Memorial às vítimas de Covid

domingo, 4 de março de 2012

ALTO DO RODRIGUES

Aniversariante do dia: Graciliano Sena


"Estou ficando mais velho e com mais vontade de ajudar"

Essa foi a frase dita pelo aniversariante de hoje, o ex-vereador Graciliano Sena à nossa produção. No alto de seus 47 anos, segundo filho (de dez irmãos) do casal João Batista Sena e dona Chiquita.

Graciliano sempre foi político, notou isso desde jovem, quando participava dos encontros da igreja, em um tempo onde a igreja era apartidária e se criava mobilizações para envolver a juventude, principalmente nas questões sociais.

Graciliano lembra bem que na gestão em que Lavôsier foi governador do estado e estava para visitar o município, o jovem sonhador, terminou os afazeres do cartório rapidamente, para pedir ao governador água encanada para as melhorar a saúde das crianças, ano em que era celebrado pela ONU, o ano das crianças.

A partir daí, Graciliano Sena despontou como um forte candidato nas eleições de 87. Concorreu pelo partido PMDB, venceu às eleições com pouco mais de 314 votos e, como legislador e fiscalizador acreditava que poderia fazer o que pensava. 

Como vereador, Graciliano Sena tem muito do que se orgulhar, dos seus ideiais sugiram propostas e Leis aprovadas que beneficiaram à população. Foi de Graciliano, a iniciativa de tornar gratuidade, passagens para os estudantes da rede municipal que se deslocavam para outras cidades. 

Fazendo um breve retrospecto, Graciliano vê que as lutas de hoje, já eram anseios da juventude antigamente e algumas se tornaram projeto do então vereador. Capacitação, educação como ferramenta de crescimento profissional, cooperativismo, foram solicitações do então vereador.

Algo lhe deixou triste na política: O sentimento de alguns gestores em prometer e não cumprir quando chega ao poder. Para Graciliano, os gestores precisam avançar nesse aspecto, pois as pessoas depositam confiança e querem um município mais desenvolvido. "As pessoas tem se decepcionado com os políticos, pela falta de compromisso", apontou.

Como vereador e segundo secretário da Casa Legislativa altorodriguense, Graciliano Sena, participou da criação da Lei Orgânica do Município, juntamente com os colegas da época, Olegário (presidente da Câmara), Chicola (in memorian), João Batista de Melo Filho (Branco de João Pequeno), Giovani Justino, Cabral, Mê, Almir Siqueira e Antonio José.

Mesmo morando na capital do estado, Graciliano Sena, sempre que pode, visita o município e tem procurado, na medida do possível, ajudar as pessoas, já que trabalha na área da saúde.

O presente ideal para Graciliano é ter muita paz, saúde e felicidade, mas acredita que a globalização é uma ótima oportunidade para ganhar conhecimento, coisa que era difícil na época da sua juventude. "Hoje as pessoas tem a oportunidade de crescer profissionalmente rapidamente,  pois tem acesso à informação, que é primordial nos dias atuais", acredita.

Graciliano casou-se com Dôra (vereadora) no ano de 1986 e tem dois filhos, João Eugênio e Pedro Sena.
Desejamos toda sorte para este grande homem que gosta de ajudar as pessoas do município.

Nenhum comentário: