Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MUNDO

SOPA / PIPA: Os protestos funcionaram?

Sites que organizaram ações contrárias aos atos legislativos divulgam números resultantes de seus protestos

Ontem, 19 de janeiro, diversos sites paralisaram suas operações como uma forma de protesto aos projetos de Lei dos Estados Unidos - SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect IP Act). Mais além, grandes sites que não fecharam seus acessos divulgaram mensagens e petições contrárias às leis.

Hoje, 20 de janeiro, os sites em questão já normalizaram suas atividades, e divulgaram os números resultantes de seus protestos: de acordo com a Wikipedia, mais de 162 milhões de pessoas viram a mensagem publicada em sua página oficial, enquanto 4,5 milhões de pessoas assinaram diversas petições online contra os atos legislativos. Mais além, 18 senadores retiraram o apoio previamente conferido ao PIPA e ao SOPA.

Enquanto a associação comercial dos estúdios de cinema - MPAA - disse que os protestos estariam transformando internautas em "peões corporativos", o jornal New York Times chamou a onda de protestos de "revolução política da indústria digital".

As empresas dependentes do tráfego de informações da internet para sobreviver, como Google, Facebook e Wikipedia, argumentam que os projetos aumentam o poder de censura do governo, além de estendê-lo às empresas privadas, o que, segundo eles, minaria a liberdade de expressão e o conceito de neutralidade da rede.

Nenhum comentário: