Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

 BRASIL 

Morador cria jornal em comunidade carioca pacificada


Após a ocupação do Complexo do Alemão - conjunto de 13 favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro - vários negócios que se mantinham na informalidade passaram a crescer e a ganhar espaço dentro da comunidade. 

O dono de jornal informativo de bairro André Luis Ramos é um dos novos empreendedores individuais que apostaram no crescimento. Com apoio do Sebrae no Rio de Janeiro, ele formalizou sua atividade e sonha com novas conquistas.

O Plantador Fiel, informativo de André Luís Ramos, de 24 anos, começou a circular gratuitamente no Complexo do Alemão após a pacificação, com tiragem entre 5 mil e 8 mil exemplares. O jovem é hoje empresário ocupado e acumula diversas funções na edição do jornal de 12 páginas, como coordenação e venda de anúncios. 

André tem uma história como a de muitos outros em situação de risco social. Ex-morador de rua, ex-empregado do tráfico e ex-presidiário, apostou na qualificação e conseguiu melhorar sua condição de vida.

“É fácil se envolver com o crime. A sorte é que não fui preso, senão, acho que já estaria morto”, relata. André foi parar no Instituto Padre Severino, centro de reclusão para menores infratores, onde ficou dos 15 aos 17 anos. 

Lá aprendeu a dominar programas de edição de imagem e diagramação. Pela primeira vez, vislumbrou um futuro promissor. Mas a ideia só começou a se concretizar com a pacificação do complexo.

A atuação formal permitiu uma parceria com uma gráfica que, em troca de anúncios, cedeu o escritório onde André montou o local de trabalho. Os empresários planejam somar esforços para incrementar os negócios. “Só com esse novo mercado o faturamento aumentou cerca de 20%”, avalia Anderson Fragoso, dono da gráfica.

Nenhum comentário: