Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 6 de novembro de 2012

CARNAUBAIS

Peregrinação da imagem de Santa Luzia inicia mais um estágio hoje

Iniciada dia 21 de setembro passado, vai tendo desdobramento a peregrinação da imagem sacra de Santa Luzia, padroeira do segmento católico do município de Carnaubais, região do Vale do Açu. 

Sob coordenação do vigário titular da paróquia de Santa Luzia, o padre Antônio Marinho da Silva Neto, a visitação católica se estende até o dia 30 de novembro.

O calendário de visita representa o estágio imediatamente anterior à realização do programa oficial da festa da padroeira, que transcorrerá no próximo mês de dezembro.

De 21 a 23 de setembro a imagem sacra cumpriu agenda de visitação na comunidade praiana de Pedra Grande. O estágio seguinte, de 24 a 26 de setembro, verificou-se na localidade de Rosado.

De 27 a 30 de setembro a peregrinação abrangeu todo o território do município de Porto do Mangue, jurisdicionado à paróquia de Carnaubais. Nos dias 1º e 2 de outubro a imagem deslocou-se até o povoado de Tocantins. Nos dias 3 e 4 a programação compreendeu o projeto de assentamento rural de Carajás. Nos dias 5, 6 e 7 de outubro foi a vez de a visitação ocorrer na comunidade de Logradouro. De 10 a 12 de outubro a imagem permaneceu na comunidade rural de Bela Vista. Depois, dias 13 e 14, desembarcou no distrito rural de Entroncamento.

Na sequência, a agenda alcançou o projeto de assentamento rural Rosa Luxemburgo, nos dias 15 e 16. O restante do calendário de peregrinação ficou assim estabelecido: projeto de  Assentamento rural Irmã Dorothy (17 e 18 de outubro); projeto de assentamento rural  Margarida Alves (19 e 20 de outubro). Jenipapeiro (21 e 22 de outubro); Água Branca (23 e 24 de outubro); Pai João (25 e 26 de outubro); Casinhas (27 e 28 de outubro); Pacheco (29 a 31 de outubro); Arenosa (1º e 2 de novembro); Mutambinha (3 a 5 de novembro); e Vila Nova (6 a 8 de novembro). 

A peregrinação da imagem da padroeira do município de Carnaubais também visitará algumas localidades rurais do município do Assú em novembro, segundo o roteiro elaborado pela paróquia. Em Assú, a primeira etapa acontecerá de 9 a 11 de novembro, em Fazenda Nova.

DESFECHO
Depois serão visitadas as seguintes povoações: Panon I (12 a 14); Panon II (15 a 17); Poré (18 a 0); Nova Esperança (21 a 24);  Continuidade Em Assú Linda Flor (25 a 27); e Mutamba da Caieira (28 a 30). No dia 1º de dezembro, um sábado, a imagem vai se deslocar desde a comunidade rural de Mutamba da Caieira, em Assú, com destino à igreja matriz em Carnaubais.

O percurso será feito numa procissão motorizada que começará a partir das 18h, segundo a  informação transmitida pelo  padre Antônio Marinho. Por fim, será vivenciada pela população católica de Carnaubais a programação oficial da festa da padroeira de 3 a 13 de dezembro.

Nenhum comentário: