Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Assembleia homenageia personalidades que são destaques na história do RN

Mulheres e homens do Direito, da Atividade Política, da Iniciativa Privada, da Cultura e da Vocação pelo Trabalho Social foram homenageados, na manhã desta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa. 

O presidente da Casa, o deputado Ricardo Motta, acompanhado de outros parlamentares, fez a entrega de três categorias de medalhas - do Mérito Legislativo, Medalha Mérito Social Maria do Céu Fernandes e Medalha Mérito Cultural Câmara Cascudo -, às personalidades que se destacaram no RN em suas atividades. “Tenho a satisfação de presidir a Assembleia Legislativa, com apoio de todos os meus companheiros parlamentares, no instante em que prestamos nosso respeito e reconhecimento às pessoas que fazem, cada uma a seu modo e em seu espaço, o orgulho por nossa terra crescer”, disse Ricardo.

O presidente da AL começou as homenagens pela desembargadora Judite de Miranda Monte Nunes, presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que recebe a medalha do Mérito Legislativo. “Egressa do Ministério Público, tem conduzido com serenidade e firmeza o Judiciário de nosso Estado, procurando manter sua independência sem abrir mão de um diálogo maduro e sensato com os demais poderes”, declarou. O Procurador Geral de Justiça, Doutor Manoel Onofre de Souza Neto também foi homenageado, no entanto, não compareceu à solenidade pois estava viajando. “Uma das carreiras mais brilhantes do Direito potiguar”, disse Ricardo sobre o procurador.

Os desembargadores Francisco Barros Dias e Araken Mariz de Faria também receberam a honraria, na manhã de hoje. “O desembargador Francisco Barros Dias honra a Casa do Povo pelos seus méritos. A figura do Doutor Araken Mariz de Faria, um dos patrimônios morais e jurídicos do Rio Grande do Norte”, disse Ricardo.  A ex- diretora do Tribunal Regional Eleitoral do RN, Lígia Limeira foi mais uma homenageada com a medalha do Mérito Legislativo.

Três homens públicos que escolheram a política para exercer o bem comum foram homenageados esta manhã. Paulo Abilio de Souza Martins (In memorian), o ex-deputado José Fernandes de Melo e Edgar Borges Montenegro. “Abro um parêntese: Paulo Abílio, José Fernandes de Melo e engenheiro agrônomo Edgar Montenegro foram contemporâneos do meu eterno exemplo, do meu condutor das horas certas e incertas: O meu pai Clóvis Motta, ex-vice-governador, deputado federal e presidente desta Casa”, disse Ricardo.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado também foi outro político homenageado. “Da geração que faço parte, o prefeito Jaime Calado é um dos nomes expressivos”, declarou o presidente.

SOCIAL

Ao entregar a Medalha do Mérito Social “Maria do Céu Fernandes”, o presidente da AL lembrou que a Casa Legislativa está voltada para programas de inclusão social e de reintegração de pessoas. “Temos aqui mesmo no plenário, joias humanas que iluminam nossos corações e nos dão aula de vida. São as crianças com Síndrome de Down que fazem parte do nosso quadro de servidores. Uma luta encampada por uma pequena notável, destemida, corajosa, solidária, mãe, mulher, líder natural sem vaidade: Doutora Margarida Araújo Seabra de Moura, mãe de Débora, a verdade de um sonho que parecia perdido”, disse Ricardo, na primeira homenagem no aspecto social.

A Irmã Lúcia Montenegro, da Casa do Menor Trabalhador, também recebeu a honraria. “Ela faz das palavras e ensinamentos de Deus, prática, atuando em defesa das crianças e idosos carentes com seu manto protetor, florescendo, em sua atuação discreta e persistente, a graça da fraternidade”, declarou. Outra homenageada foi a prefeita de Mossoró, Fafá Rosado. “Dois mandatos com destaque para a área social, que engloba educação, inclusão, proteção à criança, redução da mortalidade infantil, apoio ao esporte. Uma trajetória que o povo aplaude e jamais esquecerá porque Mossoró, terra da liberdade, também é voz da gratidão”, disse Ricardo, em seu discurso.

A Assembleia Legislativa homenageou, ainda, a Doutora Herzeleide Maria Fernandes de Oliveira (in memorian). “Uma estudiosa do Direito que se fez reconhecer pela capacidade de jamais distinguir classes sociais, dedicando-se ao atendimento, sobretudo dos mais necessitados”, afirmou. Também foram homenageadas, pela atuação em defesa das melhores causas sociais, mulheres que dedicaram-se ao serviço público nesta área: Maria Luciene Batistas da Costa, Maria José de Medeiros e Rosyelle Medeiros de Araújo Costa.

CULTURA

“A Medalha do Mérito Câmara Cascudo, este ano, é dedicada a pessoas que divulgaram ou demonstraram o talento de nosso Estado nas mais diversas vertentes”, disse Ricardo ao iniciar as homenagens às personalidades da área cultural. A professora Isaura Amélia de Sousa Rosado, Secretária Estadual de Cultura, foi a primeira a receber a honraria. “Seu vasto conhecimento, sua criatividade, sua inquietação, natural da inteligência privilegiada, merecem o reconhecimento de todas as tendências culturais em nosso Estado”, declarou Ricardo.  

O presidente ainda falou, em seu discurso, sobre Jurandyr Navarro da Costa, diretor do Instituto Histórico e Geográfico. “Ele é um guardião da memória do Estado, com vários livros, ensaios e artigos publicados, merecendo com justiça a Medalha Câmara Cascudo”, afirmou. O fotógrafo Canindé Soares também recebeu a medalha por contar a história de nossa terra pelas suas lentes e a sua sensibilidade. “Há poucos dias, lançou o livro "Natal por Canindé Soares", um passeio pela história e pelas belezas da cidade”, afirmou o presidente.

O ator-diretor e professor Augusto Pinto, nome destacado no teatro; o músico Franklin Gnovaes e o compositor Chico Elion também receberam a medalha do Mérito Câmara Cascudo. “No Rio Grande do Norte que também faz samba. Samba de raiz, autêntico, das Rocas, celeiro de grandes craques no futebol e na música, como os mestres Lucarino e Melé. Da nova geração, consagrado e reconhecido por grandes astros do país, Carlos Antônio Ramos da Silva, o Debinha das Rocas, representante da gente simples que faz do partido alto, da festa de fundo de quintal, a razão de viver”, concluiu Ricado Motta.
           
HOMENAGEADOS

O compositor e músico Chico Elion se pronunciou em nome de todos os homenageados, citando nomes da música que o inspiraram e também personalidades com quem ele trabalhou. 

Na ocasião, o homenageado falou sobre o deputado Fernando Mineiro (PT), que o entregou a comenda. “Trata-se de um incansável batalhador da cultura do nosso Estado. Por fim, agradeço, na Casa do povo, aos simpáticos deputados e digo que a música é uma prece e uma oração”, declarou.

MEDALHAS

Medalha Mérito Social Maria do Céu Fernandes

- Advogada Margarida Seabra
- Irmã Lúcia Montenegro
- Prefeita de Mossoró, Fafá Rosado
- Dra Herzeleide Fernandes (in memorian)
- Servidora pública Maria Luciene Batista
- Maria José de Medeiros
- Rosyelle Medeiros de Araújo Costa

Medalha do Mérito Legislativo:

- Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Judite de Miranda Monte Nunes
- Procurador Geral de Justiça, Doutor Manoel Onofre de Souza Neto
- Desembagador Federal Francisco Barros Dias
- Desembargador Araken Faria
- Lígia Limeira, Ex- diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte
- Ex-prefeito Paulo Abílio (in memorian)
- Ex-deputado José Fernandes de Melo
- Ex-deputado Edgard Montenegro
- Prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado


Medalha Mérito Cultural Câmara Cascudo

- Professora e secretária de Cultura do Estado, Isaura Rosado
- Advogado Jurandy Navarro
- Augusto Pinto
- Maestro John Franklin Bezerra Gomes
- Compositor e músico Chico Elion
- Fotógrafo Canindé Soares
- Sambista Debinha das Rocas
- Estudante de Jornalismo e fundador da Biblioteca Rural JK, Danilo Bezerra.

Nenhum comentário: