Memorial às vítimas de Covid

sábado, 21 de janeiro de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Outros flashs do aniversário de Cotinha e Popoca.

A festa aconteceu na tarde desse sábado (21), antecipando a data do aniversário dos dois irmãos Wellington (Popoca) e Edvan (Cotinha) Martins Varela. que acontecem nos dias 24 e 28 desse mês, mas como estarão trabalhando no próximo fim de semana, os amigos resolveram homenagear os dois irmãos. 

 Cotinha, Nildinho e Everson.

Políticos da cidade compareceram, entre eles, Dôra, Cabral, Nixon, Mê, o ex-vereador Bão e o ex-prefeito Abelardo Rodrigues. A imprensa regional compareceu e o aniversário será destaque no jornal AltoNoticias, Folha de Macau além dos blogs, Altonoticias, Luciano Seixas, entre outros. Veja os melhores momentos da festa nas lentes do fotógrafo Sueldo.












Amanhã (22), tem toda a maratona do ex-prefeito Abelardo Rodrigues nesse fim de semana.
PENDÊNCIAS

Todos os caminhos levam para Porto do Carão, só quem não vai é Luiza, porque está no Canadá




E no sábado, dia 21, a grande atração será a maior banda de Forró do mundo, Mastruz com Leite e mais as bandas Forró da Tradição e Forró do Mexido completam a festa que contará com estrutura de camarotes, seguranças banheiros químicos.

Parabéns para toda a comunidade católica pela festa do Padroeiro, São Sebastião. 

Na região, a festa de Porto do Carão é a grande pedida, pelo jeito, só quem vai mesmo é Luiza porque está no Canadá.
ALTO DO RODRIGUES

Popoca e Cotinha festejam aniversário com uma super festa idealizada pelos amigos.

Jailson, Cotinha, Nildinho, Everson e Popoca festejando o sucesso do aniversário.

Não teve jeito, a rua Pedro Justino foi fechada para abrigar o grande número de pessoas que vieram para festejar o aniversário dos dois irmãos, Cotinha e Popoca. Neste momento a festa continua.

Aniversariantes recebeu a presença de autoridades políticas do município
Políticos também vieram prestigiar o aniversário dos dois irmãos. Os vereadores Nixon, Cabral, Mê e Dôra parabenizaram Cotinha e Popoca pela passagem do aniversário. A família do ex-prefeito Abelardo Rodrigues também prestigiam a festa de aniversário. 

A esposa de Abelardo, Rita Martins, os filhos Ana Paula (advogada) e Abelardo Neto (jornalista), juntamente esposa e filhos estão no evento idealizado pelos amigos de Cotinha e Popoca. 

Os empresários França e Valério também marcam presença na festa de  aniversário, onde já tomaram mais de 20 grades de cerveja, além de muito churrasco e outras bebidas.

A mídia regional está marcando presença no evento. Os blogs, altonoticias, luciano seixas e do diretor do Folha de Macau, Antonio Degas, entre outros.

Daqui a pouco mais fotos.
ECONOMIA

Instituto alerta para abusos na lista de material escolar

Com a proximidade do fim das férias, as papelarias já estão cheias de pais com listas de material escolar em mãos e muita dúvida na hora de comprar os itens que serão utilizados neste ano letivo. Algumas exigências não podem ser feitas pelas escolas, mas continuam sendo incluídas entre os pedidos. 
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) alerta os consumidores sobre as práticas consideradas abusivas, como determinar em qual estabelecimento deve ser feita a compra ou pedir produtos de marcas específicas.
“Dizer onde os pais devem comprar os materiais é uma prática equivalente à venda casada. Não pode haver indicação específica quando um produto está disponível em diversos estabelecimentos comerciais. 

O direito de escolha do consumidor precisa ser preservado”, explica Mariana Ferraz, advogada do Idec. Segundo ela, o local onde a compra deverá ser feita só poder ser determinado pela escola quando se trata de um produto que não está disponível em outras lojas, como apostilas que são produzidas pelo colégio.

Na lista de material dos filhos da digitadora Áurea Elias Carneiro, de 36 anos, a escola incluiu sugestões de papelarias e indicações de marcas específicas dos itens a serem comprados, o que ela considera um abuso. “Acho abusiva porque escola particular pede muita coisa. 

Alguns itens vêm até com a recomendação da marca”, disse. Segundo a advogada do Idec, os produtos devem ser indicados de forma genérica, sem citar marcas específicas.

De acordo com o instituto, as escolas também não podem pedir materiais de uso coletivo, como produtos de limpeza. “Os itens solicitados devem ser aqueles que o estudante vai usar individualmente para o estudo em si. Os outros dizem respeito à prestação de serviço daquele estabelecimento e a escola precisa garantir”, alerta Mariana. 

No caso de escolas públicas, produtos como papel higiênico ou copos descartáveis podem ser solicitados como uma contribuição, mas não como obrigatórios.

Para a bancária Ângela Rezende, de 51 anos, a relação de material apresentada pelas escolas é exagerada. Ela tem dúvidas de que todos os itens serão utilizado no decorrer do ano.“Eu acho que exagera um pouco. Pedem muita coisa e no fim do ano não retorna um pedaço de papel. É muita cartolina. Imagina se cada criança leva uma resma de papel, é muito. Deve sobrar bastante, né?”, disse.

A representante do Idec dá outras dicas para os pais economizarem na hora da compra. A primeira é revisar os materiais do ano anterior para ver quais podem ser reutilizados, assim evita-se a compra de itens desnecessários. 

Também não é recomendado ir às papelarias junto com as crianças, porque elas vão querer os produtos mais caros, como cadernos de personagens de desenhos, seriados ou filmes que têm um custo extra por serem licenciados.

“A criança é movida pelo impulso e o que é mais bonito pode encarecer a conta. O material mais barato não precisa ser chato. Os pais podem propor atividade lúdicas para fazer capas e personalizar os cadernos. Além de interessante é uma oportunidade para uma conversa sobre o consumo consciente porque isso começa na compra do material”, aconselha Mariana.

As famílias também podem procurar livros didáticos em sebos ou entrar em contato com outros pais da mesma escola que podem ter as obras em bom estado para serem reutilizadas. Outra sugestão para quem quer economizar é fazer um levantamento dos preços em várias lojas antes de fechar a compra. 

A dentista Luciana Turco, de 42 anos, fez pesquisa de preço antes de comprar os materiais dos filhos. “Fiz orçamento em duas papelarias. A lista está boa, não exigiu marcas específicas, nem material de limpeza”, disse.
ALTO DO RODRIGUES

Evangélicos realizam culto de louvor Impactando Vidas.

Hoje na praça Joaquim Rodrigues tem o grande Culto de Louvor "Impactando Vidas".
 
 
O evento terá a organização da Igreja de Cristo em Alto do Rodrigues em parceria com a banda Nova Rota.
 
Para o evento estão confirmados a dupla sertaneja Edmilson e Nascimento com a banda Nova Rota, o preletor da noite será o Pastor Axolânge. 
 
-
Neste momento um enorme palco já está armado em praça pública, apartir das 19:30h terá início do grande culto.
 
Com informações do conexaonanet.blogspot.com
ESTADO

ELIAS FERNANDES SERÁ DEMITIDO DO DNOCS.

Suspeito de corrupção, Elias Fernandes será demitido do Dnocs

Deu no Poder Online, escrito por Jorge Félix e Tales Farias:

O PMDB foi comunicado na tarde de hoje que o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras e Secas (Dnocs), Elias Fernandes, será exonerado.

O principal motivo seria suspeita de corrupção no órgão.

A decisão foi tomada pela presidenta Dilma Rousseff hoje, mas será executada pelo ministro da Integração, Fernando Bezerra (PSB).

A demissão de Fernandes vai gerar uma crise com o PMDB, já que o diretor é uma indicação pessoal do líder da bancada do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Revoltados, peemedebistas veem a participação do PSB no processo de fritura de Fernandes.
 
Fonte: blogdonetobarbosa.blogspot.com
ALTO DO RODRIGUES

É hoje, o grande dia, o aniversário de Popoca e Cotinha.

Na verdade o dia não será hoje, mas devido as folgas dos dois coinciderem, a festa de será antecipada e os irmãos de sangue, Cotinha e Popoca, recebráe os amigos para uma grande festa de aniversário. 

Com a ajuda dos amigos, foi arrecadado tanta comida e bebida que, de acordo com amigos, dá pra passar dias e dias comendo e bebendo. 

A festa será realizada na Rua Pedro Justino e começa, segundo os irmãos, depois do meio dia. 

Presença dos amigos, familiares, vereadores, suplentes e do casal Abelardo e Rita. Não podíamos deixar de atender aos irmãos Popoca e Cotinha, faremos postagens do local. 

Não podemos esquecer dos amigos Everson, Jailson e Francinildo (Nildinho) que "arregaçaram as mangas" para fazer uma grande festa. 

Parabéns para os irmãos Popoca e Cotinha.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

ALTO DO RODRIGUES

A festa de 15 anos de Narita Renata em alto estilo.


Com uma missa celebrada pelo pároco Marcelo Coutinho na igreja matriz, contando com a presença dos pais, familiares e amigos, Narita Renata, agradeceu à Deus pelos quinze anos de vida. Em seguida, todos foram para o salão paroquial, onde aconteceu a festa social.

Narita Renata, ladeada pelos pais, Nailson e Rita

A aniversariante do dia com o padre celebrante, Marcelo Coutinho.

O casal Abelardo e Rita, prestigiaram a festa dos 15 anos de Narita.


A festa dos 15 anos de Narita não podia faltar as amigas e amigos.

As amigas, Abelardo e Rita com a aniversariante, Narita Renata. Um momento inesquecível.
MODA

Colorama Carnaval: esmaltes para rodar a baiana

O Carnaval do Brasil é um dos maiores e mais bonitos do mundo. Escolas de samba no Rio e São Paulo, trios elétricos espalhados por Salvador, por Olinda, Recife, blocos de rua de diversas cidade. O Brasil se torna uma festa!

As folionas adoram construir o look Carnaval. Cores vibrantes, roupas frescas, apetrechos coloridos, fantasias, confete e serpentina… Que tal algo a mais para montar o figurino Carnaval?

A Colorama traz uma super coleção de esmaltes que vai enlouquecer as folionas, intitulada “Rode a Baiana”. O kit de esmaltes da Colorama foi inspirado na cultura carnavalesca.

Kit Carnaval da Colorama
O kit Carnaval da Colorama vem com um top coat (“Reflexos azulados”), que promete cobrir outras cores e dar um “up” com brilhos luminosos na cor azul.
Os esmaltes: “Melindrosa” (esmalte rosinha com brilho dourado), “Abre Alas” (efeito especial que reflete as cores azul e verde), “Odalisca” (esmalte flocado coral alaranjado), “Rainha da Bateria” (efeito especial cromado que reflete verde acizentado e azul escuro).

O esmalte que é a grande aposta da Colorama nessa coleção é o “Rainha da Bateria”.

As folionas podem passar uma cor, misturar, usar a “cobertura transformadora” (top coat) com outra cor que já possui. A regra é pintar as unhas e aproveitar o Carnaval! Melhor que isso, só as dicas para ter unhas saudáveis.

O preço sugerido para o Kit Carnaval da Colorama é R$ 19,90. Chega nas lojas em janeiro (2012), edição limitada.

Quero agora saber o que você pensa! O que achou dessa novidade para as unhas? Aprovou a coleção? Traga a sua opinião “expert” para o MD!
GUAMARÉ

Divulgada as atrações do carnaval 2012

BRASIL

ProUni tem recorde de inscritos e resultado está previsto para domingo 

O processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) teve recorde de inscritos nesta edição: 1.208.398 candidatos. As inscrições foram encerradas ontem (19) à noite e a primeira chamada está prevista para ser divulgada em 22 de janeiro. Foram oferecidas 195 mil bolsas, sendo 98 mil integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade.

Com o número recorde de inscritos, que supera o registrado no ano passado, a concorrência ficou em seis candidatos por vaga. As bolsas integrais são destinadas àqueles com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. Já o benefício parcial pode ser pleiteado por quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos.

No total, o sistema recebeu 2.323.546 inscrições – cada estudante pode escolher até dois cursos, indicando sua prioridade. Para participar do ProUni é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou que estudaram em colégio particular com bolsa integral. 
Também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.

São Paulo foi o estado com o maior número de inscritos: 211 mil. Em seguida vêm Minas Gerais, com 151 mil; Bahia, com 92 mil; Rio Grande do Sul, com 82 mil,; e Rio de Janeiro, com 73 mil. 
Os estudantes que forem selecionados para o programa deverão comparecer à instituição de ensino onde conseguiram a bolsa no período de 23 de janeiro a 1° de fevereiro para apresentar a documentação necessária e providenciar a matrícula.

Após esse processo de confirmação, será divulgada a segunda chamada no dia 7 de fevereiro. Ao fim das duas chamadas, o sistema vai gerar uma lista de espera para preencher as bolsas remanescentes. Os interessados em participar dessa lista deverão fazer o pedido no próprio site do ProUni entre 22 e 24 de fevereiro.
BRASIL

Antidepressivos estão entre remédios mais consumidos pela população brasileira entre 2007 e 2010

Apesar de serem de uso controlado, os ansiolíticos, ou antidepressivos, estão entre os medicamentos mais consumidos no país nos últimos anos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esses inibidores do sistema nervoso central têm sido mais utilizados no Brasil do que muitos medicamentos que não exigem receitas médicas.
Responsável por fiscalizar a produção e a comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, a Anvisa divulgou hoje (20) boletim técnico contendo uma série de informações a respeito do consumo de medicamentos controlados.

De acordo com o Boletim do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, desde 2007 os antidepressivos feitos a partir de substâncias como o clonazepam, bromazepam e alprazolam são os mais consumidos entre os 166 princípios ativos listados na Portaria SVS/MS nº 344, que inclui também as substâncias usadas em outros medicamentos de uso controlado, como emagrecedores e anabolizantes.

Recomendados para o tratamento de casos diagnosticados de ansiedade, depressão e bipolaridade, os ansiolíticos estão entre os remédios conhecidos por “tarja preta”, que só poderiam ser comprados em farmácias registradas e autorizadas pela Anvisa a comercializar os medicamentos listados na Portaria 344. Não é difícil, contudo, encontrar na internet quem os ofereça como solução para curar a tristeza – qualquer que seja a causa – e até a insônia.

De acordo com a Anvisa, a venda legal de Rivotril – nome com o qual é comercializado o antidepressivo produzido a partir do clonazepam – saltou de 29,,46 mil caixas em 2007 para 10,59 milhões em 2010. A Anvisa estima que só em 2010 os brasileiros gastaram ao menos R$ 92 milhões com Rivotril.

Entre os ansiolíticos, o segundo mais comercializado, o Lexotan (bromazepan), vendeu, em 2010, 4,4 milhões de unidades. Já o Frontal (alprazolam) registrou 4,3 milhões de unidades.

Os técnicos chamam a atenção para o grande volume de receitas prescritas por dentistas e médicos veterinários, percentualmente maior que a quantidade aviada por médicos.

Forró no Curral

ALTO DO RODRIGUES

Daqui a pouco acompanhe a programação do ex-prefeito Abelardo Rodrigues para esse fim de semana. 

"Tem que tá preparado para acompanhá-lo", garante assessoria.
ALTO DO RODRIGUES

Dôra solicita que o prefeito Eider Medeiros honre compromisso com Castelo Casado.

Dôra pede que o prefeito Eider honre com o empresário Castelo Casado.

A vereadora Dôra (PSD) solicita que o prefeito Eider Medeiros (PMDB) pague a conta ao empresário Castelo Casado Iluminação. A conta é desde 2009 e sem juros custa R$ 20 mil reais. 

O prefeito tinha utilizado toda a estrutura disponível da empresa de iluminação para evento, no ano de 2009. A empresa tem sede em Natal. 

De acordo com amigos da vereadora, o proprietário vai conversar com políticos ligados ao prefeito, até com Henrique e Garibaldi Alves, se for preciso, na intenção que o prefeito honre com o compromisso e pague a dívida, "afinal, dinheiro tem de ruma", disse o amigo da vereadora.
GUAMARÉ

Auricélio pede mais 30 dias de licença da prefeitura.
Requerimento feito pelo prefeito licenciado Auricélio Teixeira.

O prefeito licenciado Auricélio Teixeira (PMDB), protocolou no último dia 17, um requerimento na Casa Legislativo, solicitando mais um pedido de licença médica. Com isso, os vereadores tiveram que realizar mais uma sessão extraordinária para aprovar o pedido de licença de 30 dias. 

Aprovado o pedido, continua no cargo, o presidente da Câmara Municipal Emilson de Borba (Lula) e assume interinamente à Câmara a vice-presidente, vereadora Maria Lisete Negreiros. No pedido, Auricélio Teixeira informa que precisa de mais dias para continuar o tratamento médico. 

O atual prefeito, Emilson de Borba, continua no cargo até o dia 23 de fevereiro, segundo o requerimento feito e entregue por Auricélio e aprovado pela Câmara.

Depois, traremos mais novidades sobre Guamaré. 

ALTO DO RODRIGUES

Conheça um pouco da história de São Sebastião, Padroeiro do distrito Estreito 


Termina nesse fim de semana, os festejos da Padroeiro do distrito de Estreito, São Sebastião. Conheça um pouco da ligação com o santo e a comunidade.

No Sítio Estreito se pratica duas religiões, a Católica e a Evangélica Assembléia de Deus, porém a Religião Católica é a que tem maior influencia sobre a população. 

Antigamente as novenas e as missas eram realizadas na casa dos moradores, hoje a comunidade já tem sua capela que foi construída em 1994 e o seu padroeiro é São Sebastião. 

Naquela época o fazendeiro Francisco Antônio fez uma promessa pelo seu gado que estava morrendo, ele prometeu doar algumas vacas ao Santo e construir uma capela. Nove anos depois da promessa a capela ficou pronta pela comunidade e o grupo de jovens, Seu Francisco até doou alguns materiais, porém faleceu antes da construção.

Todo o ano acontece várias festas religiosas. Começando com a festa do padroeiro, São Sebastião, que ocorre de 09 a 21 de janeiro; novenário do mês de maio, dedicado ao mês de Maria e o Natal. 

Com informações do livro: A Gênese, Evolução e Situação atual das comunidades de base do Alto do Rodrigues: Uma Viagem nasua história, do professor Francisco Janildo Sobrinho.
PENDÊNCIAS

Festa de São Sebastião em Porto do Carão será com Matruz com Leite




Ano de eleição, a prefeitura que tava chorando miséria em estado de calamidade pública, agora anuncia o patrocínio total (pagando pelo segundo ano), todas as despesas da festa de São Sebastião, Padroeiro de Porto do Carão, distrito de Pendências. 

Distante da cidade, cerca de 6 km, a comunidade católica, fiéis e devotos de São Sebastião participará de missa na comunidade nesta sexta-feira, 20.

E no sábado, dia 21, a grande atração será a maior banda de Forró do mundo, Mastruz com Leite e mais as bandas Forró da Tradição e Forró do Mexido completam a festa que contará com estrutura de camarotes, seguranças banheiros químicos.

Parabéns para toda a comunidade católica pela festa do Padroeiro, São Sebastião.

CINEMA

Guerra das Estrelas custaria hoje quase R$ 71 milhões.

A influência de “Star Wars: Uma Nova Esperança” na cultura atual é indiscutível. O longa que iniciou uma das sagas mais famosas do cinema e deu origem a verdadeiros cultos de fãs, porém, não foi uma das produções mais caras de sua época. O longa custou meros US$ 11 milhões (cerca de R$ 19 milhões) em 1977, ano de seu lançamento. 

Em valores corrigidos para os atuais, esse custo seria de cerca de US$ 40 milhões, ou aproximadamente R$ 71 milhões.

É muito dinheiro, mas a quantia parece baixa se comparada com grandes blockbusters recentes. “Avatar”, de James Cameron, custou mais de R$ 500 milhões para ser produzido, enquanto “Capitão América: O Primeiro Vingador”, saiu por R$ 250 milhões.

Os custos baixos, mesmo para a época, podem ser explicados pela divisão de salários da maioria dos envolvidos na produção, que concordaram em receber pouco dinheiro com antecedência em troca de parcelas do faturamento de “Uma Nova Esperança”. 

O compositor John Williams, da icônica trilha sonora, ganhou apenas R$ 180 mil pela composição das faixas, enquanto Obi-Wan Kenobi, interpretado por Alec Guinness, levou R$ 1,7 milhão.

Esses números também fazem pensar no que George Lucas seria capaz de criar com o dinheiro e influência que possui nos dias de hoje. Com efeitos especiais de primeira linha, a primeira aparição de Darth Vader poderia se tornar mais épica do que já é. Ou não, diriam aqueles que odeiam a Nova Trilogia.
ALTO DO RODRIGUES
Por Giovani Filho

CARNAVAL 2012 CHEGANDO!
Começo de ano é sempre assim, com todas as atenções voltadas para o período carnavalesco. E a cada dia a mais que se passam, as outras coisas vão ficando para depois do carnaval. É nesse clima que agente mostra a temperatura dos preparativos da região: 
Pendências por enquanto a novidade maior são os preparativos dos blocos independentes que começam a se fortalecer e de certa forma, resgatar a tradição que a cidade tinha anteriormente. Exemplo são os dois blocos “Os 100 Futuros” e “Os Pit Boy” que já estão com sede própria e com um super paredão “Godizila” contratado para fazer a somzeira da galera nos dias de carnaval em Pendências. A galera Promete. O toque foi de um dos organizadores Sadir.


CARNAUBAIS. MAIS UM CARNAVALEU
Este ano a Prefeitura de Carnaubais promete inovar mudando o local do carnaval para o chamado Rio dos Canos, assim é chamado o local do Rio Piranhas-Açu onde é freqüentado por banhistas do município de Carnaubais e circunvizinhos. 

Uma grande estrutura será montada nas areias do rio, visando proporcionar aos foliões banhistas toda tranqüilidade e segurança pra desfrutar do Carnavaleu 2012, ao som de várias bandas de nome do estado e região. 

O Carnaval de Carnaubais durante o dia no rio, já é tradicional e este ano com as mudanças promete e muito.


ABELARDO
abelardo 06.JPGNeste final de semana o prefeito por quatro mandatos do Alto, Abelardo Rodrigues participa de uma confraternização de aniversário de dois amigos e com certeza juntará, como sempre uma legião de fã. 

Abelardo Rodrigues que atualmente exerce o cargo de Secretário da Assembléia Legislativa vem se dividindo entre o trabalho e atenção aos amigos e correligionários de Alto do Rodrigues. 

A cada estadia na cidade de Alto do Rodrigues se torna motivo de festa, confraternização e de grande receptividade por parte do povo do Alto do Rodrigues. Há um carinho muito grande da população para com o ex-prefeito.


QUEM FOI QUE DISSE QUE OBRA DE SANEAMENTO NÃO APARECE
Em Alto do Rodrigues tudo aparece e muito. Até o que esta ficando debaixo do chão. 
Se os canos não estão à vista, o prefeito manda colocar uma enorme placa, no canteiro central da mais movimentada avenida de Alto do Rodrigues e como se não bastasse com  enormes refletores direcionados para a mesma, totalmente descaracterizada das oficiais que são obrigatórias por lei. Um gasto desnecessário que tem apenas o objetivo de se autopromover. Mas fazer o que cidadão?

O BRADO RETUMBANTE
É a ficção mandando um recado para a realidade atual do nosso país. Nunca diga que não gosta de política, você tem que participar e fazer a sua parte contra os que estão fazendo mal ao nosso país, ao nosso estado e ao nosso município. Não espere que outras pessoas façam por você. Você pode fazer uma pequena parcela que se junta a de outros e aí as coisas mudam. 
Mas faça a sua parte, não seja omisso, e lute sempre por dignidade, honestidade, pela verdade, e pelo respeito ao próximo.
ALTO DO RODRIGUES

Aulões GRATUITOS para vestibular da UERN


Os interessados devem procurar o professor Justiniano, através dos telefones: (84) 9957 7247

Pe. Fábio de Melo - Deus é Capaz - Show, Vida - 20.09.08

MUNDO

SOPA / PIPA: Os protestos funcionaram?

Sites que organizaram ações contrárias aos atos legislativos divulgam números resultantes de seus protestos

Ontem, 19 de janeiro, diversos sites paralisaram suas operações como uma forma de protesto aos projetos de Lei dos Estados Unidos - SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect IP Act). Mais além, grandes sites que não fecharam seus acessos divulgaram mensagens e petições contrárias às leis.

Hoje, 20 de janeiro, os sites em questão já normalizaram suas atividades, e divulgaram os números resultantes de seus protestos: de acordo com a Wikipedia, mais de 162 milhões de pessoas viram a mensagem publicada em sua página oficial, enquanto 4,5 milhões de pessoas assinaram diversas petições online contra os atos legislativos. Mais além, 18 senadores retiraram o apoio previamente conferido ao PIPA e ao SOPA.

Enquanto a associação comercial dos estúdios de cinema - MPAA - disse que os protestos estariam transformando internautas em "peões corporativos", o jornal New York Times chamou a onda de protestos de "revolução política da indústria digital".

As empresas dependentes do tráfego de informações da internet para sobreviver, como Google, Facebook e Wikipedia, argumentam que os projetos aumentam o poder de censura do governo, além de estendê-lo às empresas privadas, o que, segundo eles, minaria a liberdade de expressão e o conceito de neutralidade da rede.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ESPORTES

Federação Potiguar premia clubes com carros 0 km

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol - FNF será a única entidade do Nordeste a premiar com três carros 0 km os clubes que disputam a competição. O campeão e o vice receberão um veículo. Um terceiro clube será sorteado entre os participantes e também receberá o mesmo prêmio.

Este tipo de premiação, jamais vista no futebol do Rio Grande do Norte, só foi possível devido planejamento antecipado e um projeto de marketing bem elaborado pela empresa de 10 Sports e a FNF que cumpriram metas planejadas a quatro meses antes do inicio do certame. 

Os patrocínios obtidos reduziram consideravelmente os custos para os clubes, principalmente para os do interior do Estado.

“Essa premiação incentiva a todos. Torcida, imprensa, dirigentes e anunciantes, além de dá credibilidade e visibilidade à competição. Nos sentimos orgulhosos de sermos a única federação do Nordeste com esse tipo de projeto que tem o objetivo principal de emular todos envolvidos com o evento”, disse o presidente da FNF, José Vanildo. 

Outros anunciantes deverão ser divulgados nos próximos dias, vindo a formar uma seleção de parceiros como a Umbro que fornece as bolas do campeonato e os uniformes da arbitragem, o Banco BMG, Óticas Diniz, Governo do Estado, Prefeitura de Natal, Aguardente Pitú, Lupo Sport e a Telepesquisa .

“Já estamos nos preparando para realizar pela primeira vez a festa de entrega dos troféus e prêmios dos melhores do campeonato que, com planejamento, vamos poder fazê-lo aqui. Também elaboramos uma campanha de valorização do futebol potiguar e estamos buscando parceiros para viabilizá-la”, destacou José Vanildo.


FNF
REGIONAL

Rosalba quer abastecimento de água permanente para Guamaré e Macau.

Rosalba Ciarlini expressou preocupação com o abastecimento de alguns municípios, entre eles Macau e Guamaré, além de distritos como Diogo Lopes e Baixa do Meio, que enfrentam problemas de falta de água. 

Ela determinou que a Caern execute um projeto de implantação de uma adutora que regularize definitivamente o abastecimento na região. 

Outros pequenos sistemas adutores também deverão ser construídos nos próximos anos para melhorar a oferta de água em outras regiões do Estado.
BRASIL

Projeto criminaliza quem dirigir sob influência de qualquer teor de álcool

A Câmara analisa projeto que torna crime dirigir sob a influência de qualquer concentração de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência. Atualmente, o condutor deve apresentar pelo menos 6 decigramas de álcool por litro de sangue para que fique configurada a infração.

De acordo com a proposta (PL 2788/11, do Senado), a infração também poderá ser caracterizada por meio de outros tipos de prova, além do conhecido teste do bafômetro. Poderão ser utilizados exames clínicos, perícia, provas testemunhais, imagens, vídeos ou quaisquer outras provas admitidas em direito.

“É essencial que a obtenção das provas para a configuração do crime de direção sob a influência de álcool ou outras drogas volte a ser obtida não só por meio do teste do bafômetro ou de sangue, mas, em caso de recusa ao teste, também por todas as demais provas lícitas admitidas em direito”, defende o autor da proposta, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Penas
O projeto sujeita o infrator à pena de detenção de 6 meses a 3 anos, além de multa e da suspensão ou proibição do direito de dirigir. O texto prevê ainda agravantes para os casos de lesão corporal (detenção de 1 a 4 anos), lesão corporal grave (reclusão de 3 a 8 anos), lesão corporal gravíssima (reclusão de 6 a 12 anos) e para o caso de morte (reclusão de 8 a 16 anos).

Ocorrerá ainda aumento da pena, de 1/3 a metade, se a condução se der:
- sem permissão para dirigir ou carteira de habilitação ou, ainda, se suspenso ou cassado o direito de dirigir;
- com permissão para dirigir ou carteira de habilitação de categoria diferente da do veículo que esteja conduzindo;
- nas proximidades de escolas, hospitais, estações de embarque e desembarque de passageiros ou em locais de grande movimentação ou concentração de pessoas;
- transportando menor, idoso, gestante ou pessoa que tenha seu discernimento reduzido;
- no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros ou cargas;
- em veículos que exijam carteira de habilitação nas categorias C, D ou E;
- em rodovias;
- gerando perigo de dano.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, seguirá para análise pelo Plenário.
BRASIL
Orçamento da Secretaria de Políticas para Mulheres diminui em 2012
Apesar da luta pela igualdade entre gêneros ter sido uma das principais bandeiras de campanha de Dilma Roussef, o tema não foi prioridade no primeiro orçamento enviado pela presidente ao Congresso Nacional. 

No Projeto de Lei Orçamentária de 2012, que espera apenas a assinatura de Dilma, o montante reservado para a Secretaria de Política para Mulheres (SPM) é de R$ 107,2 milhões.

O valor era de R$ 74,9 quando chegou na Câmara dos Deputados, mas graças às emendas parlamentares pulou para o patamar atual. Mesmo assim, o montante total é inferior ao destinado para a Pasta em 2011, R$ 114,4 milhões. 

A diminuição de 6,3% é a primeira desde, pelo menos, 2008. Da dotação autorizada de R$ 109 milhões para a SPM no ano passado, apenas R$ 47,4 milhões foram desembolsados.
IPANGUAÇU

Prevenção: prefeitura oferece novas opções de exames à população

A prevenção é o melhor remédio. Por isso, a prefeitura de Ipanguaçu, através da secretaria de Saúde do município, vem disponibilizando exames preventivos à população. Nesta quarta-feira (18), uma equipe médica esteve no Centro de Saúde Tibúrcio Freire da Silveira, no centro da cidade, realizando exames de endoscopia digestiva, eletroencefalograma e consulta em cirurgia geral.

Segundo a secretária de Saúde, Sumaira Fonseca, a prefeitura já disponibilizava estes exames à população, mas em outra cidade. “Esta foi a primeira vez que eles puderam ser realizados em Ipanguaçu. Por determinação do prefeito Leonardo Oliveira, os exames passaram a ser oferecidos no Centro de Saúde, bem mais conveniente para os pacientes. Nestes últimos anos a prefeitura tem investindo muito na saúde, tanto na zona rural como na zona urbana da cidade”, destaca Sumaira.

As campanhas de saúde têm ocorrido com frequência em Ipanguaçu. Nos últimos meses, foram realizadas campanhas de prevenção ao câncer de mama, hipertensão e problemas cardíacos, por exemplo. Equipes de médicas são mobilizadas para atender a população, realizando exames e consultas. Ao serem detectados casos de doenças, os pacientes recebem acompanhamento e tratamento completos.

“Nós investimos em saúde mais do que o recomendado pelo governo federal, pois sabemos do impacto que ações desse tipo têm na qualidade de vida da nossa população. Temos construído novos postos de saúde, reativado alguns que estavam parados há anos e o povo de Ipanguaçu conta com atendimento 24 horas no Centro de Saúde, que está sendo ampliado”, informa o prefeito Leonardo Oliveira.

Para Renato da Silva Lopes, 30 anos, morador do conjunto habitacional Presidente Lula, os exames preventivos são importantes para o diagnóstico inicial de qualquer doença. “É importante prevenir, com saúde não se brinca. E aqui em Ipanguaçu, a qualquer hora do dia ou da noite a gente pode vir ao posto que é atendido. Isso é muito importante”, disse.

Além de Renato, mais de 100 pessoas foram atendidas pela equipe médica. Segundo a secretaria de Saúde, os atendimentos devem suprir as necessidades hoje existentes no município.

Fonte: Assessoria
ALTO DO RODRIGUES

Irmãos antecipam aniversário para festejar  com os amigos.

Será no próximo sábado (21), a festa antecipada dos irmãos, Wellington e Edvan Martins Varela. Já que no dia do aniversários dos dois, estarão trabalhando, juntamente com os amigos, resolveram antecipar a festança para o próximo sábado. A festa será realizada na Rua João Justino, na casa do amigo Francinildo e contará com presença dos demais amigos de trabalho, como Jailson, Everson e tantos outros, além dos familiares. 

Mas, afinal, quem é Wellington, Edvan e Francinildo. Assim, por nome é mais complicado, mas se a gente explicar que Wellington é Popoca, Edvan é Cotinha e Francinildo é Nilsinho, aí todo mundo sabe quem é, pelo menos que mora no município, sabe disso.

Pe. Fábio de Melo - Deus é Capaz - Show, Vida - 20.09.08

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

MUNDO

ONU lança o Ano Internacional da Energia Sustentável

Garantir acesso a serviços de energia moderna, dobrar taxa de implementação da eficiência energética e dobrar a proporção de energia renovável são os objetivos do órgão

São Paulo - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou que 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. A iniciativa foi divulgada durante a última segunda-feira, na Cúpula Energia Mundial do Futuro, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

Com o incentivo a fontes renováveis, a cúpula espera alcançar suas metas até 2030. São basicamente três objetivos: garantir acesso universal a serviços de energia moderna, dobrar a taxa de implementação da eficiência energética e dobrar a proporção de energia renovável na matriz energética global.

O evento solicitou o apoio de governos, setor privado e sociedade civil, que devem aprovar leis que incentivem e contribuam para o desenvolvimento de energias renováveis.

"Não é nem justo, nem sustentável que uma em cada cinco pessoas ainda não tenha acesso à eletricidade moderna", disse o secretário-geral aos participantes da conferência. "Não é aceitável que três bilhões de pessoas ainda precisem de madeira, carvão, carvão vegetal ou dejetos de animais para cozimento e aquecimento", completou.

Para ele, uma das maneiras de combater a pobreza é garantindo o acesso à eletricidade. Mas, não será fácil atingir a meta de duplicar o peso das energias renováveis no consumo mundial de energia antes de 2030. Embora o desafio seja grande, os participantes da Cúpula acreditam ser possível alcançá-la.

De acordo com o comissário europeu de Desenvolvimento, Andris Piebalgs, a mudança deve custar 50 bilhões de euros, o que para a diretora geral da União Internacional para a Conservação da Natureza, Julia Marton-Lefèvre, é pouco se comparado ao preço de importar combustíveis fósseis.

O secretário-geral falou sobre os diversos benefícios dos objetivos fixados para 2030. Para ele é uma forma de "reduzir a pobreza, oferecer oportunidades a todos, dinamizar a economia e lutar contra a mudança climática", resume.

A Cúpula Energia Mundial do Futuro é um congresso que ocorre anualmente. Realizado pela empresa Masdar, dos Emirados Árabes, que se dedica à pesquisa e à promoção de energias renováveis. Neste ano, é esperado cerca de 26 mil visitantes e 600 empresas de todo o mundo.