Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Paroquianos de N.Sra do Rosário participa da festa da Padroeira de Natal, Nossa Senhora a Apresentação


Paroquianos do Alto do Rodrigues, participaram como Noiteiros da  259ª festa  de Nossa Senhora da Apresentação, Padroeira de Natal, que este ano foi comemorado como tema: "Mãe da Apresentação, modelo perfeito de Fé". Na procissão de entrada representantes do 6º e 7º Zonal entraram com banner e bandeira de cada paróquia ou grupo de Oração representados.

Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.
 


 

 
A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes dirigiu-se ao local e conduziu a imagem para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário.

Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.

Vale salientar que a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571. Registra-se ainda a tradição que, no caixote que trouxe a imagem de Nossa Senhora, estava escrito: "No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo”
 
com informações do blog altorosario.blogpsot.com

Nenhum comentário: