Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CIÊNCIA

Cientistas recriarão buraco negro em laboratório


Um grupo de cientistas escoceses pretende simular um ambiente de buraco negro em laboratório. O projeto de três milhões de euros – financiados pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC) - tem como objetivo investigar como a matéria e a energia interagem.

Para isso, os cientistas irão produzir um laser que produz 100 pulsos por segundo. A energia de cada pulso é medida em trilhões de watts, aproximadamente 10 mil vezes a energia de uma usina nuclear.

Esses impulsos serão usados para simular as condições encontradas em torno de um buraco negro. Regiões como essa possuem massa tão concentrada que distorcem o espaço ao redor. Nem mesmo a luz escapa do buraco negro.

Segundo o doutor Daniele Faccio, a intenção é reproduzir a mesma situação para controlar e ajustar as condições do que reúne um buraco negro. Com este estudo, Faccio pretende descobrir como a luz interage com a matéria que se movimenta também à velocidade da luz.

Ele ainda lembra que o projeto é seguro, pois esses pulsos não geram a massa associada aos buracos negros. Além disso, para se criar um buraco negro, é necessária uma estrela em colapso, algo que eles não possuem.

Além deste estudo, a equipe da Universidade de Heriot-Waat de Edimburgo (Escócia) também está desenvolvendo uma pesquisa sobre física quântica, que analisará como um como um fóton e um elétron se comportam entre si em um chip de informática.

Nenhum comentário: