Memorial às vítimas de Covid

domingo, 4 de março de 2012

CULTURA

Seara inicia campanha para o Arca das Letras
 
 Com o objetivo de arrecadar livros para serem doados a bibliotecas rurais do estado, o Governo do RN, através da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA), lançou na sexta-feira (2), Campanha de Doação de Livros "Amigos da Arca". "Em muitas comunidades não chega internet, não chega TV, não chega jornal, mas chega o livro, que é responsável por levar informação ao homem do campo", afirmou o secretário da Seara, Rodrigo Fernandes, comemorando o fato de a campanha já ter recebido em seu primeiro dia quase 20 mil livros.

Até 2 de abril, a população de Natal e Parnamirim pode doar livros - didáticos, infantis, literários - que estejam em bom estado de conservação. O material será distribuído nas comunidades onde já existe uma Biblioteca Rural e que se encontra com acervo reduzido e ultrapassado, necessitando de livros atualizados e diversificados, ou seja, revitalizando o acervo e dando oportunidades de leitura ao homem do campo e a toda sua família. "Se você tem um livro em casa, traga, porque estará fazendo um bem a pessoas que precisam estudar, a jovens que farão vestibular neste ano, por exemplo", disse o secretário Rodrigo Fernandes.

A iniciativa da campanha "Amigos da Arca" está inserida no Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Atualmente, oito dos 10 municípios do Alto Oeste selecionados para integrar o plano RN Sem Miséria fazem parte do programa: Coronel João Pessoa; Doutor Severiano; Encanto; Luis Gomes; Marcelino Vieira; Paraná; Portalegre e Riacho da Cruz. Ao todo, foram implantadas 20 arcas nessas cidades, beneficiando 898 famílias.

Representando a governadora Rosalba Ciarlini durante a solenidade, a secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, disse que "o livro tem a obrigação de ser bem tratado, já que ele transfere conhecimento", lembrando que trazia consigo a disposição da governadora para abraçar essa causa. 

Em um ato simbólico, a secretária Betânia Ramalho entregou ao secretário Rodrigo Fernandes um kit contendo livros, que vão se juntar às doações já recebidas pela campanha. "Não há construção da história de um homem, de uma mulher, de um jovem, se ele não tiver a habilidade da leitura", reforçou a secretária.

A solenidade - que contou ainda com a presença dos secretários de Estado Gilberto Jales (Semarh) e José Airton (Tributação), deputado estadual Hermano Morais, representantes de instituições parceiras, prefeitos dos municípios e comunidades beneficiadas - foi encerrada com a apresentação do Balé de Cultura Popular Governador Mário Covas.

Fonte: Defato.com

Nenhum comentário: