Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

VALE DO AÇU

Dunas do Rosado foi escolhida a primeira maravilha

 

 
O litoral do Vale do Açu é especial e as Dunas do Rosado é um espetáculo natural. Pertencem ao município de Porto do Mangue que fica a pouco mais de 234 Km da capital Natal,72 Km da cidade pólo Assú e 90 Km de Mossoró.

Enquete

Nosso humilde blog [http://blogdotonimartins.blogspot.com.br] perguntou "qual ponto turístico é mais bonito e importante na região do Vale do Açu – Litoral? 

Disponibilizamos dez opções para serem votadas pelos internautas.  As 7 maravilhas escolhidas foram:

1ª Dunas do Rosado (Porto do Mangue) – 39%
2ª Carnaubeiras (na aluvião do rio Açu) – 20%
3ª Praia de Pedra Grande (Porto do Mangue) - 18%
4ª Açude do Pataxó (Ipanguaçu) - 13%
5ª Barragem Armando Ribeiro (Itajá) - 10%
6ª Lagoa do Piató (Assú) - 07%
7ª Praia de Camapum (Macau) – 06%


Dunas do Rosado  Com características do deserto, o parque de Dunas do Rosado é o 2º maior do Brasil. Fica atrás somente dos Lençóis Maranhenses. Hoje é uma Área de Proteção Ambiental. 

Carnaubeiras – Também chamada “árvore da vida” pela sua grande serventia ao homem, esta planta é o maior símbolo da região que também poderia ser chamada de Vale dos Carnaubais.    

Praia de Pedra Grande – Próxima a Praia do Rosado, a localidade vem passando por vertiginoso crescimento imobiliário, multiplicando-se o número de casas de veraneio.  

Açude do Pataxó – Cartão postal no município de Ipanguaçu. Em período invernoso é de encher os olhos, embora cause transtornos ao sangrar para dentro do rio com mesmo nome.

Barragem A. Ribeiro – Com sua represa em Itajá, foi construída pelo DNOCS e tem capacidade para armazenar 2,4 bilhões de metros cúbicos de água. É a maior do RN.

Lagoa do Piató - Recebe águas do Rio Açu e já esteve seca aproximadamente 50 anos, vindo a encher novamente depois que o canal fora desobstruído nos idos de 1972.

Praia de Camapum – Distante cerca de 3 Km do centro de Macau, próxima da foz do Rio Açu, a praia começou a ser visitada a partir de 1980 com a construção do acesso até a cidade.

fonte: blogdotonimartins.blogspot.com

Nenhum comentário: