Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 4 de julho de 2012

NATAL 

TRT-RN promove palestra para operários da construção civil sobre acidente de trabalho
O Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte cumpriu, nesta manhã, mais uma etapa do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, com uma palestra no canteiro de obras do edifício Spazio Nautilis, em construção na Av. Abel Cabral, em Nova Parnamirim.
 
Antes de passar a palavra para o palestrante, a Juíza do Trabalho Simone Medeiros Jalil, uma das coordenadoras do programa, agradeceu a participação das empresas Ancona/MRV, responsáveis pela obra e que concordaram em participar dessa ação, mobilizando todos os trabalhadores para uma reflexão sobre essa temática.
 
A juíza ainda destacou a importância de falar sobre a prevenção de acidentes, e revelou que o Brasil é o quarto país no mundo que mais registra a ocorrência de acidentes no ambiente do trabalho. Para mudar essa triste realidade, Simone Jalil destacou que é preciso uma verdadeira parceria entre o poder público, empresas e trabalhadores na busca pela conscientização da importância de se usar corretamente os equipamentos de segurança.
 
O engenheiro de Segurança do Trabalho Dayvid Dantas, do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador – CEREST -, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, falou em seguida para cerca de 200 operários sobre segurança do trabalho com destaque para o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), como o cinto de segurança, capacete, luvas, calçados e o protetor auricular ou “protetor de ouvidos”.
 
Outro ponto abordado por Deyvid foi como o trabalhador vê a questão da segurança do trabalho, que não deve ser compreendida com uma obrigação, e sim uma necessidade para garantir as condições idéias de trabalho. Para ilustrar a palestra, o engenheiro pediu que alguém colocasse o cinto de segurança e mostrou o uso correto desse equipamento, dando dicas importantes. Ele esclareceu também sobre os procedimentos que devem ser adotados pelo trabalhador que sofrer um acidente de trabalho, como procurar imediatamente o técnico de segurança do trabalho para as providências que o caso requer.
 
O engenheiro parabenizou o TRT potiguar pela iniciativa em participar do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e de levar essa discussão para os canteiros de obra, através de um contato direto com os trabalhadores. “Esse tipo de palestra deveria ocorrer com mais freqüência porque desperta para uma reflexão mais profunda sobre essa questão”.
 
Quem também parabenizou o Tribunal foi o gerente de Desenvolvimento Sustentável da Ancona/MRV, Flávio Coelho, que ficou bastante satisfeito com o resultado da palestra: “Tenho certeza que nossos funcionários aprenderam hoje um pouco mais sobre prevenção de acidentes do trabalho, e isso tem que ser cada vez mais estimulado”.
 
Por último, a juíza Simone Jalil ressaltou também o grande interesse por parte dos trabalhadores em participar dessas palestras: “Eles prestam muito atenção em tudo o que é dito. A gente percebe claramente o envolvimento deles com esse assunto, e tudo isso é muito gratificante para nós, que estamos à frente desse programa”, disse.

assessoria

Nenhum comentário: