Memorial às vítimas de Covid

sábado, 10 de novembro de 2012

NATAL

Natalense pode ficar sem combustível neste fim de semana

Frankie Marcone
Postos de combustível devem planejar estoque para evitar perdas
Cleber Femina / Da Redação Natal

Os apagões que atingiram o país nos últimos dias podem trazer um efeito negativo que vai além da simples falta de energia elétrica e seus problemas. Eles podem gerar uma queda no fornecimento de combustível nos postos e afetar diretamente a toda a população, como vem ocorrendo em alguns locais em Natal.


Para suprir a necessidade de energia, o Governo Federal solicitou que as usinas termoelétricas funcionassem em suas capacidades máximas e, para isso, elas precisam de óleo diesel. Segundo informações repassadas por gerentes de postos de combustível da capital, a Petrobras Distribuidora está direcionando 60% da produção de óleo diesel para as usinas termoelétricas do estado. Isso tem feito com que os caminhões tanque deixassem de trazer combustível para a cidade para que a produção de energia não caia.


De acordo com José Eudes, gerente de um posto bandeira BR na Estrada da Redinha, zona Norte, os dez mil litros que recebeu nesta quinta feira não devem ser suficientes para este fim de semana. “Fizemos um pedido de 25 mil litros, mas nos entregaram menos da metade. Disseram que o restante vem na segunda-feira (12). Como vendemos uma média de 6,5 mil litros por dia, vai ser difícil chegar até segunda”, relatou.


Por outro lado, o planejamento logístico realizado por outro posto BR no bairro da Ribeira, zona Leste de Natal, permitiu que ele não enfrentasse o mesmo problema. Segundo Geraldo Junior, gerente do estabelecimento, o direcionamento dos caminhões para a termoelétrica não irá afetar aos seus consumidores. “Nós vendemos uma média de 7500 litros por dia, a mesma quantidade que também recebemos diariamente, então não passaremos por esse problema”, disse.

defato.com

Nenhum comentário: