Memorial às vítimas de Covid

sábado, 3 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO

Provas do Enem começam ao meio-dia em 1.615 cidades brasileiras

Primeiros alunos começam a chegar a Escola Estadual Abel Coelho, em Mossoró, para fazer as provas do ENEM (foto Cézar Alves)

O Exame Nacional de Ensino Médio (EMEM) começa precisamente às 12h deste sábado (3), horário de Brasília. Serão aplicadas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e suas respectivas tecnológias. No domingo (4), serão aplicadas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias, além da redação.

Pouco mais de 5,7 milhões de estudantes são esperados hoje e amanhã em 1.615 cidades do País. Pelo menos 95 universidades federais terão ingressos de novos alunos através do exame. No Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semi Árido oferece vagas nos Campis de Mossoró, Angicos, Pau dos Ferros e Caraúbas. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também oferece vagas.

Para evitar os atropelos de anos anteriores, o Governo Federal destinou R$ 262 milhões para garantir a segurança e a lisura do exame em todo o País. As provas já estão nas cidades e em muitas delas sendo guardadas por forças federais. São 19 mil policiais.

“Triplicamos os pontos de atenção para ter muito mais rigor e muito mais segurança em todos os processos de conclusão dos itens e impressão das provas, na segurança que todo esse processo exige até a conclusão do Enem”, disse o ministro Aloizio Mercadante.

Ao todo, serão 560 mil pessoas mobilizadas durante todo o final de semana na realização das provas. Mercadante deixou bem claro que os estudantes devem ficar atentos ao horário de início das provas nos dois dias, às 13h, seguindo o horário oficial de Brasília, mesmo nas cidades com fuso horário diferente ou que não estão no horário de verão.

O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado (3), os candidatos vão responder a questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo (4), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias, além da redação.

Segurança.
Mercadante disse que foram checados 3,4 mil itens de segurança e qualidade em 11 etapas do Enem, desde o planejamento até a capacitação das 566 mil pessoas envolvidas. Nessa fase de aplicação, os organizadores concentraram a atenção em 33 itens, numa tentativa de evitar falhas e fraudes. "É um sistema logístico complexo. Tivemos todo o cuidado e rigor", afirmou.

A divulgação do gabarito está prevista para quarta-feira, dia 7, e os resultados individuais para 28 de dezembro. Por conta do sistema de correção do Enem, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), o número de acertos não define a pontuação do candidato. A TRI também leva em conta o grau de dificuldade dos itens.

Na entrevista, Mercadante reforçou as recomendações para os inscritos não perderem o horário das provas e disse que está sentindo a mesma ansiedade de1972, quando prestou vestibular para Economia na Universidade de São Paulo (USP).

O ministro disse que não foram registrados incidentes na distribuição das provas. Entre as medidas de segurança realizadas neste ano está a adoção de lacres eletrônicos em 25% dos malotes de provas. O instrumento permite aos organizadores saber os horários em que os envelopes foram fechados na gráfica e o momento da abertura nas salas de aula.

Nenhum comentário: