Memorial às vítimas de Covid

domingo, 22 de julho de 2012

ESPORTES

Renan Barão: primeiro potiguar na final do UFC

 

Chegou a tão esperada hora de ver um atleta potiguar na final do UFC, principal evento de artes marciais do mundo. O lutador responsável por defender o RN e o Brasil é Renan Barão, atleta de 25 anos, natural de Natal, da categoria peso-galo. O adversário é o norte-americano Urijah Faber em combate que acontecerá em Calgary no Canadá. As lutas preliminares do UFC 149 estão previstas para iniciar às 23h deste sábado (21).

O Rio Grande do Norte já tem grande presença no Ultimate, com participantes desde janeiro de 2006, quando o mossoroense Assuério Silva disputou o evento. Desde então, o UFC contratou os potiguares Gleison Tibau e Ronny Markes, bem o cearense radicado em Mossoró, Rony Jason, está no evento. Por isso, a ansiedade é grande para ver um atleta potiguar na grande decisão do UFC.

E Renan Barão tem muito orgulho de levar o nome do Rio Grande do Norte, já que não se desligou da academia natalense Kimura Nova União, em Natal, onde realiza boa parte dos treinamentos. Além disso, Barão segue residindo em Natal quando não está no período de treinamentos.
No mundo das lutas, o lutador ainda é um ilustre desconhecido. A carreira do atleta foi meteórica. A estreia dele em eventos internacionais aconteceu em 2010, quando lutou no World Extreme Cagefighting (WEC), evento que era da mesma empresa que é dona do UFC e foi agregado pelo Ultimate.

Desde então, Barão realizou duas lutas no WEC e três lutas no UFC. Porém, o show apresentado pelo atleta em cada combate fez com a opinião pública desejasse a oportunidade dele na final.

O fenômeno do atleta é tão grande que o próprio Urijah Faber foi quem iniciou uma campanha para enfrentar Barão. Faber iria decidir o título com o campeão da categoria, o norte-americano Dominick Cruz, que se machucou. Daí, o presidente do UFC, Dana White, anunciou que seria realizada uma disputa de um cinturão interino e Faber afirmou que só Renan Barão merecia tal chance. Nas mídias sociais, a campanha foi grande e o Dana confirmou o potiguar na disputa do cinturão.

White dá créditos a Renan Barão e afirma que apenas ele é o maior fenômeno do UFC, já que o recordista de vitórias, com 28 vitórias e apenas uma derrota, na estreia dele no MMA.

“Renan Barão é um fenômeno. É o maior recordista de todo o UFC, por isso, promete uma grande luta com Faber, que já foi campeão de uma categoria acima”, disse White.

Na derrota de Barão, existe uma passagem interessante. Ele perdeu a primeira luta da carreira e o pai dele, que foi lutador, disse que não iria apoiá-lo se fosse para ficar perdendo. Renan aprendeu a lição e nunca mais soube o que é perder.

Fonte: defato.com

Nenhum comentário: