Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 5 de julho de 2012

ASSEMBLIA LEGISLATIVA

Assembleia promove Mutirão da Cidadania para moradores do distrito de Alcaçuz

As vizinhas Delma Dias e Maria Alves Freire, moradoras do distrito de  Alcaçuz, em Nísia Floresta, ambas donas de casa, mais do que um dia diferente, aprenderam um novo ofício:  a fabricar sabonetes artesanais. 

A princípio os produtos serão para seu próprio consumo, mas a ideia é comercializá-los na comunidade para obterem uma renda extra, logo que aprimorarem as técnicas que lhes foram repassadas na oficina, hoje (4), durante o Mutirão da Cidadania, uma ação do AL Cidadã, durante todo o dia na Escola Estadual Ana Duarte, contemplando também as crianças.

Ao visitar o projeto, o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, disse que o AL Cidadã, que já atendeu mais de 200 mil pessoas, é uma iniciativa bastante positiva, que demonstra a solidariedade do parlamento com as comunidades onde ainda existe a carência de alguns serviços. “Nosso projeto está hoje no litoral, mas já chegamos ao sertão também, levando ações de cidadania para os potiguares que mais precisam”, afirmou.

No caso de Alcaçuz, uma visita técnica prévia da equipe do AL Cidadã detectou como maiores demandas, na área da saúde, atendimentos em pediatria e mastologia. E foram as mulheres e crianças a grande prioridade da programação. 

No caso dos pequenos, a pediatra Margareth Vilar constatou um grande número de casos de gastroenterite, com a maioria das crianças apresentando um quadro de diarreia. Segundo a médica, o problema pode ser devido ao fato da população ainda não ter o hábito de tomar água fervida ou mineral, se agravando com a renovação da água com as chuvas.

Lazer e saúde

Outro foco das ações em saúde foram a prevenção ao diabetes e hipertensão e a orientação em saúde bucal para o público infantil. 

Com as férias escolares, o Mutirão da Cidadania não esqueceu o lazer e as crianças, além das dicas sobre como se livrar das cáries, ganharam um dia inteiro de brincadeiras com os animadores e também receberam o kit com cartilhas educativas e lápis de cor, com direito a sorteio de brindes.

Os jovens também não foram esquecidos. E a ALRN também levou para o distrito de Alcaçuz uma oficina do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd), que atualmente tem mais de 30 mil alunos, em 46 cidades do RN e já formou mais de 300 mil.

Nenhum comentário: