Memorial às vítimas de Covid

domingo, 30 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012

O ano foi do humor na MTV

Boatos sobre a venda da MTV circulavam na imprensa em agosto de 2012 quando o humorista Paulinho Serra, apresentador do "Trolalá", telefonou para a própria emissora e simulou um trote. 

"Estou ligando a mando de Eike. Queria saber em que faixa de preço, mais ou menos, está a TV. Se estão vendendo os equipamentos, os VJs vêm junto? Quanto é que está o prédio, a emissora?", perguntou Serra. "No momento, o pessoal que trata deste assunto não se encontra, já foi embora", ouviu-se do outro lado da linha. 
 
A conversa, exibida na própria MTV, durou alguns minutos e se encerrou com o seguinte comentário do humorista: "Tá bom. Eu tô vendo outros negócios também. Quero ver se eu consigo pegar a RedeTV! Porque a Globo tá um pouco mais cara. O mercado não tá mole, não. Os bispos compram tudo, rapaz. Se você der mole, os bispos estão comprando a televisão toda. Hoje em dia tá brabo pra comprar uma TV." 

Alguns meses antes, em maio, Marcelo Adnet apresentou uma versão da canção "Roda Viva", de Chico Buarque, no programa "Comédia MTV Ao Vivo". Rodeado pelos outros quatro humoristas da casa (Serra, Dani Calabresa, Tatá Werneck e Bento Ribeiro), ele tentou resumir a situação do mercado de TV. 

Sobre a Globo, Adnet cantou: "Plim plim coloriu 89/Editou pra não ver Lulalá/Olimpíada não se promove, é bueno a boca calar". Sobre Edir Macedo, dono da Record, e outros "telepregadores" disse: "Pastor só sai de madrugada/Rebanho não pode enxergar/Dízimo que quem não paga /Mais cedo ou mais tarde cai, cai". 

Intitulada "Indiretas Já", a canção de Adnet diz ainda, num comentário mais genérico sobre a programação da TV: "Está a maior zorra na praça só pra agradar a classe C: anãozinho, bunda gigante, tem dançarina, competição Vai já pro sofá, figurante, reality vale 1 milhão". 

Já a antiga imitação da atriz Susana Vieira, feita por Dani Calabresa, atingiu o seu ponto de maior refinamento em agosto deste ano, no quadro "A Maravilhosa Vida de Susana", exibido no mesmo "Comédia MTV Ao Vivo". 

Incorporando Susana, Dani contracena com Bento Ribeiro, que interpreta o papel do mágico e ator Sandro Pedroso, namorado da atriz. A certa altura do esquete, Dani/Susana flagra Bento/Sandro com um outro homem. Ele, então, faz um gesto com as mãos e desaparece. Dani/Susana bate palmas e festeja: "Ele é mágico!". 

Não dá para esquecer, é claro, de uma escorregada terrível desses comediantes em 2011 -o ofensivo e grosseiro quadro "Casa dos Autistas". Acidentes acontecem e eles pediram desculpas. 

Diante de programas como "Zorra Total", "Casseta & Planeta", "Pânico" e a versão brasileira (dominical) do "Saturday Night Live", o humorismo produzido na pequena MTV brilhou mais uma vez em 2012. 

Alguém da concorrência poderá dizer que a liberdade de criar é inversamente proporcional à preocupação com audiência. Pode ser, mas o "SNL" está aí para mostrar que nem sempre isso é verdade. 

O noticiário das últimas semanas dá conta da saída de alguns destes humoristas em direção a outras emissoras. Espero que sejam capazes de continuar fazendo humor com a mesma qualidade. E desejo que a MTV continue dando espaço para talentos do gênero

Nenhum comentário: