, Geração Z, que traz composições inéditas e uma sonoridade mais pesada, que flerta com bandas como Foo Fighters. A banda teen vai apresentar os sucessos de Pe Lanza (voz e baixo), Pe Lu (voz e guitarra), Koba (voz e guitarra) e Thomas (bateria), como Menina Estranha, e outras canções do CD.

Coloridos como sempre, porém mais maduros, fazendo um som mais elaborado e reunindo as influências dos quatro integrantes do grupo, o Restart surpreende no novo trabalho.
Sobre a banda:
Fundada em agosto de 2008 por quatro estudantes, Pedro Lanza, Pedro Lucas, Koba e Thomas, a banda Restart alcançou rapidamente alta popularidade. Seus integrantes tornaram-se nacionalmente conhecidos por serem um dos pioneiros no uso de roupas coloridas.
Seu primeiro disco foi lançado em novembro de 2009, intitulado Restart. Ele trouxe três singles - "Recomeçar", "Levo Comigo" e "Pra você lembrar". O álbum vendeu mais de 50 mil cópias, sendo certificado com disco de ouro e, posteriormente, com disco de platina, recebido no palco do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo.
A banda Restart saiu como a maior vencedora do prêmio musical Video Music Brasil, exibido pela MTV Brasil, na edição de 2012, vencendo as categorias "Revelação", "Pop", "Artista do Ano", "Hit do Ano" (com "Levo Comigo") e "Videoclipe do Ano" (com "Recomeçar").
Depois de ser bem-sucedida comercialmente no Brasil, a banda começou a gravar músicas em espanhol e fez apresentações na Argentina e no Uruguai. A primeira regravação nesta língua foi a de "Levo Comigo", que foi intitulada como "Te Lievo Comigo".
O novo álbum, Geração Z, foi o início da mudança de visual da banda do  colorido para a utilização de um visual futurista, com ênfase nas cores dourado e prateado.
CARNAUBAIS

Agenda da Coligação Vitória de Todos para hoje

 
09h00 Visita a Igreja Eterna Aliança, contato com Pr. Bruno Pinheiro
15h00 Visita a Comunidade Mutamba;
19h00 Jantar no Restaurante Gosto da Terra.
ELEIÇÕES 2012

Promotor e juiz da 47ª ZE avaliam reunião com candidatos e coligações onde assinaram um TAC

A matéria completa sobre a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta proposto pela Promotoria e a Justiça Eleitoral que foi assinado pelos candidatos e coligações das cidades de Alto do Rodrigues e Pendências já publicamos abaixo. 

Segue opinião do juiz e do promotor eleitoral sobre a reunião que aconteceu nos dias 10 e 11 desse mês.

Avaliação do Juiz Eleitoral, Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro

Avaliação do Promotor Público, Dr Marcos Adair Nunes
AFONSO BEZERRA

Prefeitura continua obras em benefício da população

A prefeitura na busca por melhorias estará inaugurando nos próximos dias areforma de mais duas Praças. O atual governo está mudando para melhor o visual da cidade, devolvendo à população o gosto, o prazer de ser afonsobezerrense com muito orgulho.
BRASIL

Municípios brasileiros: nota zero em transparência

Com a entrada em vigor da Lei de Acesso a Informação, há quase dois meses, era de se esperar que os órgãos públicos estivessem mais atentos às novas regras, e sobretudo, se mostrassem mais abertos à nova cultura da transparência. 

No entanto, a situação nos municípios brasileiros é preocupante. Um levantamento inédito, realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e divulgado com exclusividade pelo Congresso em Foco, mostrou que, de 133 cidades com mais de 200 mil habitantes, apenas 16 foram capazes de responder a um simples pedido de informação.
ALTO DO RODRIGUES

TAC entre candidatos, Promotoria e justiça definem regras para eleições no município

fotos: sueldo fotografia
Juiz, Promotor e representantes das duas coligações assinaram TAC.

Candidatos, partidos e coligações, assinaram na última quarta-feira, 11, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pela justiça eleitoral, representado pelo Ministério Público e o juiz da Comarca. Marcaram presença, repesentantes das duas únicas coligações no município, além de candidatos à vereador, a imprensa e a polícia militar.

A maioria das cláusulas propostas pela justiça eleitoral já faz parte da Lei Eleitoral, mas houve pelo menos dois pontos polêmicos. O primeiro dele trata-se da utilização dos carros de som, chamados de "paredões", que em outras cidades foi descartado, mas na comarca, será permitido, desde que não ultrapasse o volume de 85 decibéis, o que para muitos torna inviável.

Carros de som circulando pelas ruas terá intervalo no horário do almoço para não pertubar o sossego alheio. Os carros começam de 08 às 12 e volta das 14h às 22h como determina a Lei Eleitoral.

Distribuição de camisetas está terminantemente proibida, mesmo que seja para equipe de apoio e o uso está liberado apenas para os fiscais no dia da eleição.

COMÍCIOS ALTERNADOS
O ponto mais polêmico foi refente aos comícios, onde o juiz determinou que fosse feito a escolha dos dias dedicados ao candidato e de forma alternada. A partir de agora, uma determinada coligação terá o dia todo para fazer suas movimentações políticas e a outra coligação não poderá interromper, fazendo a programação nos distritos a uma distancia mínima superior a 1km da sede do município.

Por exemplo, quando o candidato Abelardo Rodrigues estiver na cidade, o outro candidato terá que se deslocar para os distritos, não podendo deixar circular nem um carro de som e vice-versa. Nem os militantes da coligação poderão fazer movimentação.


 Duas coligações atentas as novas regas para as eleições do município.

 Um grande número de candidatos, partidos e coligações atenderam ao chamado da justiça eleitoral.

 Promotor e juiz, respondendo a pergunta dos candidatos sobre as cláusulas do TAC

 Cúpula da PM marcou presença. Sargento Sandra, Tenente Silva Netto e os subtenentes Jonnhy e Olemes Jr

 Todos atentos as orientações do juiz e do promotor eleitoral.

 Candidatos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas como a justiça eleitoral

quinta-feira, 12 de julho de 2012

PENDÊNCIAS

Partidos, coligações e candidatos assinam TAC com a Promotoria e o juiz eleitoral


Aconteceu na última terça-feira, 10, na sede do fórum da Comarca, uma reunião com os candidatos, partidos e coligações que participaram do processo eleitoral do município para assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e definir regras para as eleições desse ano.

Estavam presente o chefe do cartório eleitoral Antonio Eder, o juiz da Comarca, Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro, o promotor público Dr Marcos Adair Nunes, o delegado responsável pela 5ª região da Delegacia de Polícia Civil em Macau Antonio Pinto, o comandante do destacamento responsável pela DP do municipio subtenente Da Costa.

O objetivo da reunião fazer com que candidatos, partidos e coligações assinassem o TAC e garantir uma eleição tranquila.

Das 13 cláusulas existentes no TAC, o ponto que foi mais discutido foi a cláusula sétima, referente aos comícios. A novidade para essa eleição está na forma criada pelo MP e o juiz eleitoral, em dividir a cidade, onde uma coligação faria comicios e carreatas de uma lado da cidade, as outras duas dividiriam a outra metade da cidade. 

O representante da coligação do prefeito Ivan discordou da forma, mas devido a não ser apresentado outra alternativa viável, o juiz da comarca iria baixar uma portaria confirmando o novo formato.

O juiz pediu que o subtenente Da Costa falasse se a polícia tem efetivo suficiente, diante da negativa, o juiz disse que será baixada a portaria, mas os comícios em dias alternados.

Barulho não dá voto
"Eu não sei até que ponto fazer barulho com as motos, vai ganhar voto, eu acho que perde mais do que ganha"
Para o juiz da Comarca não é fazendo barulho nas motos que vai ganhar votos, "muito pelo contrário, acho que fazendo muita zuada, vai incomodar e as pessoas podem não ficar irritadas e não votar naquele candidato que está fazendo tanto barulho", comentou o juiz Dr Marco Antonio Mendes Ribeiro.

Além do mais, o juiz já alertou que já delegou poderes aos policiais para apreender qualquer moto que esteja com o chamado cano cerrado.

O Promotor da Comarca, Dr Marcos Adair Nunes disse que essa eleição deverá ser silenciosa, marcada pela apresentação de propostas dos candidatos e, o Ministério Público estará atento para quem descumprir a lei.

O delegado da polícia civil, Antonio Pinto, que responde por dez cidades na região parabenizou a iniciativa da justiça em realizar um evento dessa magnitude e, classificou como saudável para o crescimento da democracia.

O novo comandante do destacamento, Sub Da Costa, disse que mesmo com pouco efetivo policial vai trabalhar incansavelmente.

Promotoria


Autoridades, candidatos partidos e coligações lotam sala de reuniões do fórum.

Promotor e juiz explicam as cláusulas e pede bom senso aos candidatos e coligações.

coligações e candidatos assinam TAC proposto pelo MP e o juiz eleitoral.
BRASILIA

Assessoria de Demóstenes começa a esvaziar gabinete no Senado

Um dia após ter tido o mandato cassado pelo plenário do Senado, a equipe de Demóstenes Torres (sem partido-GO) começou na manhã desta quinta-feira (12) a esvaziar o gabinete que o ex-senador ocupou por nove anos.

Nesta quarta-feira, 56 senadores votaram pela cassação do mandato de Demóstenes e 19 pela manutenção do cargo. O ex-senador é acusado de quebra de decoro parlamentar por ter utilizado o mandato para auxiliar os negócios do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal em fevereiro durante a Operação Monte Carlo.

Assessores de Demóstenes conseguiram caixas com o nome do ex-senador para fazer a mudança. Quadros e demais objetos do ex-senador estão sendo embalados no gabinete, que não pôde ser fotografado. Segundo os assessores, o material está sendo retirado em vans.

Com a cassação de Demóstenes, o atual secretário de Infraestrutura de Goiás e primeiro-suplente do político, Wilder Pedro de Morais (DEM-GO), de 44 anos, assumirá a vaga.

De acordo com a assessoria de imprensa do secretário, ele assumirá o cargo assim que voltar de férias, provavelmente no próximo dia 23. Ele está em viagem com a mãe e os dois filhos, mas o local não foi divulgado. O Senado já entrou em contato com os assessores de Wilder, informando que ele tem um prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para tomar posse.

A resolução que determina a cassação do mandato do parlamentar foi publicada no Diário do Senado nesta quinta. Com a cassação, Demóstenes Torres tem seus direitos políticos suspensos por oito anos a contar do fim do mandato parlamentar, que se encerraria em 2019.

Com isso, ele só poderá voltar a disputar eleições a partir de 2027, quando tiver 66 anos.

G1
ELEIÇÕES 2012

Presidente do TSE visita TRE/RN

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, visitará nesta sexta-feira (13) a sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, onde se reunirá com o presidente da instituição, desembargador Saraiva Sobrinho, membros da Corte, juízes eleitorais e chefes de cartório, para tratar de temas referentes às Eleições Municipais de 2012.

De acordo com informações do TSE, até o primeiro turno das eleições deste ano, que ocorre em 7 de outubro, a presidente do TSE visitará todos os Tribunais Regionais Eleitorais.
 
 
PENDÊNCIAS

Major Fernandes dar às boas vindas para o novo comandante do destacamento do município

Da Costa recebe boas vindas pelo competente Major Fernandes.

O município agora conta um novo comandante do destacamento da Delegacia de Polícia. O subtenente Da Costa passa a responder pela DP e seu primeiro compromisso foi participar da reunião proposta pela promotoria pública e o juiz eleitoral, onde também participaram os candidatos, partidos, coligações e definiram regras para as eleições desse ano no município.  Daqui a pouco detalhes sobre o TAC.

Após o término da reunião, o Major Fernandes desejou boa sorte ao colega e se colocou à disposição para qualquer orientação e esclarecimentos.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

ILP abre inscrições para cursos do segundo semestre no dia 16
 
As inscrições para os cursos de treinamento programados pelo Instituto do Legislativo Potiguar-ILP, para o segundo semestre, vão ser abertas a partir de segunda-feira (16). Até dezembro, servidores da Assembleia terão acesso a mais de quinze cursos nas áreas de línguas estrangeiras (inglês e espanhol), informática e assuntos diversos para atender a demanda interna, solicitados por setores específicos.

No semestre, sem abertura de novas inscrições, prosseguem os cursos de pós-graduação (duas turmas- 120 alunos), e de graduação (80 alunos). As aulas do cursinho pré-vestibular têm início já na segunda-feira  e os 60 alunos matriculados vão receber reforço da segunda temporada do Aulão do ILP, produzido pela TV Assembleia e veiculado aos sábados, com reprise  aos domingos e às quartas-feiras.

Os cursos de treinamento diversos oferecidos são: Redação Jornalística (setores de Comunicação e TV Assembleia), REVIT (setor de Engenharia), Relações no Ambiente de Trabalho (ILP), Atualização em Direito Eleitoral, Atualização em Direito Administrativo (Procuradoria Geral), Leitura e Produção de Artigo Científico (pós-graduação do ILP), Redes Sociais e Tablet, Convivência Social, Comunicação Avançada, Segurança Eletrônica e Certificação Digital e Ferramentas Digitais do IBGE.

Os servidores podem procurar a Central de Atendimento do ILP nos dois expedientes, munidos de documentos pessoais. As inscrições serão feitas até quatro dias úteis antes do início de cada curso. Maiores informações pelo telefone (84) 3232-1001.

Quanto ao projeto “Assembleia na Copa”, as inscrições serão feitas no período de 6 a 10 de agosto, na sede das entidades parceiras. São cursos de inglês, dirigidos prioritariamente a pessoas ligadas ao setor de turismo e residentes na região desses parceiros. 

As informações podem ser obtidas nos seguintes locais:  Associação dos Moradores de Ponta Negra (telefone (84) 3236-3209); Conselho dos Moradores de Candelária – Conacan (telefone (84) 2010-2341); Complexo Cultural de Natal –Uern (telefone (84) 3232-6120); e no ILP (telefone (84) 3232-1001.
ITAJÁ

TRE cassa mandato de vereador por infidelidade partidária

Em sessão extraordinária na tarde desta quarta-feira (11), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte julgou procedentes três ações de perda de cargo eletivo por desfiliação partidária provenientes dos municípios de Pilões, Itajá e Ouro Branco. Três vereadores perderam seus mandatos porque não conseguiram comprovar motivos que justificassem a desfiliação da agremiação para a qual tinham sido eleitos.
No processo de Itajá quem ajuizou a ação foi o Diretório Municipal do Partido da República (PR), requerendo a perda de mandato do vereador Francisco das Chagas Silva. 

O vereador argumentou que estava sendo vítima de perseguição e discriminação do PR, razão pela qual desfiliou-se da agremiação e se filiou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). 

O juiz Jailsom Leandro, relator, primeiramente rejeitou a preliminar de decadência, e entendeu que os argumentos trazidos pelo vereador não foram suficientes para justificar a sua desfiliação, votando dessa forma a procedência do pedido e decretando a perda do cargo eletivo do vereador, o que foi acompanhado à unanimidade pelos demais Membros da Corte, em consonância com o Ministério Público.

TRERN
NATAL

Caravana da Saúde retoma atendimentos com a volta às aulas em Natal 

Com o fim do recesso escolar na rede pública de ensino de Natal, o projeto Caravana da Saúde Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), inicia uma nova etapa de atendimentos com estudantes e professores da cidade. Até amanhã (13), a ação está na Escola Municipal Professor Mereci Santos, no bairro Paço da Pátria.

A cada semana, uma escola diferente recebe a visita da equipe do projeto, munida de todos os equipamentos para a realização de exames de saúde, vocal, visual e auditiva na própria instituição.  

Aos docentes são oferecidas consultas com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas e exames de laringoscopia e espectrografia vocal. Aos alunos, consulta com oftalmologista, fonoaudiólogas e otorrino e os exames de audiometria, otoscopia, tonometria, auto refração computadorizada e testes de acuidade visual.

Além de exames e consultas com especialistas, a Caravana da Saúde Escolar conta ainda com o trabalho de contrapartida do Instituto Pedro Cavalcanti (IPC), que disponibiliza, quando necessário, também exames complementares e cirurgias a todos os profissionais e alunos atendidos.

Na próxima segunda-feira (16), o projeto segue com suas atividades na Escola Municipal Ulisses de Góis, no bairro de Nova Descoberta.
CARNAUBAIS

Patriotismo é sentimento que une a maioria da população


Desde muito tempo que não se fala em outra coisa, a população não quer gestores que não tenha afinidade, legitimidade. Gestores têm que chamar as pessoas pelo nome. 

São por essas e outras questões que o povo já definiu quem governará os destinos de uma cidade que se orgulha de ter ganhos vários títulos, no esporte, na cultura, mas não quer perder o melhor de todos os títulos: o de ser carnaubaense, com muito orgulho.
AOS LEITORES

Se você tiver um vídeo interessante é só mandar para o nosso email altonoticias@yahoo.com.br
FELIPE GUERRA

Município recebe a 5ª edição do festival Abelhudo Rock

A cidade de Felipe Guerra, no Alto Oeste do RN, será palco pelo quinto ano consecutivo do festival Abelhudo Rock, considerado o principal evento do gênero de toda a região. O evento ocorrerá dia 28 de julho, às 21h, no Clube Maranata. 

O destaque maior da edição de 2012 será o lançamento oficial do 1º DVD do cantor/compositor felipense Francisco Cézar de Góis, “Cezôca”. O DVD reúne música dos oito trabalhos independentes do artista e foi gravado no réveillon de 2011 em sua cidade natal.

Acompanhado de sua banda – Brazôca –, “Cezôca” será uma das atrações do 5º Abelhudo Rock que ainda terá mais três convidados especiais: Os Legionários (Legião Urbana cover), da cidade de Belém de Brejo do Cruz (PB); Hardwind, grupo de hard rock/progressivo de São José de Mipibu (RN) que já possui um trabalho oficial – o CD “Horizon’s Misty Way” (2008); e, Darkside, banda de heavy/thrash oriunda de Fortaleza (CE) que também possui um CD lançado – “Prayers of Doomsday” (2010) – e que já tocou ao lado de nomes como Helloween, Gamma Ray, Exodus e Kreator.
ALTO DO RODRIGUES

Getúlio, ex-aliado do atual prefeito declara apoio à Abelardo Rodrigues



ALTO DO RODRIGUES

Cosern corta energia do prédio da secretaria de saúde.

Cidade que recebeu mais de R$ 6 milhões em recursos no mês passado, trouxe uma atração nacional para tocar no município por 1h10min e levar mais de R$ 500 mil e faltou para as necessidades básicas do município. A poucos minutos, a Cosern cortou o fornecimento de energia do prédio da secretaria de saúde do nosso município.

ALTO DO RODRIGUES

Prefeito Eider Medeiros duplicou patrimônio pessoal em apenas três anos de mandato.

Ser prefeito parece ser um bom negócio. Existe a possibilidade de ajudar pessoas, conseguir investimentos e, claro, aumentar o próprio patrimônio. Não só aumentar, mais duplicar por vezes. 

Isso fica claro quando comparamos o patrimônio do gestor quando era candidato em 2008 e agora como prefeito municipal.

Ah, como seria bom se o prefeito Eider Medeiros tivesse dado a mesma atenção ao crescimento do município, como fez com o patrimônio pessoal. 

De acordo com informações repassadas ao TSE pelo próprio, o prefeito Eider Medeiros tem um patrimônio pessoal estimado em mais de dois milhões, diferente do que apresentou quando era candidato à prefeito em 2008, onde a cifra era de pouco mais de R$ 912 mil.

Já tem "aliado" do gestor querendo saber que mágica é essa, para conseguir duplicar o patrimônio em apenas quatro anos de mandato. "Eu fico imagino o que não está declarado", alfinetou o "aliado".

Enquanto isso, a cidade sofre, a população, então, nem se fala. 

Ainda hoje tem um dado importantíssimo sobre o número de empregos formais no município.
DESTAQUE DO JORNAL DEFATO

Veja a edição online de um dos jornais mais lidos do estado

ELEIÇÕES 2012

Propaganda antecipada continua gerando representação

A propaganda eleitoral está liberada desde 6 de julho, entretanto, o tema ainda tem gerado a atuação do Ministério Público Eleitoral, nos casos em que foi feita antes do período permitido por lei.

A mais recente representação foi ajuizada contra o atual prefeito do município de Canguaretama, Wellinson Carlos Dantas Ribeiro, por adesivos colocados em ônibus escolares. Se condenado o prefeito terá pagar multa.

A representação surgiu a partir de uma notícia veiculada em blog da cidade, que apresentava fotos com adesivos que veiculam a imagem de obras realizadas na cidade durante a sua gestão, além de frases que fazem alusão à qualidade do seu trabalho, induzindo ao pensamento de que ele é o melhor candidato para a cidade.

De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97) as propagandas feitas  com o objetivo de angariar votos apenas são permitidas a partir de 6 de julho.

Nesse sentido, o promotor Eleitoral da 11ª Zona, José Roberto Torres da Silva Batista afirma: embora o faça de maneira dissimulada, traz elementos que caracterizam esse tipo de conduta, cuja finalidade é a captação de eleitorado perfectibilizada muito antes do prazo permitido por lei.

O MP Eleitoral destaca ainda que o representado agiu aproveitando-se da máquina pública para angariar votos de forma antecipada, em violação  às normas eleitorais e à própria moralidade administrativa, uma vez que realizou a adesivagem de ônibus escolares da cidade e mostrou obras realizadas em benefício da população.

Para o MP Eleitoral, a atitude do prefeito afronta a oportunidade de concorrência em condições iguais, entre os candidatos, e a legitimidade das eleições.

A representação será julgada pelo Juízo Eleitoral da 11ª Zona e poderá ser condenado a  pagar multa que varia entre R$ 5 mil e R$ 25 mil, além da retirada das propagandas sob pena de multa diária.
ESTADO
Governo do Estado prorroga situação de emergência por mais 90 dias
Nesta quarta-feira, 11, o Governo do Estado prorrogou o Decreto nº 22.637, de 11 de abril de 2012, que declarou situação de emergência nos municípios do Rio Grande do Norte, afetados por desastres naturais relacionados com a intensa redução das precipitações hídricas em decorrência da estiagem.

O Governo levou em consideração o monitoramento da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), que registrou uma irregular distribuição temporal e espacial das chuvas no ínterim dos meses de janeiro e fevereiro de 2012. 

Assim, fica claro o predomínio de ocorrência de poucas e irregulares chuvas durante o mês de março, que segundo a climatologia é um dos meses, juntamente com o mês de abril, que apresenta maiores índices pluviométricos.

O documento também destaca outras considerações como, a falta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal na zona rural. 

As pancadas de chuvas de inverno até o presente momento foram insuficientes para a formação de estoques de água nos principais reservatórios; açudes, tanques, poços tubulares, barreiros e principalmente cisternas, importante recurso para o suprimento da população rural com água potável.

Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) aponta 139 municípios do RN sofrendo com a estiagem, com uma população rural afetada em torno de 500 mil pessoas, cuja situação tende a agravar-se à medida que se aumenta a escassez hídrica na zona rural.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC-RN) atesta o quadro característico de Situação de Emergência, ainda de acordo com o parecer Técnico nº 002/2012, de 10 de abril de 2012.

O representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), 2º Tenente BM Júlio César, visitará, nesta quinta-feira, 12, municípios em situação de emergência, como Caicó e Mossoró. 

A visita tem como objetivo verificar, por amostragem, a situação nos municípios, bem como apoiar no que for necessário, inclusive nas orientações, quanto aos procedimentos adotados nesta situação.
LUTO CATÓLICO

Dom Eugênio dedicou toda sua vida a Deus e à Igreja, diz seu irmão

Arquivo
'Eu posso testemunhar que a vida inteira dele foi totalmente vivida para Deus e para a Igreja', destaca Dom Heitor
Dom Heitor de Araújo Sales, irmão de Dom Eugênio Sales, não pôde participar do velório e do sepultamento de seu irmão no Rio de Janeiro, pois está em Brunnen, na Suiça, onde está hospedado no Mosteiro das Irmãs da Santa Cruz.


Em entrevista ao CN Notícias, Dom Heitor, arcebispo emérito de Natal (RN), destacou que apesar da saudade e dor pela morte de Dom Eugênio, seu coração está feliz. "Me sinto feliz por saber que ele já está na Glória de Deus. Essa parte humana é triste, mas em comparação com o lado da fé é muito pequena", disse.

O arcebispo recorda que seu irmão só tinha uma preocupação na vida: servir a Deus e à Igreja.

"Eu posso testemunhar que a vida inteira dele foi totalmente vivida para Deus e para a Igreja. Ele nunca tirou férias, porque até no dia que ele tinha mais livre era pensando nas coisas da Igreja, em fazer planos para o bem da Igreja, para a paz, para os pobres.. é algo que a gente só pode admirar profundamente e se alegrar com alguém que manteve a fidelidade à Igreja, ao Santo padre, todos os dias. Essa fidelidade é uma característica belissima na vida dele", afirmou.


Questionado sobre os rumores de uma possível beatificação de Dom Eugênio, Dom Heitor disse preferir manter o silêncio e aguardar. "Eu prefiro ficar calado. Só tenho o que admirar, mas o tempo é que vai dizer", destacou.

Dom Heitor deve chegar ao aeroporto de Natal (RN) nesta quinta-feira, 12, e já na sexta-feira estará no Rio de Janeiro. 
cancao nova

ESTADO

Consumo de água foi recorde no RN no mês de junho: 9,7 bilhões de litros

O consumo de água nos municípios atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) atingiu a marca de 9,7 bilhões de litros em junho, o maior volume já registrado pela empresa de saneamento comparado ao mesmo mês de anos anteriores. 

O resultado representa um aumento de 11,95% no consumo em relação ao mês de maio e chamou a atenção dos técnicos da Caern, uma vez que índices superiores a nove bilhões de litros normalmente são registrados nos meses de verão.

Em junho, os potiguares consumiram 1,2 milhão de litros de água a mais que o mês de maio. Entre as principais cidades do Estado, Mossoró foi a que apresentou o maior percentual de aumento no consumo. No sexto mês do ano, os mossoroenses consumiram cerca de 146 milhões de litros de água a mais que o registrado no mês anterior, uma alta de 15%. Este volume seria suficiente para abastecer uma cidade inteira do porte de Assú durante mais de trinta dias.


Em volume consumido, o topo do ranking continua sendo ocupado por Natal. No mês passado, o volume de água faturado pela Caern nas zonas Sul, Leste e Oeste da capital foi de 2,7 bilhões de litros, 1,2 bilhão de litros a mais que o verificado em maio. Já na Zona Norte foram 932,5 milhões de litros consumidos em junho, índice 11% superior ao utilizado no mês anterior.


Curiosamente, o aumento da utilização de água em Natal coincidiu com o início da temporada de chuvas quando, tradicionalmente, o consumo cai. Alguns fatores podem ter contribuído para a alta, entre os principais, o período de recesso escolar e o aumento do uso de chuveiro elétrico. 

 “Quando está chovendo, a gente normalmente toma banhos quentes, mais demorados, para passar o frio”, afirma a dona de casa Socorro Souza, moradora do conjunto Cidade Satélite. Já no interior, o aumento era esperado, uma vez que a maioria dos municípios potiguares enfrenta período de estiagem prolongada.

OUTRAS CIDADES


Embora em menor escala do que em Natal ou Mossoró, o aumento do consumo de água aconteceu em todas as regiões do Estado. Em Caicó, o volume consumido foi de 271,3 milhões de litros em junho, 18,2 milhões a mais que o registrado em maio. Em Pau dos Ferros, o índice saltou de 103,2 milhões para 121,9 milhões. Areia Branca e Macau consumiram cerca de 7 milhões de litros a mais cada uma. 

Apesar do aumento, a Caern garante que possui volume de água suficiente para abastecer à população. Entretanto, alerta para a necessidade de utilizar o líquido de forma racional, evitando desperdícios, como forma de garantir que não falte água para ninguém.
 
Edwin Carvalho, da Assessoria da Caern