Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 16 de outubro de 2012

CURIOSIDADE

Homens com bochechas rosadas são mais atraentes

Já dissemos por aqui que pessoas que ficam vermelhas facilmente dão a impressão de serem mais confiáveis (e isso deixou um monte de tímido contente porque não é fácil ter seu próprio rosto denunciando quando você está com vergonha). 

Se você faz parte desse grupo e é homem, temos outra boa notícia: as mulheres acham bochechas vermelhas mais atraentes, também.

Na verdade, o estudo não tem necessariamente a ver com o vermelho da timidez, mas com o corado natural da pele. Expliquemos: pesquisadores da Universidade de St. Andrews (Reino Unido) sugerem que as mulheres preferem homens com um tom de pele mais rosado. Mas não se pode exagerar: vermelhidão em excesso pode ter o efeito oposto e acabar afastando as pessoas por sinalizar agressividade.

A pesquisa, publicada pela revista Evolutionary Psychology, foi realizada pelo professor David Perrett, do Laboratório de Percepção de St. Andrews em colaboração com colegas das universidades de Nottingham e Durham. No estudo, as mulheres foram convidadas a manipular imagens de rostos de homens para torná-los mais atraentes. Na maioria dos casos, elas mexeram na cor da pele do rosto dos caras, deixando-os mais vermelhos.

Segundo os pesquisadores, elas apresentam essa preferência porque um brilho rosado é um sinal de boa circulação e, portanto, uma indicação de boa saúde em um parceiro em potencial. “O aumento da vermelhidão reforça a aparência de agressão, domínio e atratividade nos rostos dos homens quando visto pelas mulheres”, afirmou o professor David Perrett.

A pesquisa sugere uma similaridade com as fêmeas de pássaros, que são mais atraídas a machos com cores fortes e brilhantes. Perrett explicou: “Isso é algo que nós compartilhamos com muitas outras espécies. Por exemplo, os bicos amarelos e as penas brilhantes de muitos pássaros podem ser entendidos como anúncios de quão saudáveis eles são.” 

Assim, as fêmeas dessas espécies preferem acasalar com os machos mais coloridos. “Mas este é o primeiro estudo em que isso tem sido demonstrado nos seres humanos”, completa.

Nenhum comentário: