Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 26 de junho de 2012

CURIOSIDADE

DNA faz a mulher viver mais do que o homem

As mulheres vivem mais do que os homens. No mundo, em média 4 anos e 8 meses a mais. E, no Brasil, a diferença é ainda maior - 7 anos a favor das mulheres. Os cientistas sempre recorreram a explicações comportamentais: os homens bebem e fumam mais, vão menos ao médico, sofrem mais homicídio etc. É verdade. Mas o fator determinante pode ser outro: o DNA. 

Usando técnicas de manipulação genética, cientistas de duas universidades japonesas criaram ratos bimaternais, ou seja, que tinham duas mães e nenhum DNA masculino. 

Incrivelmente, esses animais tiveram a longevidade estendida em 30%: viveram em média 186 dias a mais do que os ratos normais. "Nós achamos que isso se deva à supressão de um gene chamado Rasgrf1, que os animais normalmente herdam do pai", afirma o biólogo Tomohiro Kono, da Universidade de Agricultura de Tóquio. 

Kono e sua equipe são líderes mundiais nas pesquisas sobre DNA dos sexos: foram eles que criaram, em 2004, a técnica que permite gerar descendentes entre duas fêmeas de rato, sem a necessidade de um macho. 

 "Os resultados sugerem que o esperma tem um efeito negativo na longevidade de mamíferos", conclui o novo estudo, que foi publicado no jornal científico Human Reproduction (principal publicação especializada no assunto). 

A influência do DNA nas diferenças de longevidade entre os sexos também poderia ajudar a explicar outro fato: entre as pessoas que conseguem ultrapassar a barreira de 110 anos de idade, 96% são mulheres.

Nenhum comentário: