Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

IPANGUAÇU

Prefeitura já abriu as matrículas para as escolas da rede municipal

As escolas da rede municipal de Ipanguaçu já estão com as matriculas abertas. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que as escolas municipais, que tiveram mais de 2400 alunos matriculados no ano passado, possam receber neste ano mais de 3 mil alunos. As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também estão abertas.

As matrículas estão sendo realizadas no período da manhã e tarde, nas próprias escolas. As aulas estão previstas para terem inicio no inicio de março. “É determinação do prefeito Leonardo Oliveira que nenhuma criança fique fora da escola em Ipanguaçu. Os pais devem matriculá-las o mais próximo possível dos locais onde residem e faremos o possível para atender a demanda com qualidade, mantendo o padrão que rendeu prêmios nacionais à nossa educação no ano passado”, destaca a secretária municipal de Educação, Jeane Dantas.

De acordo com Jeane Dantas, das dez escolas da rede municipal, apenas duas ainda estão realizando atividades referentes ao ano letivo de 2011, por conta das enxurradas que atingiram Ipanguaçu no primeiro semestre de 2011: são elas, a Escola Francisco Targino Nobre, na comunidade de Língua de Vaca, e a Escola Adalberto Nobre de Siqueira, na comunidade de Tabuleiro Alto. A previsão é que todas essas atividades se encerrem até o próximo dia 25 de janeiro. “As outras escolas que foram paralisadas pelas enxurradas conseguiram realizar os 200 dias de aulas letivos, algumas realizando atividades durante os sábados”, explica Jeane Dantas.

Eleições diretas para diretores

Neste ano de 2012, os diretores das escolas municipais de Ipanguaçu vão ser eleitos de forma direta. Segundo a secretária de Educação Jeane Dantas, as eleições serão realizadas em todas as unidades de educação em que o total de alunos seja igual ou superior a 101 (cento e um) alunos, gradualmente.


Agricultores aderem ao garantia safra

Os agricultores rurais de Ipanguaçu aderiram ao Garantia Safra, uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para agricultores majoritariamente do Semiárido, que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Jaíres Azevedo, o Garantia Safra busca melhorar das condições de convivência dos agricultores com o meio em que vivem, além de viabilizar a introdução de novas tecnologias, lavouras e espécies animais adaptadas às condições locais, capacitando, profissionalizando, estimulando ao associativismo, ao cooperativismo e a ampliação do acesso dos agricultores familiares ao crédito rural.

“Esta é uma ação muito importante em prol dos trabalhadores rurais do nosso município. É uma parceria que tem um alcance social muito grande. O ideal é que ninguém precise usar e todos produzam bem e ganhem dinheiro, mas, se ocorrerem cheias e houver a perda da produção, os nossos produtores não vão ficar no prejuízo" destaca o secretário.

Em Ipanguaçu, 313 produtores rurais aderiram ao Garantia Safra, e estão protegidos contra perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o semiárido. A indenização é paga diretamente pelo governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário: