Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

 BRASIL 

Venda de veículos importados em 2011 aumenta 87%

O número de veículos importados emplacados no país em 2011 aumentou 87,4% em relação a 2010. Segundo balanço divulgado hoje (11) pela Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), em 2011, foram comercializadas 199.366 unidades contra 106.360 no ano anterior. A participação dos veículos importados no mercado nacional foi de 5,82%.
Os dados mostram ainda que, em dezembro do ano passado, na comparação com novembro, houve crescimento de 26,8%, com a venda de 19.151 unidades contra 15.098. Na comparação com o mês de dezembro de 2010, quando foram emplacadas 13.487 unidades, houve alta de 42%.

De acordo com o presidente da Abeiva, José Luiz Gandini, é muito cedo para fazer projeções para 2012, mas na sua avaliação, o mercado dos importados deve cair em torno de 20%. Segundo ele, será melhor avaliar o desempenho do setor em fevereiro ou março, já que em janeiro muitos dos consumidores estão em período de férias e, por isso, deixam de comprar carro.

Só a partir do terceiro mês do ano, pelos cálculos de Gandini, as concessionárias de importados terão uma ideia de como o aumento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre os produtos não nacionalizados refletirá nas vendas.
  

índice que reajusta aluguel fica estável na primeira prévia de janeiro, diz FGV

De acordo com os dados divulgados hoje (11) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), responsável por 60% do IGP-M, variou -0,23% no período. Um mês antes, o IPA havia registrado -0,16%. O movimento foi influenciado pelos alimentos processados, cuja taxa passou de 1,56% para -0,94%; bovinos (de 3,06% para -3,15%), minério de ferro (de -4,09% para -5,88%) e aves (de 1,69% para -0,30%).

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do IGP-M, teve alta neste levantamento, ao passar de 0,33% para 0,56%. Três das sete classes de despesa registraram acréscimo em suas taxas de variação. O principal destaque foi o grupo alimentação (de 0,20% para 1,33%), com a contribuição de hortaliças e legumes (de -7,44% para 6,30%).

Também ficaram mais caros no período os transportes (de 0,26% para 0,33%), principalmente tarifa de táxi (0,00% para 3,41%); e saúde e cuidados pessoais (de 0,41% para 0,47%), pressionado pelos medicamentos em geral (de -0,39% para -0,02%).

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que representa 10% da taxa global, diminuiu o ritmo de elevação e registrou, na primeira prévia de janeiro, taxa de 0,10%, mais baixa do que a de um mês antes (0,71%). Subiram com menos intensidade os gastos com materiais, equipamentos e serviços (de 0,23% para 0,19%). 

Já os custos da mão de obra não apresentaram variação no período, depois de ter aumentado 1,19% no mês anterior.

Para calcular a primeira prévia de janeiro do IGP-M, foram coletados preços entre 21 e 31 de dezembro.

Turismo vai formar voluntários para Copa e Olimpíadas no Brasil

A Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 são os objetivos de um curso de Turismo e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento a ser ministrado pela Organização Mundial de Turismo (OMT) no Brasil e que o ministro do Turismo, Gastão Vieira, vai negociar, na próxima semana, em Madri, com o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.
 
De acordo com o Ministério do Turismo, a iniciativa servirá para aumentar o voluntariado brasileiro da OMT, que se encarregará de preparar multiplicadores aptos a recrutar, formar e selecionar voluntários locais para atuar nos dois eventos esportivos.


O curso, que terá enfoque especial na organização e gestão de impactos de megaeventos esportivos, será dirigido a jovens maiores de 20 anos de idade que queiram participar de projetos de cooperação internacional ligados ao turismo.


Segundo o ministro Gastão Vieira, além de projetar-se internacionalmente no mercado competitivo do turismo, de revitalizar a economia, gerar incentivos para investimento e impulsionar a geração de empregos, o Brasil vai avançar expressivamente em desenvolvimento social com a Copa do Mundo de 2014.


Segundo a OMT, o turismo nas Américas cresceu 6% no primeiro semestre de 2011, índice acima da média mundial. No mesmo período, o Brasil avançou 5%, com grande peso do desenvolvimento verificado nas 12 cidades-sede da Copa (Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Cuiabá, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus), impulsionado pelo turismo doméstico.


Elas representam para o turismo mais de 70% da movimentação financeira gerada pelo setor no país, segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas (Depes) do Ministério do Turismo. 

Além disso, somam mais de 60 milhões de habitante (32% da população brasileira), são responsáveis por quase 43% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional e dez entre elas estão entre as mais populosas do país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Anvisa vai fiscalizar fábricas de próteses mamárias com licença para vender no Brasil


Até o final de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer inspecionar todas as fábricas com registro para vender próteses mamárias no Brasil.
No total, 17 fábricas têm autorização para vender suas marcas de implantes de seio no Brasil. Dessas, três já receberam a visita dos técnicos da agência reguladora, sendo duas nacionais e uma fora do país. Nas próximas semanas, a agência quer visitar 14 fábricas.

“Vai ser feita uma força tarefa e já estamos elaborando um cronograma”, disse o diretor-presidente da agência reguladora, Dirceu Barbano.

Desde 2009, o registro passou a ser concedido ou renovado somente após a inspeção, quando os técnicos da agência reguladora avaliam o método de produção e a matéria-prima usada na fabricação dos produtos. 

Acusadas de vender implantes com silicone adulterado, as fábricas da francesa Poly Implant Prothese (PIP) e da holandesa Rofil não passaram pela inspeção da Anvisa, pois o registro foi concedido antes desse ano.

Para Dirceu Barbano, a Anvisa não falhou ao autorizar a venda das marcas no Brasil, já que as empresas cometeram uma “fraude”, ao usar silicone industrial, material não indicado para esses produtos. “Agora não se registra e nem se renova sem a inspeção”. O registro vale por cinco anos.


Odebrecht cresce no exterior com seu maior contrato nos Emirados Árabes


A gigante brasileira Odebrecht fechou com a companhia de saneamento de Abu Dhabi seu maior contrato individual para uma obra nos Emirados Árabes Unidos, onde mantém uma operação há oito anos. 

O contrato, de US$ 362 milhões, prevê que a companhia fique responsável por parte de um novo projeto de saneamento que atenderá cerca de 15 milhões de consumidores e será construído a até 100 metros de profundidade.

Antes de conseguir o contrato de saneamento, que foi assinado nos últimos dias de 2011, a maior obra já feita pela empresa brasileira no emirado havia sido a construção da segunda pista do aeroporto internacional de Abu Dhabi, realizada em parceria com empreiteiras estrangeiras, e que rendeu US$ 285 milhões à companhia.

Sisu recebe quase 3 milhões de inscrições

Os estudantes que prestaram o Enem de 2011 têm até as 23h59 desta quinta-feira, 12, para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São oferecidas 108.552 vagas em 95 instituições públicas de ensino superior, que serão preenchidas a partir das notas dos candidatos no exame. 

Até as 18h desta quarta-feira, o sistema registrou 2,9 milhões de inscrições de 1,5 milhão de participantes – cada candidato pode escolher até dois cursos. O Rio de Janeiro é o Estado com o maior número de inscrições até o momento: 343 mil. Em seguida vêm Minas Gerais (317 mil), São Paulo (249 mil), Ceará (214 mil) e Rio Grande do Sul (201 mil).

Podem concorrer às cadeiras os estudantes que fizeram o Enem em 2011 e obtiveram nota diferente de zero na redação.
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que serve como referência para reajustes em contratos de aluguel, abriu o ano com leve queda e registrou taxa de -0,01% na primeira prévia de janeiro. 
O resultado ficou abaixo do registrado no mesmo período de dezembro, quando a taxa de variação ficou em 0,04%.

Nenhum comentário: