Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 15 de junho de 2012

ECONOMIA

Atividade econômica do país cresceu 0,22% de março para abril

A atividade econômica do país registrou o crescimento de 0,22% em abril, na comparação com o mês anterior. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), ajustado para o período, divulgado hoje (15).
Esses dados do IBC-Br na comparação com o mês anterior têm alternado crescimento e queda. Em janeiro, na comparação com dezembro, houve queda de 0,38%. Em fevereiro, houve alta de 0,56% e em março queda (0,61%), segundo os números revisados divulgados hoje. 

Em relação a abril do ano passado, houve uma redução de 0,02% (sem ajustes). Essa é a primeira queda nesse tipo de comparação desde setembro de 2009, quando o índice recuou 1,79% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Nessa época teve início a crise financeira internacional, com a quebra do banco norte-americano Lehman Brothers.

No primeiro quadrimestre deste ano ante igual período do ano passado, o crescimento foi 0,78%, no caso do índice sem ajustes, considerado o mais adequado pelos economistas para esse tipo de comparação. Em 12 meses encerrados em abril, o IBC-Br, sem ajustes, registrou alta de 1,65%. 

O IBC-Br é uma forma de avaliar e antecipar como está a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível da atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária. 

O acompanhamento do índice é considerado importante pelo BC para que haja maior compreensão da atividade econômica e contribui para as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a taxa básica de juros, a Selic. O Copom tem reduzido a taxa básica como uma forma de estimular a atividade econômica brasileira, que enfrenta efeitos da crise econômica internacional.

Atualmente a Selic está em 8,5% ao ano, o menor nível desde que a atual política monetária foi adotada, no início de 1999.

Nenhum comentário: