Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012

Sintest organiza debate entre candidatos a prefeito de Natal

Depois da Band Natal, da Fiern e da Igreja Católica, chegou a vez do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte (Sintest/RN) promover um debate com os candidatos a prefeito de Natal. Nesta terça-feira, às 9h, no auditório da reitoria da Universidade Federal do RN (UFRN), os “prefeitáveis” de Natal vão discutir com transmissão ao vivo pela internet. 

Posteriormente, o encontro será disponibilizado no site Youtube.com, pelo canal do Sintest. Até o momento, já confirmaram presença no debate os candidatos Hermano Morais, do PMDB, Rogério Marinho, do PSDB, Fernando Mineiro, do PT, e Robério Paulino, do PSOL.

Segundo a direção do Sindicato, a intenção é fazer um debate baseado principalmente em perguntas entre os candidatos, com ênfase no aprofundamento das propostas de cada uma para a cidade. 

Além disso, haverá espaço para saudações iniciais, perguntas de outras entidades e considerações finais. Um mediador, que será o jornalista Tulio Lemos, editor e colunista de política d’O Jornal de Hoje, terá o papel de conduzir o debate, de acordo com as regras estabelecidas.

Como a maioria das discussões entre os candidatos, será composta de perguntas feitas entre os prefeitáveis e perguntas feitas por entidades, apenas com a condução do mediador, As perguntas entre candidatos serão feitas tanto a partir de temas pré-definidos sorteados minutos antes das perguntas (conhecidos com antecedência) como de temas livres. As perguntas das entidades serão feitas também a partir dos temas pré-definidos.

A duração prevista do debate é de duas horas, com quatro momentos distintos. No primeiro momento, os três primeiros minutos de cada candidato serão destinados para saudações iniciais. Eles ficarão à vontade para explanar de forma geral como vê a cidade hoje e suas expectativas futuras, caso seja eleito prefeito. A ordem será definida por sorteio minutos antes do início do debate, sendo seguida esta mesma ordem na colocação do candidato à mesa do debate.

Após a saudação inicial, candidato pergunta a candidato. O primeiro candidato a perguntar será definido por sorteio feito pelo mediador durante o debate. O candidato escolhe o outro que irá responder de maneira que todos façam somente uma pergunta e deem apenas uma resposta. 

Nessa lógica, o candidato só poderá perguntar a quem ainda não foi perguntado. Essas perguntas serão feitas a partir dos temas pré-definidos – já disponibilizados anteriormente para conhecimento – e sorteados instantes antes da pergunta pelo mediador.

No segundo momento, serão elaboradas perguntas aos candidatos por representantes das entidades parceiras do Sindicato. O mediador sorteará tanto a entidade a perguntar quanto o candidato a responder, bem como o candidato que irá comentar. As entidades convidadas são Sintsef, Sinasefe, Sindsaúde, Sinai e Sinte.

No terceiro momento, os temas serão livres e candidato pergunta a candidato. O mediador sorteará quem vai perguntar, bem como quem irá responder. No quarto momento, os candidatos farão as considerações finais seguindo a ordem inversa do primeiro momento. 

As considerações finais terão a duração de 3 minutos. O debate será transmitido pelo www.sintestrn.org.br.

portaljh.com.br

Nenhum comentário: