Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

TRAGÉDIA INTERNACIONAL

Navio de cruzeiro afunda na Itália; mais de 4.000 passageiros são retirados


Cerca de 4.200 passageiros foram retirados às pressas de um transatlântico que navegava na costa da Itália na noite desta sexta-feira, depois que a embarcação encalhou e começou a afundar, segundo informações da imprensa italiana. 

"Os passageiros não correm perigo, uma missão de resgate está em andamento", informou a Guarda Costeira italiana no porto Isola del Giglio, ao sul da Toscana, enquanto os passageiros eram retirados em botes salva-vidas do navio de cruzeiro Costa Concordia. 

Segundo a agência de notícias France Presse, o navio teria encalhado em um banco de areia, o que causou a abertura de uma rachadura na estrutura, deixando a embarcação inclinada. Pouco depois, 4.231 passageiros foram levados à ilha de Giglio. 

Equipes da Guarda Costeira e de resgate participaram da operação de retirada de todos que estavam a bordo. 

A empresa responsável pelo navio, baseada em Gênova, indicou que a retirada "estava quase terminada" e destacou que "até o momento não é possível definir as causas do problema. 

O "Costa Concordia" zarpou do porto de Civitavecchia e se dirigia à Savona para uma viagem de uma semana pelo Mediterrâneo. 

O prefeito de Giglio, Sergio Ortelli, disse que iniciou preparativos para receber as milhares de pessoas na ilha. 

Luciano Castro, que testemunhou o acidente, disse que os passageiros "estavam jantando quando acabou a luz, sentiram uma batida e caíram no chão". 

Quando voltou a luz, o comandante da embarcação anunciou avarias no gerador de energia e garantiu um conserto rápido, mas alguns dos passageiros perceberam que o barco começava a se inclinar de lado. 

De acordo com o relato, a tripulação então chamou a todas pessoas a bordo para que vestissem coletes salva-vidas. Minutos depois os passageiros ouviram sete alarmes curtos e um longo, determinando que deixassem o navio imediatamente. 

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário: