Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ESTADO

Governadora entrega novos veículos, armamentos e equipamentos para Polícia Militar

A governadora Rosalba Ciarlini fará a entrega de novos veículos, armamentos e equipamentos para Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte. A solenidade será nesta sexta-feira (31) no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, às 9h. De lá, as autoridades seguem para a solenidade de abertura da Semana da Pátria.

 A aquisição dos equipamentos faz parte do processo de melhorias na qualidade de prestação do serviço operacional da PM, e foi realizada através de convênio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) com Ministério da Justiça; SENASP/MJ e o do IDEMA. O investimento feito na compra dos veículos, armamentos e equipamentos de proteção foi de R$ 1.344 milhão.

Segundo o Cel. Francisco Araújo, Comandante da Polícia Militar do RN, os equipamentos vão melhorar a proteção individual dos nossos policiais, dando mais confiança ao efetivo para trabalhar em confrontos de rua. “Todo o equipamento já vai para uso imediato logo após a entrega feita pela governadora Rosalba Ciarlini, nosso efetivo já está treinado e apto para utilizar os novos equipamentos. Tanto os policiais que trabalham na região metropolitana como os que atuam na Polícia Ambiental com patrulhamento das praias e APAs serão beneficiados”, declarou o Cel. Araújo.

Serão entregues quatro viaturas Ford Ranger e um veículo para transporte de cães para o Batalhão de Choque BPCHOQUE; 20 motocicletas que serão utilizadas pela ROCAM; seis quadriciclos que irão para a Companhia de Policiamento Ambiental e Turístico; 20 pistolas calibre .40; 20 fuzis carabina MD 97, calibre 5.56; 120 coletes balísticos e 20 capacetes balísticos.

Das novidades para o efetivo estão os capacetes de balística e o veículo para transporte dos cães. “O capacete balístico é um instrumento de trabalho importante que pode garantir a vida dos nossos policiais, até então a Polícia Militar do Rio Grande do Norte não possuía nenhum capacete balístico, o que deixava o policial totalmente desprotegido no caso de um tiro na cabeça. 

Também poderemos transportar os cães do BP Choque de maneira adequada, pois até então não tínhamos um veículo canil apropriado”, afirmou o Comandante da Polícia Militar do RN, o coronel Francisco Araújo.

De acordo com o Cel. Francisco Araújo as novas pistolas e carabinas são mais sofisticadas e automáticas e irão ser direcionadas para equipes de pronta-resposta específicas como a Rocan, BP Choque e Ronda Cidadã. “Esse armamento vai melhorar o nosso nível de resposta em confrontos”, explica o comandante.

Dos 120 coletes à prova de balas que serão entregues à Polícia Militar, 100 são coletes de modelos normalmente utilizados pela PM e fortalecerão o efetivo da Polícia Comunitária e Ronda Cidadã na Zona Norte, já os outros 20 são coletes de nível 3A. “Os novos coletes 3A suportam até tiros de fuzil, e também são equipamentos novos para a realidade da nossa Polícia Militar e serão direcionados para o Batalhão de Choque”, explica o Cel. Araújo.

O Comandante da Polícia Militar também informou que a corporação receberá até o final de 2012 outros equipamentos como: escudos, mais 164 veículos, arsenal de armas não-letais e cinco mil pistolas conseguidas através de parceria com a Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo.

Nenhum comentário: