Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SAÚDE

Brasil estuda implantar 3 novas vacinas

Getty Images
Vacina: Brasil estuda incluir 3 novas imunizações no calendário gratuito
O Ministério da Saúde estuda implantar três novas vacinas no calendário público.
Entrou para a agenda de discussões da pasta a oferta das doses contra a catapora (varicela), a hepatite A e HPV.

Hoje estas doses estão disponíveis somente na rede particular, por custos entre R$ 75 e R$ 600 a dose.

Um grupo formado por especialistas em imunização de todo País analisa como podem ser ofertadas estas vacinas, qual é o público-alvo mais indicado e a melhor época para a realização de campanhas de vacinação em massa.
 
Para isso, os técnicos produzem estudos sobre a incidência das doenças na população brasileira, os custos e o quanto os cofres públicos economizariam com a adoção desta prevenção.

Segundo a integrante deste comitê que assessora do Ministério, a infectologista Rosana Richtmann, o parecer técnico mais adiantado é sobre a vacina da catapora, mas ainda não há prazo para que nenhuma das doses ingresse na rede.

“Nossas análises já concluíram que o ideal é vacinar crianças a partir de 1 ano, junto com a aplicação das doses do sarampo, rubéola e caxumba (tríplice vacina já integrante do programa nacional).”

A prevenção da hepatite A também caminha para receber o aval deste grupo, mas ainda não há consenso sobre as idades que devem ser contempladas pela imunização gratuita. 

A doença é transmitida especialmente por água e alimentos contaminados e mal higienizados. Com isso, pessoas de qualquer grupo etário são vulneráveis à infecção, dificultando a definição do grupo técnico sobre a parcela a ser vacinada.

Nenhum comentário: