Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ESTADO

Telemedicina atinge a marca de 10 mil exames

O Programa de Telemedicina da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) atingiu, no mês de julho deste ano, o volume de 10.711 exames, gerando 17.859 diagnósticos em cardiologia, destes, 327 foram diagnósticos de infarto. Os exames são feitos em aparelhos de tele-eletrocardiografia digital e transmitidos via telefonia fixa, celular ou internet para que profissionais especializados emitam o diagnóstico.

As oito regiões de saúde do Rio Grande do Norte contam com um total de 238 aparelhos de tele-eletrocardiografia digital de 12 derivações simultâneas, distribuídas nos 167 municípios do Estado.

Como não é possível ter um cardiologista em cada município do Estado, e o eletrocardiograma, geralmente, precisa de um cardiologista para ser interpretado, a Telemedicina é um suporte importante para cobrir locais sem a presença desse profissional.

“Este programa é referenciado pelo SUS e o beneficio maior é da sociedade, que tem garantido o acesso à saúde especializada. Conseguimos atingir os lugares mais remotos do Estado, proporcionando a descentralização da assistência médica”, explicou o Coordenador do Programa de Telemedicina, Carlos Eduardo Costa.
 
Por Assessoria Sesap

Nenhum comentário: