Memorial às vítimas de Covid

sábado, 13 de outubro de 2012

RELIGIÃO

Fiéis católicos celebram Padroeira do Brasil em Santuário no interior do RN

Procissão de Nossa Senhora Aparecida em Santa Cruz, RN (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Procissão de Nossa Senhora Aparecida em Santa Cruz, RN (Foto: Ricardo Araújo/G1)

O dia dedicado à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, foi comemorado no interior do Rio Grande do Norte com missas e celebrações especiais. Em Santa Cruz, município da região Agreste, distante 111 quilômetros de Natal, procissões e romarias marcaram as homenagens à Nossa Senhora Aparecida. 

Na cidade, foi construída a maior estátua cristã do mundo, a de Santa Rita de Cássia, com 56 metros de altura. A imagem é mais alta que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos.

A ligação entre Nossa Senhora Aparecida e Santa Rita de Cássia no interior potiguar, se dá pelo fato de que o Santuário foi instituído no dia 12 de outubro de 2010, pelo ex-arcebispo emérito da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo. 

Oficialmente, o dia de Santa Rita de Cássia é comemorado no mês de maio. Na manhã desta sexta-feira (12), em torno de cinco mil fiéis assistiram à missa celebrada pelo pároco e reitor do Santuário, Vicente Fernandes. Os católicos agradeciam às graças alcançadas e demonstravam fé de várias maneiras.

Geovana Fernandes mostra cicatriz do tiro que sofreu em 2011 (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Geovana Fernandes mostra cicatriz do tiro quesofreu em 2011 (Foto: Ricardo Araújo/G1)

Um grupo de moradores da cidade de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal, percorreu 110 quilômetros a pé para agradecer à Santa Rita de Cássia os pedidos atendidos. A adolescente Geovana Fernandes, de 16 anos, era uma delas. Há exatamente um ano, Geovana foi vítima de um tiro de revólver calibre 38. 

A tentativa de homicídio foi praticada pelo ex-namorado da garota, inconformado pelo fim do relacionamento. O disparo atingiu a testa de Geovana, entrando pelo lado esquerdo e saindo pelo direito.

"Ela perdeu 2% da massa encefálica e ficou com 79,9% da pólvora da bala espalhada pelo cérebro", disse Simone Fernandes, mãe da adolescente. Geovana e alguns familiares foram ao Santuário agradecer pela vida após o atentado. Ela passou 15 dias em coma, até iniciar o processo de recuperação. Como sequela do tiro, Geovana ficou com alterações de humor, lapsos de memória, crises convulsivas e perda da cobertura óssea cerebral. "Eu vim agradecer porque estou viva. Eu sobrevivi", enfatizou Geovana.
Além das romarias, alguns fiéis acompanharam a procissão e a missa com objetos que representam alguma conquista em suas vidas. Muitos deles acenderam velas e depositaram ex-votos, que são placas com inscrições, figuras esculpidas em madeira, parafina ou cera, muitas vezes representando partes do corpo que estavam doentes e foram curadas pela força da devoção a algum santo.

O Santuário de Santa Rita de Cássia
O reitor do Santuário, padre Vicente Fernandes, explicou que a ideia da construção da imagem surgiu em 2006, quando o antigo pároco da cidade, Aerton Sales, percebeu que a festa de Santa Rita de Cássia movimentava um grande público. A Igreja Católica dispunha de um terreno com um monte, no qual a imagem se destacaria e poderia ser vista de longe. A Prefeitura do Município acolheu a ideia do pároco e viabilizou a captação de recursos nos âmbitos federal e estadual.
Palma e cruz são símbolos de Santa RIta de Cássia (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Palma e cruz são símbolos de Santa RIta de Cássia  (Foto: Ricardo Araújo/G1)

Orçada em R$ 6 milhões, a estátua foi construída com recursos do Ministério do Turismo, com contrapartida do Governo do Estado e da Prefeitura de Santa Cruz. O terreno no qual o monumento foi erguido, pertence à Igreja Católica e é conhecido coom Fazenda Alegre. Antes da construção do Santuário, o local já era destino de fiéis em peregrinação.

De acordo com o pároco Vicente Fernandes, o projeto da estátua é do arquiteto Alexandre Azedo. Ele é responsável por outras esculturas religiosas, como o Padre Cícero em Guarabira, na Paraíba. No Agreste potiguar, os 56 metros da estátua de Santa Rita de Cássia cortam o céu, imponente, encravada no solo semi-árido.

"O Santuário mudou a rotina da cidade de Santa Cruz. Hoje há uma intensa movimentação turística, com o turismo religioso. Foram construídos restaurantes e pousadas. Os ambulantes se empenharam mais na prestação de serviços. Foi um divisor de águas para a cidade", afirmou o pároco Vicente Fernandes.

Os símbolos de Santa Rita de Cássia
Detalhes da estátua de Santa Rita de Cássia, no RN, são considerados perfeitos pela Igreja Católica (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Detalhes da estátua são considerados perfeitos pela Igreja Católica (Foto: Ricardo Araújo/G1)

A imagem de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, é considerada perfeita pela Igreja Católica. Os detalhes, segundo o pároco Vicente Fernandes, foram esculpidos com precisão. O padre explicou que os símbolos carregados pela santa remetem à sua história de vida. 

"A cruz representa a adoração pelo Cristo crucificado. Já a palma significa o milagre das rosas", explicou Vicente Fernandes.

Na entrada do Santuário, foram construídos um sino e uma cruz. De acordo com a lenda de Santa Rita de Cássia, os sinos da cidade de Rocaporena, na Itália, se dobraram sozinhos com a entrada de Rita no monastério agostiniano e com a morte dela, no inverno. Em Santa Cruz, cada fiel que chega ao monumento toca o sino três vezes, como uma forma de manter viva a memória da santa.

Rita de Cássia é denominada a santa das causas impossíveis, pela história de devoção e entrega ao amor de Deus. Ela foi responsável pela conversão do seu marido ao catolicismo e desapego dos bens materiais. 

 A santa foi seguidora do sofrimento de Cristo e, durante 15 anos, carregou um espinho da coroa de Cristo em sua testa. O sofrimento e o odor da chaga afastavam as pessoas.

No leito de morte, Rita pediu a uma de suas parentes que fosse a um jardim brotar rosas vermelhas. Era inverno e os familiares afirmavam que não seria possível colher rosas no jardim. Rita insistiu e quando sua prima chegou ao jardim, milhares de rosas brotaram.

G1RN

Nenhum comentário: