Memorial às vítimas de Covid

domingo, 30 de setembro de 2012

POLÍCIA

Homicídios crescem 10% na capital e 13% na região metropolitana de Natal

Faca encontrada pela polícia (Foto: Henrique Dovalle, da Inter TV Cabugi) 
Número de homicídio aumentou na capital e na região metropolitana de Natal (Foto: Henrique Dovalle, da Inter TV Cabugi)

Os crimes de homicídio cresceram 10% na capital potiguar e 13% na região metropolitana de Natal quando comparados o intervalo de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2011 e o mesmo período de 2012.

Os números pertencem à Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que registra as ocorrências de assassinatos em relatórios elaborados pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Os dados foram repassados pelo Comando do Policiamento da Região Metropolitana logo após a ocorrência de uma chacina que vitimou cinco homens no último dia 17, no bairro de Cidade Nova, na Zona Oeste da capital. Na ocasião, dois homens armados com espingardas calibre 12 saltaram de um veículo preto, abordaram o grupo e dispararam à queima-roupa. 

A Polícia Civil designou dois delegados para as investigações. Porém, até o momento, não há informações oficiais sobre os suspeitos ou sobre a motivação dos crimes.

Após receber os dados da PM, o G1 solicitou à Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) explicações para o crescimento do assassinatos na capital e na Grande Natal. 

Por e-mail, inclusive, foi requerido à assessoria de comunicação da pasta dados detalhados sobre as cidades da região metropolitana que mais registraram crimes de homicídio de janeiro até o presente momento. Apesar de várias ligações telefônicas, não houve resposta.Ainda se questionou sobre o andamento das investigações, mas também não houve retorno algum.

Bar da Amizade, no bairro de Cidade Nova, foi palco da chacina (Foto: Ricardo Araújo/G1) 
Bar da Amizade, no bairro de Cidade Nova, foi palco da chacina (Foto: Ricardo Araújo/G1)

A Polícia Militar foi procurada para tratar sobre o assunto, mas a corporação prefere que o posicionamento seja feito pelo secretário Aldair da Rocha, que não atendeu ou retornou as várias ligações feitas para o seu telefone funcional.

Governo afirma que a criminalidade caiu 9% na Grande Natal
Nesta sexta-feira (28), a governadora Rosalba Ciarlini entregou à Polícia Militar 108 viaturas e 2 mil pistolas calibre ponto 40 como reforço para o policiamento na região metropolitana de Natal. Na ocasião, a chefe do executivo estadual declarou: “Isso significa mais estrutura para que a polícia possa, ostensivamente, combater a violência e diminuir a criminalidade”, acrescentando, em seu discurso, que o Estado conseguiu diminuir em 9%, neste primeiro semestre, a violência na Grande Natal.

Embora tenha anunciado a queda no índice de criminalidade, a governadora não explicou como a Secretaria de Segurança Pública chegou a este dado. “Esse número é baixo. Precisamos de mais e, para isso, é fundamental que o policial esteja mais equipado, mais estruturado e possa ter mais condições de oferecer segurança nas ruas e, com isso, proteger mais a população”, limitou-se a dizer.

Assassinatos registrados pela Polícia Militar (2011/2012)
Na capital, no período de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2011: 
211
homicídios
Na capital, no período de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2012:
232
homicídios
Crescimento: 9.9%
Na região metropolitana de Natal, no período de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2011:
335
homicídios
Na região metropolitana de Natal, no período de 1º de janeiro a 17 de setembro de 2012:
379 homicídios
Crescimento: 13.1%

Mossoró

O Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep) registrou, de janeiro ao dia 10 deste mês, 93 mortes violentas no município de Mossoró, na região Oeste do estado. De acordo com a Polícia Militar, a maioria dos crimes tem como motivação o envolvimento das vítimas com o tráfico de drogas.

Segundo o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Mossoró, major Correia Lima, nem todas as mortes registradas pelo Itep neste período podem ser consideradas homicídios. "Das 93 vítimas, 61 foram assassinadas, 11 morreram em confronto com a polícia, 6 sofreram lesões corporais e chegaram a óbito posteriormente, 4 faleceram no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, mas eram de outras cidades. E o restante morreu em acidentes de carro", disse o comandante.

Mapa da Violência
No Mapa da Violência 2011, traçado pela Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal - órgão criado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) -, Mossoró contabilizou ao longo do ano passado exatos 169 homicídios. 

O número representa uma taxa de 65,03 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes, quando o aceitável pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de no máximo 10 homicídios para cada grupo de 100 mil pessoas em uma mesma cidade.

De acordo com a PM, o número de homicídios em Mossoró tem reduzido, pois, em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a 10 de setembro), foram registrados 135 crimes de assassinato no município. Contudo, de janeiro a setembro de 2012, a taxa de homicídios no município já é de 35,08 para cada 100 mil habitantes, ou seja, três vezes mais que o valor tolerado pela ONU.

G1RN

Nenhum comentário: