Memorial às vítimas de Covid

sábado, 7 de janeiro de 2012

SÃO PAULO

'Megagrávida' de Taubaté (SP) leva 4 Marias na barriga

A pedagoga Maria Verônica Aparecida Vieira, 25, de Taubaté (SP), está esperando quatro Marias para as próximas semanas, mas só descobriu que a gravidez era de quádruplos um mês atrás. 

O primeiro ultrassom mostrou apenas dois bebês. Em outubro, "apareceu" mais um. Pelo tamanho da barriga, porém, a família já desconfiava que vinha mais criança por aí. 

Na 34ª semana de gestação (a gravidez dura cerca de 40 semanas), a pedagoga precisa encomendar suas roupas, dorme "quase sentada" e tem dificuldade para andar. 

E afirma que fica o tempo todo descalça porque, com os pés inchados, eles "não entram nem Havaianas". Até o momento, Maria Verônica diz ter engordado "apenas" 30 quilos. 


SORTE
Dona de uma escola infantil, ela e o metalúrgico Kleber Eduardo Vieira, 37, são pais de um menino de quatro anos, Kauê, e vivem um caso raro. 

A probabilidade de uma mulher ficar grávida de quadrigêmeos univitelinos, sem tratamento, como neste caso, é de 1 para 658,5 mil, segundo o obstetra Helvio Bortolozzi Soares, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. 

De acordo com ele, a gestação é de alto risco porque pode provocar trombose e pré-eclâmpsia (aumento súbito na pressão arterial). 

Em gestações múltiplas, diz o obstetra, o mais comum é que os bebês nasçam com baixo peso e prematuros, até a 33ª semana de gestação. 

"Ela tem sorte, ultrapassou o limite de prematuridade", afirma Soares. "Se ela fizer um bom pré-natal, há chance de os quatro bebês nascerem saudáveis, mesmo com o peso menor que o normal." 

CORES
A pedagoga diz que, durante as consultas semanais, não foi detectado nenhum problema com as filhas. 

A cesárea deve ser feita por volta do dia 20. Até lá, ela conta com a ajuda financeira de conhecidos para fazer as compras necessárias. 

Quando as Marias nascerem (Klara, Eduarda, Fernanda e Vitória), o casal pretende vestir cada uma com uma cor diferente para identificá-las. 

Fonte: folha.com

ESTADO 

Ordenha sem higiene pode contaminar leite
 
Criadores de caprinos e ovinos precisam adotar nova postura quanto ao manejo na ordenha do rebanho leiteiro. A advertência é do zootecnista e consultor credenciado do Sebrae no Rio Grande do Norte, Felipe Barreto. Ele alerta para os riscos de uma ordenha em desacordo com as normas de higiene, uma das maiores causas de contaminação do leite.

A execução de uma ordenha inadequada pode causar danos como o comprometimento da qualidade do leite, o rendimento dos produtos derivados, além de perdas financeiras aos produtores durante o processo de beneficiamento e, principalmente, sérios riscos à saúde do consumidor.

“Não sabemos ainda se é por uma questão cultural ou por falta de orientação, mas muitos trabalhadores não se preocupam e não utilizam normas de higiene recomendadas para a ordenha, seja ela mecânica ou manual. Isso precisa ser modificado. A ordenha higiênica é a garantia de um leite de qualidade e com o mínimo de riscos de contaminação”, ensina Barreto.

O produtor rural Francisco de Assis Dias realiza ordenha em vacas há mais de 20 anos. “Aprendi o trabalho com meu pai e não imaginava que coisas tão simples podiam fazer a diferença na qualidade do leite que sai da nossa fazenda. A partir de agora, vamos mudar um pouco. Nunca é tarde para se aprender”, promete.
 
E por falar em leite,  como está a usina de Beneficiamento de Leite de Alto do Rodrigues? A última notícia que tivemos é que o município perdeu o convênio com governo federal e, se não apresentar um projeto de execução, terá que devolver mais de um milhão de reais. 
 
Desde que assumiu e soube que não ficará no controle da usina, o gestor atual abandonou a obra, entre outros está praticando um crime grave, usa o carro-baú da usina para transportar cadeiras, cimento. O carro comprado pelo governo federal seria para transportar o leite já pronto e entregar  nos pontos de venda.
BRASIL

10 Dicas para um consumidor consciente

Planejar, comprar, consumir, se desfazer do que já não tem utilidade. É um ciclo que não tem fim. Mas esse é o certo a se fazer? Temos que pensar no futuro, no meio ambiente e tentar nos tornar consumidores conscientes. E isso não significa apenas deixar de comprar.

Segundo o coordenador de conteúdo do Instituto Akatu (instituição criada com o propósito de mobilizar as pessoas e incentivá-las a praticar esse tipo de consumo voltado para a sustentabilidade da vida na Terra), Estanislau Maria, ser um consumidor consciente “é consumir diferente, tendo no consumo um instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo".  

Isso também significa consumir solidariamente, buscando os impactos positivos daquele consumo para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente, lembra ele. É também consumir sustentavelmente, deixando um mundo melhor para as próximas gerações. Ou seja, adquirir com pensamento coletivo, levando em conta o hoje e o amanhã.

Para nos ajudar nessa mudança de postura e de hábitos, seguem 10 dicas preparadas pelo Instituto Akatu:

1- Planeje suas compras A impulsividade é inimiga do consumo consciente. Para não ser impulsivo, faça um planejamento antecipado e assim compre menos, melhor e ainda economize.
2- Avalie os impactos do seu consumo  “Leve em consideração sua saúde, bolso, qualidade de vida, o meio ambiente e a sociedade em suas escolhas", diz Estanislau Maria.
3- Reflita sobre os seus valores Avalie constantemente os princípios que guiam as suas escolhas e os seus hábitos de consumo.
4- Consuma apenas o necessário Reflita sobre suas reais necessidades, procure viver com menos. É possível manter sua qualidade de vida evitando o desperdício.
5- Reutilize produtos e embalagens Não compre outra vez aquilo que você pode consertar, transformar e/ou reutilizar. É mais barato para você e muito mais barato para o planeta.
6- Separe seu lixo Ao reciclar o lixo, contribuímos para a economia de recursos naturais, a redução da degradação ambiental e a geração de empregos. Com isso, você diminui o lixo que vai para os aterros e evita que a prefeitura cobre mais impostos ou taxas para manter os depósitos.
7- Conheça e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas Em suas escolhas de consumo, não considere apenas o preço e a qualidade do produto. Valorize as empresas que exercem sua responsabilidade com os funcionários, a sociedade e o meio ambiente.
8- Contribua para a melhoria de produtos e serviços  Adote uma postura ativa! Encaminhe às empresas sugestões e críticas sobre seus produtos e serviços. A inovação de produtos e gestão pode gerar bens mais sustentáveis e cada vez mais baratos.
9- Cobre os políticos Exija de candidatos, governantes e partidos propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática do consumo consciente.
10- Divulgue o consumo consciente Seja um militante da causa: sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar familiares, amigos e pessoas mais próximas. "Quanto mais consumidores atentos, mais as empresas serão cuidadosas e todos ganham", finaliza Estanislau Maria.
BRASIL 

Sisu já recebeu quase 800 mil inscrições
 
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu até o meio-dia de hoje (7) 798 mil inscrições de estudantes de todo o país. Eles vão concorrer às 108.552 vagas de 3.327 cursos, oferecidas por 95 instituições públicas de ensino superior. As inscrições, abertas à meia-noite de ontem (6), vão até a meia-noite da próxima quinta-feira (12).
 
O primeiro balanço divulgado pelo Ministério da Educação informa que não foi registrado qualquer problema de funcionamento do sistema, ao contrário de dificuldades operacionais verificadas em anos anteriores.

Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. 

Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.

A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas entre os dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.
BRASIL

Concurso na internet vai eleger o político mais impune no Brasil
No final de 2011, para lidar de maneira divertida com a impunidade no cenário político brasileiro, o Movimento 31 de Julho, que já levou milhares de cariocas às ruas em protestos contra a corrupção, lançou o concurso “Algemas de Ouro 2011”. 

Segundo a organização, “como os malfeitos do poder continuam acontecendo e os corruptos não são presos nem devolvem o dinheiro acumulado com fraudes, desvios e consultorias heterodoxas, este prêmio é mais uma homenagem aos campeões da impunidade no Brasil”. 

A integrante do Movimento, Ana Luiza Archer, afirma que a ideia surgiu por causa do frisson que se instala no final do ano e que deixa questões importantes esquecidas. “O concurso lembra os fatos políticos que mais marcaram o ano passado. Na base do deboche e com o espírito de brincadeira, nós não queremos deixar passar nenhum ato da política de 2011”, afirma. 

Por enquanto, quem lidera a competição que acontece na página do concurso no Facebook é o presidente do Senado Federal, José Sarney. Ao todo são nove candidatos, entre eles seis ministros que deixaram o governo da presidente Dilma Rousseff sob suspeitas de irregularidades.

Dividem a “eleição” com Sarney, Antonio Palocci, Alfredo Nascimento, Wagner Rossi, Pedro Novais, Orlando Silva e Carlos Lupi. Completam a lista a deputada federal Jaqueline Roriz (absolvida pela Câmara, depois de flagrada em vídeo recebendo dinheiro) e José Dirceu (ex-ministro e réu no processo do mensalão).

Para Ana Luiza, além de deixar o assunto em evidência, o concurso tem intuito de gerar reflexão e consciência sobre o tema na população. “Nós sabemos que corrupção não é uma característica só do cenário brasileiro, mas a impunidade, infelizmente, é marca registrada do nosso País”.

A premiação será entregue no dia 19 de janeiro, em meio ao baile de carnaval com o sugestivo nome de Pega Ladrão. A trilha sonora foi escolhida a dedo: marchinhas e sambas inspirados na corrupção e na impunidade da política brasileira, como “Se gritar pega ladão!”, de Bezerra da Silva; ‘Lama’, de Mauro Duarte; ‘Homenagem ao malandro’, de Chico Buarque; e ‘Onde está a honestidade?’, de Noel Rosa, entre outras.

Na oportunidade também serão entregues os “prêmios” Algemas de Prata e de Bronze, ao segundo e terceiro colocados na eleição. Cerca de seis mil pessoas já participaram. A votação deve acontecer até o próximo dia 15 e cada usuário pode votar apenas uma vez.
BRASIL

Governo quer internet no celular por R$ 30 por mês 

O governo quer lançar este ano um pacote popular de celular e internet para consumidores de baixa renda. A ideia é que as operadoras vendam planos de serviços no valor máximo de R$ 30 por mês, que darão direito a fazer uma quantidade razoável de ligações pelo telefone móvel para qualquer operadora e usar a banda larga pelo aparelho.

"A ideia é que as pessoas possam ligar para outras operadoras, pois franquia para números da própria empresa elas já dão", disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Para contratar o pacote, o usuário precisa receber algum benefício social do governo, ou seja, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A proposta está sendo desenvolvida pelo Ministério junto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As operadoras já foram sondadas. "Vamos definir no governo a proposta e chamar as empresas para negociar os parâmetros mínimos que aceitaremos", afirmou Bernardo.

A iniciativa do governo, segundo o ministro, busca promover a universalização do serviço para os consumidores que estão de fora da inclusão digital, por não terem condições de pagar nem mesmo o valor de R$ 35 por mês para o pacote de internet de um mega de velocidade comercializado no âmbito no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

"Estamos estudando como a gente pode fazer para ter um pacote de serviços tanto de telefone quanto de internet por um preço mais reduzido, de maneira que todo mundo possa usar o serviço", ressaltou Bernardo. 
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
ESTADO

RN tem 427 milionários, diz revista Exame

A revista Exame divulgou esta semana um mapa interativo que revela a quantidade de milionários no Brasil por estados. O Rio Grande do Norte é o 19º, entre as 27 unidades da federação, com 427 pessoas com patrimônio a partir dos sete dígitos.

 Veja "O mapa da riqueza no Brasil".

Em outra variável, entretanto, o Rio Grande do Norte aparece em terceiro lugar entre os estados nos quais mais houve crescimento de milionários entre 2003 e 2010. O aumento foi de 55%, atrás de Santa Catarina, que cresceu 76%, e Espírito Santo (61%).

Outro parâmetro avaliado pela revista foram as fortunas estimadas em pelo menos R$ 50 milhões. Segundo a Exame, não há donatários desse porte no Rio Grande do Norte. No Nordeste, PE e CE apresentam esses tipos de milionários.

O Nordeste tem 8.022 milionários, 12,6% do total do primeiro estado, São Paulo, que tem 63.398 milionários. A Exame não divulgou a metodologia do levantamento.

Fonte: nominuto.com
ALTO DO RODRIGUES

Eider Medeiros aposta que o dinheiro vai acabar sua rejeição

 
O eleitor popularmante conhecido por "DEÓ " residente no sitio Gajé do municipio de Alto do Rodrigues, sendo um aliado fanatizado do prefeito Eider Medeiros, melhor dizendo adepto do governismo, seja lá quem for o governante, era também neste estilo que defendia Abelardo quando era poder.
Deó revelou que o prefeito com a dinheirama que tem em mãos, aposta na reversão do quadro politico, eliminando sua alta rejeição. 
 
Tudo é possivel acontecer, todavia o povo sabe que essa montanha financeira, estando disponivel nas maõs de quem tem costume de realizar, torna-se mais produtivo.
 
 Neste comparativo, o povão tem mais credibilidade no gestor anterior, como o dinheiro é publico, pertence ao povo, cada eleitor tem a liberdade de escolher seu administrador.
 
 A realidade do momento apresenta Eider em desvantagem pra Abelardo, mas ainda se tem uma longa estrada pra se andar, cabe ao povo altorodriguense fazer a separação do joio do trigo, elegendo quem melhor possa servir a sua população.
 
Existe um adágio popular que escabreia qualquer pessoa experiente: "Dá o mel pra depois comer o fel", aí é que mora o perigo, obras feitas na cantada do galo, pode ser um engodo pra continuar engando... Pense nisso!
 
Fonte: www.aluiziodecarnaubais.blogspot.com
Daqui a pouco: 
Eider Medeiros aposta que o dinheiro vai acabar sua rejeição
PENDÊNCIAS

Vereadores emitem nota de esclarecimento sobre o decreto do prefeito Ivan Padilha, veja  na íntegra

OS VEREADORES ABAIXO RELACIONADOS VÊM, ATRAVÉS DESTA, ESCLARECER OS FATOS QUE VEM OCORRENDO NA CIDADE DE PENDÊNCIAS, NESSES ÚLTIMOS DIAS. O PREFEITO, SR. IVAN DE SOUZA PADILHA, FUGINDO DAS SUAS RESPONSABILIDADES, SUSPENDEU TODOS OS SERVIÇOS PÚBLICOS DA CIDADE: LIMPEZA URBANA, SAÚDE, TRANSPORTES, ETC, ALEGANDO O PREFEITO, QUE A CULPA É DOS VEREADORES. ISSO NÃO CORRESPONDE A VERDADE. 

A PREFEITURA DESDE O DIA 1º DIA DE JANEIRO DE 2012 VEM RECEBENDO MAIS DE CEM MIL REAIS POR DIA, E AÍ SE FAZ NECESSÁRIO QUE A POPULAÇÃO PERGUNTE AO PREFEITO O PORQUÊ DELE SUSPENDER TODOS OS SERVIÇOS NECESSÁRIOS PARA O BOM ANDAMENTO DO MUNICIPIO, SE O DINHEIRO ESTÁ ENTRANDO DIARIAMENTE NAS CONTAS DA PREFEITURA? SÓ PARA SE TER UMA IDÉIA A ADMINISTRAÇÃO DO SR. IVAN PADILHA JÁ RECEBEU, NOS 03 ANOS DA SUA GESTÃO, MAIS DE 100 MILHÕES DE REAIS, REPETINDO: MAIS D 100 MILHOÕES DE REAIS, SENDO QUE NO ANO DE 2011 RECEBEU MAIS DE 40 MILHÕES, OLHANDO PARA A NOSSA CIDADE, ONDE ESTÁ ESSE DINHEIRO? ONDE PODEMOS AFIRMAR QUE ESSES VALORES FORAM INVESTIDOS?

O FATO É QUE, NÃO HÁ NADA NA NOSSA CIDADE QUE JUSTIFIQUE A APLICAÇÃO DE TANTO DINHEIRO E CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTOS. NO MAIS, É INTRIGA DE QUEM QUER TRANSFERIR AS SUAS RESPONSABILIDADES E JOGAR A CULPA EM QUEM NÃO TEM: NÓS VEREADORES.

QUANTO A QUESTÃO DO ORÇAMENTO, O PREFEITO ENVIOU UMA LEI PARA O ANO DE 2012 FORA DA RALIDADE ECONOMICA DO MUNICIPIO, PASSANDO O ORÇAMENTO DE 2011, QUE FOI DE 38 MILHÕES E 600 MIL REAIS PARA O ABSURDO DE 75 MILHÕES, SEM JUSTIFICAR DE ONDE VIRÁ TANTOS MILHÕES... 

COM ESSA FALTA DE SERIEDADE DO PREFEITO, A CÂMARA DE FORMA RESPONSÁVEL E AGINDO DENTRO DA LEGALIDADE REJEITOU ESSE ORÇAMENTO FORA DA REALIDADE E AUTORIZOU O PODER EXECUTIVO, O PREFEITO, A USAR OS MESMOS 38 MILHÕES E 600 MIL REAIS QUE CONSTAVAM EM 2011.

COM ESTAS VERDADES, FICA ESTA CASA QUE LUTA PELO QUE É CERTO E VERDADEIRO, À DISPOSIÇÃO PARA, CASO O PREFEITO NECESSITE DE ALGUM CREDITO ADICIONAL, DENTRO DA LEI, OS VEREADORES ESTARÃO PRONTOS A APORVAR, COMO ESTAMOS APROVANDO TANTAS LEIS QUE VEM DO PREFEITO E SÃO A FAVOR DO POVO, POR EXEMEPLO TODOS NÓS APROVAMOS O AUMENTO SALARIAL DO CONSELHO TUTELAR DA CRINÇA E DO ADOLESCENTE,, O QUE MOSTRA NOSSA SERIEDADE PARA COM O POVO DE PENDÊNCIAS. 

FINALMENTE, AFIRMAMOS QUE ESTAMOS COMPROMISSADOS COM O POVO E COM A LEGALIDADE E REPETIMOS QUE NÃO PODEMOS COLABORAR COM AS IRRESPONSABILIDADES DO PREFEITO QUE QUER TRANSFERIR A SUA CULPA DE MAL ADMINISTRAR NOSSA CIDADE EM QUEM NÃO TEM CULPA: OS VEREADORES.

APROVEITAMOS E DESEJAMOS A TODOS UM EXCELENTE ANO DE SAÚDE, PAZ E REALIZAÇÕES.

OS VEREADORES: CARLOS MONTENEGRO, FRANKLIN DE LIMA TEIXEIRA, ISAC CARLOS DOS SANTOS, JANUNCIO DE FREITAS SOBRINHO, JOÃO RODRIGUES (JOÃO DO LEITE) e TÁCIA CASTRO
BRASIL

Micro e pequenas devem ganhar com aumento do salário

O aumento de 14% do salário mínimo deve injetar R$ 47 bilhões na economia brasileira, segundo projeção feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Os micro e pequenos negócios devem ser diretamente beneficiados com o aumento do dinheiro em circulação. 
 
Segundo o Dieese, 48 milhões de pessoas têm sua renda vinculada ao valor do salário mínimo e, portanto, serão diretamente favorecidas com o reajuste que elevou de R$ 545, válido até dezembro, para R$ 622, valor que entrou em vigor neste ano. Os R$ 77 a mais que os trabalhadores e aposentados vão receber a partir deste mês devem ir direto para o consumo. 

A expectativa é que este dinheiro seja gasto principalmente em comércios próximos à área de moradia das pessoas que recebem o mínimo, o que eleva a possibilidade de que as compras sejam feitas em micro e pequenos negócios. 

“A propensão destes R$ 47 bilhões irem para o consumo é de quase 100%. Para quem ganha um, dois ou três salários mínimos, há muito pouco espaço para investimentos. Essas pessoas vão comprar perto de suas casas, para não terem de gastar com transportes”, analisa o economista do Dieese Ilmar Ferreira. 

Para o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, os pequenos empresários devem buscar capacitação para aproveitar esse bom momento da economia brasileira. “O aumento da renda é um incentivo natural aos negócios, mas faz crescer também a concorrência. Então aqueles empreendedores que buscam a inovação e uma gestão mais profissionalizada ampliam suas oportunidades”, afirma. 

A expectativa é que a maior parte dos gastos se destine à alimentação, que consome cerca de 40% da renda de quem ganha em torno de um salário mínimo, segundo Ilmar. O empresário Martinho José Pimenta, dono de um mercado de pequeno porte em Ceilândia, cidade do Distrito Federal, espera um movimento maior em suas vendas. 

“Prevejo aumento das vendas porque vai ter mais dinheiro na praça. Aqui perto há muita gente com salário atrelado ao mínimo e, com certeza, essas pessoas vão consumir mais alimentos”, afirma Martinho. 

Segundo ele, reajustes no salário abrem espaços para as pessoas consumirem bens que não são considerados básicos, como iogurte ou refrigerante.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ESTADO

Assembleia de Deus do RN abre processo sucessório do pastor Santana

A Assembléia de Deus do Rio Grande do Norte designou uma Comissão para coordenar o processo que elegerá o sucessor do Pastor Raimundo João de Santana, 87 anos, como seu presidente.

Hoje de manhã, houve uma Assembleia Ministerial Extraordinária, na qual foi aprovado o pedido de jubilação formulado pelo pastor Santana, após 13 anos no comando da Igreja.

De acordo com o artigo 25, Inciso I do estatuto da Igreja, o pastor Santana teria a prerrogativa de indicar um nome para sucedê-lo, cabendo à Assembleia ratificá-lo.

Contudo, como o presidente jubilado abriu mão dessa prerrogativa, ou seja, preferiu não fazer a indicação, competirá à Comissão Eleitoral, abrir um prazo para o registro de candidaturas.

 BRASIL 

Morador cria jornal em comunidade carioca pacificada


Após a ocupação do Complexo do Alemão - conjunto de 13 favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro - vários negócios que se mantinham na informalidade passaram a crescer e a ganhar espaço dentro da comunidade. 

O dono de jornal informativo de bairro André Luis Ramos é um dos novos empreendedores individuais que apostaram no crescimento. Com apoio do Sebrae no Rio de Janeiro, ele formalizou sua atividade e sonha com novas conquistas.

O Plantador Fiel, informativo de André Luís Ramos, de 24 anos, começou a circular gratuitamente no Complexo do Alemão após a pacificação, com tiragem entre 5 mil e 8 mil exemplares. O jovem é hoje empresário ocupado e acumula diversas funções na edição do jornal de 12 páginas, como coordenação e venda de anúncios. 

André tem uma história como a de muitos outros em situação de risco social. Ex-morador de rua, ex-empregado do tráfico e ex-presidiário, apostou na qualificação e conseguiu melhorar sua condição de vida.

“É fácil se envolver com o crime. A sorte é que não fui preso, senão, acho que já estaria morto”, relata. André foi parar no Instituto Padre Severino, centro de reclusão para menores infratores, onde ficou dos 15 aos 17 anos. 

Lá aprendeu a dominar programas de edição de imagem e diagramação. Pela primeira vez, vislumbrou um futuro promissor. Mas a ideia só começou a se concretizar com a pacificação do complexo.

A atuação formal permitiu uma parceria com uma gráfica que, em troca de anúncios, cedeu o escritório onde André montou o local de trabalho. Os empresários planejam somar esforços para incrementar os negócios. “Só com esse novo mercado o faturamento aumentou cerca de 20%”, avalia Anderson Fragoso, dono da gráfica.
BRASIL
 
Começa cerimônia de sanção da lei que amplia Supersimples

Começa no Palácio do Planalto a solenidade em que a presidente Dilma Rousseff sancionará o projeto de lei que amplia em 50% os limites de enquadramento do Simples Nacional ou Supersimples e que corrige o limite máximo permitido para a receita bruta anual do Empreendedor Individual de R$ 36 mil para R$ 60 mil.

Participam da cerimônia ministros, parlamentares, empresários e representantes de instituições de apoio aos micro e pequenos negócios, como o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

“Estamos comemorando um avanço no ambiente legal, o que significa melhores negócios, mais empregos e mais geração de renda”, avaliou Luiz Barretto. As medidas abrangem diretamente as mais de 5,6 milhões de empresas do Simples Nacional, no qual também estão incluídos mais de 1,7 milhão de empreendedores individuais – como vendedores de churrasquinho e de confecções.

Entre as mudanças, a nova lei amplia em 50% o teto da receita bruta anual das empresas enquadradas no Simples Nacional. O da microempresa passa de R$ 240 mil para R$ 360 mil e o da pequena sobe de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões.

Na solenidade de sanção da lei, está previsto o depoimento da dona de uma pequena fábrica de confecções do Ceará que será beneficiada com a ampliação do teto do Supersimples.
BRASIL

Petrobras Distribuidora bate recorde de venda de querosene de aviação (QAV)



BR Aviation, área de negócios da Petrobras Distribuidora voltada para o mercado de produtos e serviços aeronáuticos, estabeleceu em dezembro um novo recorde histórico de vendas de combustíveis (querosene e gasolina de aviação), com 399.098 metros cúbicos. 

Em 2011, o volume movimentado foi 12,6% acima do ano anterior e a Companhia encerrou o período reforçando sua posição de liderança nacional, com um share de 62%, operando em 101 aeroportos no País.


No ano, o volume comercializado somou 4.435.923 m3, contra 3.940.185 m3 em 2010. O crescimento, acima do mercado (11,4%), foi devido, principalmente, à ampliação de rotas de alguns clientes, notadamente os exclusivos, como Gol e Azul, e ao crescimento de 17,4% no número de passageiros (dados da ANAC, até outubro).

O Brasil consome hoje cerca de 600.000 m3 de QAV por mês, dos quais 400.000 m3 são fornecidos pela Petrobras Distribuidora. Durante os grandes eventos esportivos programados para o País, esse volume deverá ser entre 20% a 30% maior, especialmente nas cidades-sedes das competições.

Segundo o presidente da subsidiária, José Lima de Andrade Neto, os investimentos anunciados pela Companhia deverão garantir uma capacidade ampliada em 43 milhões de litros mensais de querosene de aviação. “Essa é uma das nossas principais preocupações. Vamos investir para atender a demanda”, afirma Lima.

Fonte: Fatos e dados.
OPINIÃO

Por Giovani Filho

Mais uma novidade nas sextas-feiras. A opinião de Giovani Filho.

PREFEITURA DE CARNAUBAIS REALIZA REVEILLON SUCESSO


Apesar das cidades circunvizinhas realizarem grandes eventos com grandes atrações na passagem de ano, a população de Carnaubais numa demonstração de que estar de bem com a administração pública, orgulhosa de seus valores culturais, se sentindo em casa e de bem com a vida, prestigiou e compareceu em massa a Praça Santa Luzia para junta comemorar a chegada do ano novo, numa das maiores confraternização de fim de ano já vista na cidade. 

Para o prefeito Luizinho Cavalcante, não foi surpresa, já que vem se fazendo um trabalho grande de valorização cultural do nosso povo, com isso o orgulho de ser Carnaubaense se eleva e o resultado é esse. Valorização das nossas coisas. A festa foi animada pela banda prata da casa: Oz Piraz e o forro Pode Balançar.

VEREADORES APROVARAM O SANEAMENTO DO ALTO?
Não passou de uma armação política a divulgação, arquitetada pelo prefeito do Alto, de que os vereadores teriam votado contra o saneamento da cidade, numa tentativa de jogar a população contra os vereadores opositores aos seus desmandos administrativos. 

Esta semana o prefeito mais uma vez fez festa para o lançamento da obra, já pela segunda vez. A pergunta que se faz é: E os vereadores não votaram contra e como é que a obra vai começar? Na verdade o saneamento não tem nada a ver com aprovação da Câmara. 

Os saneamentos de todas as cidades ribeirinhas ao rio Piranhas/Açu, que faltam, estão tendo prioridade, tanto pelo lado da transposição do Rio São Francisco, como a preservação ambiental do rio. E além do mais é um projeto do governo federal através da Funasa, cabe a Câmara de Vereadores de Alto do Rodrigues apenas fiscalizar as obras, o projeto já está aprovado na esfera federal, é só começar e deixar de imbromeichon.

POLÍTICOS SEMPRE QUEREM JOGAR COM O POVÃO
Os políticos no poder quando se sentem acuados, sem saída de certas situações que eles mesmos as criam, tentam reverter a seu favor os fatos jogando com o povão contra seus opositores. Agora quem entra nessa: Só os que estão no sistema e aqueles menos esclarecidos politicamente. É um verdadeiro duelo de mentiras e intrigas.

BANCO DO BRASIL
A pergunta que não quer calar: Desde quando uma agência de um banco pode ser considerada uma obra de uma administração municipal? Por outro lado os bancos lucram e cobram taxas absurdas aos seus clientes. Colocar dinheiro público que poderia servir para outros propósitos, numa entidade que bate recorde de lucro todos os anos. 

Eu sempre quis que a nossa cidade voltasse a ter uma agência. Isso é muito bom pra cidade. Agora quem vai mais lucrar com agencia além dela, são os comerciantes da cidade, o povão fica ai em terceiro lugar, pagando taxas e juros a perder de vista.

INAUGURAÇÃO DO BANCO
O cerimonial contratado pelo Banco do Brasil foi quem realizou a solenidade de inauguração da agencia, neste dia 05, dentro dos padrões e política do Banco e não com politicagem partidária, embora a prefeitura de Alto do Rodrigues tenha armado toda uma grandiosa estrutura de festa, com duas bandas, inclusive uma da Bahia (sucesso nacional) na frente da agência, visando projeção política.
BRASIL

Inscrições para o Sisu começam à meia-noite; há vagas em 3,3 mil cursos

A partir da meia-noite de hoje (6), estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 podem se inscrever para disputar uma das 108 mil vagas em universidades públicas que serão oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As oportunidades estão distribuídas em 3.327 cursos de universidades federais e estaduais, além de institutos federais de Educação Profissional.
 
O maior número de vagas disponíveis (64 mil) está nos cursos de bacharelado. Há, por exemplo, 2.487 vagas em cursos de direito, 1.443 em medicina e 3.958 em graduações na área de administração. Além das carreiras  mais disputadas nos vestibulares tradicionais, há oportunidades em cursos menos conhecidos pelos estudantes como astronomia, ciências ambientais, produção cultural e mineração.

Os candidatos podem se inscrever no Sisu até 12 de janeiro. Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

Ao todo, 95 instituições públicas de ensino superior participam da oferta do Sisu para o primeiro semestre de 2012. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de Educação Profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste e Sudeste, que oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte, 12,88% no Centro-Oeste e 14,5%, no Sul.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. 

Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.

A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas entre os dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.
PENDÊNCIAS

Vereadores derrubarão decreto "insano"

Acontecerá nesta manhã, na sede da Câmara Municipal, uma sessão extraordinária, onde os vereadores derrubarão o decreto de calamidade pública, determinado pelo prefeito Ivan Padilha. Para o vereador Isac Carlos, o decreto de Ivan Padilha é completamente "insano". A sessão acontecerá a partir das 09h.
PENDÊNCIAS

Prefeito só parou os serviços, mas as licitações continuam

Um dos motivos da não aceitação da população diante das ações do prefeito Ivan Padilha são as disparidades. Para tentar fazer propaganda contra os vereadores, mas sem efeito, o prefeito parou os principais serviços do município, alegando não ter dinheiro para continuar com os serviços, mas não fez o mesmo com as licitações que estão acontecendo normalmente. 


PENDÊNCIAS

Vereador Isac diz que prefeito tenta fazer terrorismo político

Recebo comentário do vereador de Pendências, Isac Carlos, a respeito de informação que publiquei aqui na coluna, sobre a crise política que se abateve sobre a prefeitura depois que o prefeito Ivan Padilha teve o orçamento de 2012 reprovado pela Câmara Municipal. Isac defende a atitude dos parlamentares — sete dos nove são de oposição ao prefeito.

O parlamentar contou que Ivan está fazendo terrorismo político com o episódio, tentando jogar os cargos comissionados que foram exonerados por ele, contra os vereadores. Isac explica que o orçamento enviado pelo prefeito ao Legislativo continha o dobro do valor do orçamento anterior.

Segundo ele, trata-se de uma manobra para tentar governar sem que a Câmara possa atuar sobre as contas do Governo. Isac Carlos informa que não há justificativa alguma para que haja esse percentual de reajuste no valor do orçamento já que não há previsão de novas receitas para 2012. “Ele quer dar um atestado de incompetência à Câmara”, resumiu.

Fonte: pedrocarlos.com
ALTO DO RODRIGUES

Garibaldi chama Eider de "amigo da onça".


Na inauguração da agência do Banco do Brasil, ontem (05), o ministro da previdência social, Garibaldi Alves, chamou o prefeito Eider Medeiros (PMDB), de "amigo da onça". O ministro ficou surpreso quando Eider em seu discurso pediu um agência do INSS para o município. 

"Eider, você é um amigo da onça mesmo, era pra você ter combinado antes, pos as agências do INSS só podem ser instaladas em cidades com uma população acima de 20 mil habitantes" disse o ministro Garibaldi Alves.

Mesmo que o ministro tenha dito (amigo da onça) em tom de brincadeira, serviu para o prefeito, pelo menos combinar antes. 

Público foi abaixo do esperado.

Fotos: Tiago presidente.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Criação da agência do BB foi iniciativa de Abelardo.

Desde o ano de  2007, que o então prefeito Abelardo Rodrigues, lutava pela implantação de uma agência bancária. Homem de visão empreendedora e política, Abelardo Rodrigues indicou um terreno (onde hoje está localizado o Posto do Bradesco), mas a equipe do Banco do Brasil achou pequeno e com pouca segurança para instalar a agência. 

Então, Abelardo indicou o terreno ao lado da igreja católica, que depois de aprovado pela equipe de segurança do banco, o então prefeito comprou o terreno para a instalação da agência.

Em pouco tempo, antes de deixar a prefeitura o então prefeito Abelardo, indicou dois terrenos, comprou um terreno, deixou tudo pronto para que o próximo prefeito inaugurasse a obra que prometera no aniversário da cidade, final de março de 2009.

Eider enganou a população por longos três anos e, hoje, parece que vai inaugurar, podendo amanhã, os clientes terem o privilégio de abrir uma conta corrente, enfim, fazer todas as operações bancárias.


Se Eider está de parabéns por ter a obrigação de fazer alguma em benefício da população, o ex-prefeito Abelardo Rodrigues merece todas as honras por ter dado o ponta pé inicial para essa obra.

Aos que defendem o prefeito está feito um desafio, mostre um obra iniciada e concluída com os recursos próprios. Ah, estamos falando de obras públicas e não particulares

Ainda hoje, teremos novidades sobre a agência do Banco do Brasil.
BRASIL

Ficha limpa vai para o tudo ou nada no STF

Um ano e meio após virar lei e agitar a última corrida eleitoral em todo o país, a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) caminha para ter sua sorte decidida nos primeiros meses de 2012, antes do começo do novo processo eleitoral. 

Depois de adiar por duas vezes o julgamento sobre a validade da lei que proíbe a candidatura de pessoas condenadas por órgãos colegiados da Justiça, o Supremo Tribunal Federal (STF) trata como prioridade a conclusão da análise da norma. 

Os ministros voltam ao trabalho no dia 6 de fevereiro. Agora, com o quórum completo de 11 magistrados. Mesmo assim, o destino da lei ainda está cercado de incertezas.

A posição da ministra Rosa Maria Weber, empossada em 19 de dezembro, em relação à Ficha Limpa ainda é uma incógnita. Para não se considerar impedida no julgamento, ela evitou fazer qualquer comentário público sobre a norma. 

E como veio do Tribunal Superior do Trabalho (TST), não lidou com a legislação eleitoral durante sua carreira como magistrada.
BRASIL

Serasa indica redução no ritmo de crescimento do comércio em 2011

A alta das vendas em lojas de material de construção foi a principal contribuição para que o comércio varejista de todo o país fechasse 2011 com alta de 8,7%, como mostra o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Esse crescimento, no entanto, ficou abaixo do registrado no ano anterior, 10,3%.
Em dezembro, o movimento de consumidores foi 1,9% maior do que em novembro. O segmento com a maior expansão foi o de veículos, motos e peças (1,5%), seguido por materiais de construção (1,2%).


Mas, no acumulado do ano, este último lidera, com aumento de 10,9%. No ano anterior, porém, a elevação (17%) havia sido maior, em relação a 2009.


A segunda maior procura em dezembro foi verificada no segmento de combustíveis e lubrificantes (8,7%) e em terceiro aparecem móveis, eletroeletrônicos e informática (8,7%).


Os economistas da Serasa observaram que, no segundo semestre de 2011, as vendas cresceram 9,6% ante igual período de 2010, desempenho melhor do que no segundo semestre do ano passado, quando houve alta de 7,8%. 


Na avaliação deles, essa redução na velocidade de vendas mostra uma reação dos brasileiros aos impactos das medidas adotadas no país para minimizar os reflexos da crise econômica internacional.


”Os efeitos defasados do aperto monetário e das condições de crédito, a alta da inadimplência e o agravamento da crise financeira internacional diminuíram o ritmo de negócios no varejo ao longo do segundo semestre de 2011”, destaca o comunicado da Serasa.
BRASIL

Dique rompe no norte fluminense e alaga área com 4 mil moradores

Um dique do Rio Muriaé, em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, rompeu na manhã de hoje (5) e alagou a comunidade de Três Vendas. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 4 mil pessoas vivem na localidade e terão de deixar suas casas.
 
De acordo com a Defesa Civil, a rodovia BR-356, que funcionava como um dique-estrada entre o rio e a comunidade de Três Vendas, não suportou a força das águas do Muriaé e acabou sendo destruída, abrindo espaço para a enchente.

Campos dos Goytacazes já estava sofrendo com a cheia do Rio Paraíba do Sul, cujas águas estão a 11 metros, três metros acima do nível médio. Pelo menos 600 pessoas estão desabrigadas por conta da cheia do Paraíba do Sul, em diversos locais como a Ilha do Cunha e Matadouro.

O dique-estrada já vinha apresentando problemas de infiltração desde o ano passado. Em dezembro, uma vistoria da Defesa Civil municipal havia constatado a necessidade de reparos. Segundo a própria Defesa Civil, esses ajustes chegaram a ser feitos, depois disso.

Do blog:
Toda vez que se fala em dique, nós lembramos da obra que o prefeito Eider Medeiros quer realizar no município. O dique.

BRASIL

Guia da Anvisa orienta panificadoras a produzir pão com menor teor de sal

Com o objetivo de reduzir o consumo de sal no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um guia com orientações para as padarias e outras empresas de alimentação fabricarem o tradicional pãozinho com menor teor de sal.
 
Dados da Pesquisa de Orçamento Familiar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009,  mostram que o brasileiro consome pelo menos um pão francês por dia, principalmente no café da manhã ou no lanche da tarde. Uma unidade do pãozinho, tamanho habitual de 50 gramas, tem cerca de 320 miligramas (mg) de sódio (correspondente a 40% da composição do sal). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumo diário de 2 mil mg, equivalente a uma colher de chá de sal.

No guia, uma das dicas é diminuir a adição de sal à farinha de trigo, um dos ingredientes da massa. Em dezembro passado, o Ministério da Saúde e as indústrias de massa, trigo e panificação firmaram acordo que prevê a diminuição dos atuais 2% de sal no pão francês para 1,8% até 2014. Batatas fritas, bolos prontos, salgadinhos de milho e biscoitos recheados também estão na lista do acordo.  

“Isso significa que em 2011 uma receita que utiliza 50 quilos de farinha de trigo e que, tradicionalmente, é adicionada de 1000 gramas de sal (2% da base de farinha de trigo) terá a quantidade desse produto diminuída para 950 gramas (1,9% da base de farinha de trigo) até o fim de 2012 e para 900 gramas (1,8% da base de farinha de trigo) até o fim de 2014”, diz o guia de boas práticas.

Outra recomendação é pesar a quantidade de ingredientes da receita em uma balança. Não é aconselhável usar xícaras, copos e colheres como medidores, porque não garantem precisão. “Se realizada de forma incorreta [pesagem], pode comprometer a qualidade do produto final e, até mesmo, acarretar danos à saúde do consumidor. Por exemplo, se a adição de sal for maior do que a recomendada, o produto final terá maior quantidade de sódio e, consequentemente, poderá influenciar na pressão arterial e aumentar o risco de doenças cardiovasculares”.

A adoção do guia é voluntária. O brasileiro consome em média 3.200 mg de sódio por dia, acima do indicado pela OMS. De acordo com pesquisa do IBGE, mais de 81% dos garotos e 77% das meninas na faixa etária de 10 a 13 anos ingerem sódio além do máximo tolerável. A ingestão excessiva contribui para a pressão alta, doenças cardíacas e renais.