Memorial às vítimas de Covid

sábado, 23 de julho de 2011

 REFLEXÃO

As drogas e a morte de Amy Winehouse

Queria entender uma coisa, sinceramente: o que a morte de Amy Winehouse tem a ver com a descriminalização das drogas? Dizendo melhor: a morte de um dependente químico por overdose é argumento válido contra a descriminalização das drogas?

Quem interliga os dois pontos comete o pecado de construir um argumento muito frágil. Afinal, só para começo de conversa, Amy não vivia em um lugar em que o comércio de drogas fosse legal. Ou seja, ela morreu de overdose em um contexto em que as drogas são ilícitas. A culpa de ter se tornado dependente e ter vindo a falecer não pode, com honestidade intelectual, ser vinculada a quem promove uma Marcha da Maconha, por exemplo.

Quando se fala em descriminalizar as drogas está se pensando em política de redução de danos porque se tem clareza do que mortes por droga apontam com clareza: drogas não são questão de polícia, mas de saúde. Descriminalizar as drogas anda de par com uma política de conscientização de riscos, estímulo a recuperação de dependentes, enfim, um amplo espectro de políticas de saúde pública tendo esse público como alvo. Com ou sem descriminalização as cracolândias existirão. E não chegarão ao fim por repressão policial. Exemplo de política de saúde eficiente pode ser dado pelos CAPS AD e pelos consultórios de rua.

A dificuldade para a descriminalização das drogas avance em países como o nosso não são morais, políticos ou policiais. São financeiros. O tráfico de drogas é um dos negócios mais rentáveis do mundo, andando ao lado do tráfico de armas. Existem muitos interesses econômicos em jogo que se colocariam em risco com uma postura assim. Quem fatura no tráfico não é o gerente de um morro carioca. O dinheiro irriga contas em volumes muito maiores e muito acima dos morros do Rio ou das vielas de Felipe Camarão e Mãe Luiza.

O modo de funcionamento do negócio tráfico de drogas e crime organizado foi mostrado de uma maneira simplificada mas real em Tropa de Elite 2. Se no primeiro filme, Nascimento e os espectadores tinham uma noção inocente de que o consumidor de drogas é o principal - se não único - financiador do tráfico e do crime organizado, Tropa 2 deixa claro que o Sistema é muito maior.

Beira a inocência associar o consumidor de drogas, as marchas pela sua legalização à morte de Amy Winehouse - ou de qualquer outro dependente. Inclusive porque soa como se gente, tal qual meu pai, não morresse por sua dependência de drogas lícitas como o álcool, ou o cigarro.
 
Por Daniel Dantas.
 SAÚDE

Por falta de reagentes, Ministério da Saúde limita exames de carga viral em pacientes com aids

O Ministério da Saúde decidiu limitar os exames de carga viral em pessoas com aids por causa da falta de reagentes usados no teste que checa a quantidade do vírus HIV no sangue e acompanha a eficácia do tratamento.

O baixo estoque de reagentes é resultado da paralisação de uma licitação feita pelo ministério para comprar testes mais modernos e rápidos. O processo foi contestado várias vezes por empresas participantes.
Em nota técnica, o ministério orienta as secretarias estaduais de Saúde a dar prioridade aos testes em gestantes e crianças de até 4 anos infectadas. De acordo com o diretor do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, o infectologista Dirceu Greco, os dois grupos são considerados prioritários porque a carga viral interfere no parto e no tratamento precoce das crianças..

No caso dos pacientes em tratamento, com carga viral estável ou com exame marcado, a recomendação é colher e congelar as amostras de sangue para que sejam testadas quando o fornecimento estiver normalizado. A previsão de Greco é que os exames atrasem em um ou dois meses. Segundo ele, isso não deve atrapalhar o tratamento, mas é um transtorno para os pacientes.

“Tecnicamente, o tratamento não deve ter prejuízo”, assinalou o infectologista. “Do ponto de vista individual, é realmente um transtorno [para o paciente].” Alguns laboratórios públicos já estão armazenando as amostras, acrescentou, sem informar em quais estado isso já está ocorrendo. No país, 80 instituições fazem o exame da carga viral do HIV.

Para regularizar o fornecimento, o governo federal fez uma compra emergencial dos reagentes usados para abastecer os laboratórios por seis meses. A expectativa, segundo Greco, é que os kits importados cheguem na primeira semana de agosto. Anualmente são feitos 70 mil exames de carga viral – em média dois por paciente – no país.

Reinauguração Forró da Lamparina

 LUTO NA MÚSICA

Morre em Londres a cantora Amy Winehouse






RIO - Morreu neste sábado, em Londres, aos 27 anos, a cantora inglesa Amy Winehouse. Segundo o canal de TV "Sky News", Amy foi encontrada morta pela polícia em seu flat em Camden Town, na capital inglesa. Ainda não se sabe a causa. Winehouse, que vinha lutando contra o vício em álcool e drogas ao longo de sua carreira, alcançou a fama em 2006 com o single de sucesso "Rehab" e venceu quatro Grammys em 2008, incluindo artista revelação e álbum do ano.

Em janeiro deste ano, Amy Winehouse fez uma série de cinco shows no Brasil. Ela fez duas apresentações no Rio, e outras em São Paulo, Florianópolis e Recife. Sua performance cambaleante, mas carismática, nos palcos brasileiros dividiu opiniões.

Há um mês, ela anunciou o cancelamento de toda a sua turnê europeia, após uma apresentação desastrosa na Sérvia. "Amy Winehouse está se retirando de todas as apresentações programadas", disse um porta-voz da cantora em junho. Em maio, ela passou sua última temporada em uma clínica de reabilitação.

A turnê iniciada em 2011 no Brasil era a primeira da cantora desde 2008, quando seus problemas com as drogas ficaram mais frequentes. Segundo tabloides ingleses, nesse tempo Amy teria torrado quase toda a sua fortuna, avaliada em 10 milhões de euros, com festas, drogas, processos judiciais e uma longa temporada em hoteis de luxo no Caribe, em 2009.


Biografia

Amy Winehouse nasceu em Londres a 14 de setembro de 1983, filha da farmacêutica Janis e do motorista de táxi Mitch. O casal já tinha um filho, Alex. Quando o casal se separou, os dois foram morar com a mãe no bairro de Southgate, conhecido por ser sede da clínica Priory, a favorita das celebridades que desejam se livrar de vícios indesejáveis. O pai a definiu como "muito cheia de vontades sem ser mal comportada". Aos 12 anos, ela conseguiu ingressar na Escola de teatro Sylvia Young, mas foi expulsa por mau comportamento, incluindo por colocar piercing no nariz. Seu próximo caminho foi a música, que lhe abriu as portas aos 16 anos através de um contrato de empresariamento com Simon Fuller, criador do programa "American Idol", que desembocou num contrato de gravação com a Island Records.

Em outubro de 2003 saiu seu disco de estréia, "Frank", com forte influência de jazz, que chegou a platina no Reino Unido e lhe valeu o prêmio Ivor Novello de melhor canção contemporânea pelo single "Stronger than me".

Amy conheceu seu agora ex-marido, Blake Fielder-Civil, um assistente na produção de videoclipes e os dois se entregaram a um romance tempestuoso, com muitas interrupções provocadas pela mútua natureza beligerante. Num desses períodos ela compôs as músicas de "Back to black", o álbum que a tornaria uma estrela em todo o mundo ocidental.
Fonte: globo.com

Amy Winehouse - Back To Black

Mega-brega

 CARNAUBAIS

PSB renova quadros numa noite bastante participativa

O presidente Municipal do PSB, prefeito Luizinho Cavalcante convocou aliados politicos pra entregar oficialmente a sede do Partido aos seus filiados, compôs a mesa com 10 siglas que formam o arco de aliança com o governismo municipal.
 

A abertura do evento foi feita por Felipe Fernandes, coordenador da Juventude Socialista no municipio, dando boas vindas aos presentes e conclamando o segmento a se engajar no processo de luta pelo projeto de reeleição do atual gestor.


 
Em seguida usou a palavra o presidente do legislativo Batista de Dioclécio, representando os demais vereadores da sigla e os colegas que participam do mesmo compromisso de continuidade administrativa.


 
O ex-vereador Dioclécio Soares representou as filiações da noitada: saudando o supermecardista Antônio Bozó, Miraneide ativista do MST, Hélio Pessoa que juntamente com ele vieram reforçar a sigla dirigida por Luizinho.

Finalizou o evento O prefeito Luizinho Cavalcante, abonando ficha dos novos filiados e pronunciando um emocional discurso, elecando as dificuldades superadas,. realizações executadas e alternativas futuras.


 IPANGUAÇU

Prefeitura convoca população para discutir a saúde pública no município

Debater com a sociedade formas de melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. Esse é o objetivo da 3ª Conferência Municipal de Saúde que será realizada em Ipanguaçu na próxima segunda-feira (25), iniciativa da Prefeitura de Ipanguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A conferência acontecerá na Câmara de Vereadores, a partir das 08:30 da manhã, e tem como eixo: “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”.

Segundo a secretária de Saúde de Ipanguaçu, Sumaira Fonseca, a conferência é uma forma participativa e democrática de pensar a saúde no município. “Esperamos que a população participe deste debate, que busca melhorar os serviços do SUS no nosso município. A opinião dos usuários é fundamental”, frisou Sumaira.

As conferências de saúde se reúnem a cada período de – no máximo - 04 anos, com a representação de vários segmentos da sociedade, incluindo usuários, trabalhadores e gestores. Na conferência é discutida a situação de saúde e são definidas as diretrizes para a formulação das políticas de saúde no nível correspondente.
 BRASIL

"Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus", diz Lula

Na Bahia, Lula discursou e fez a sua interpretação sobre uma passagem bíblica:

- Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu.
O rico já está no céu, aqui. Porque um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu.
 
Agora o coitado que levanta de manhã, de sol a sol, no cabo de uma enxada, não tem uma maquininha para trabalhar, tem que cavar cada covinha, colocar lá e pisar com pé, depois não tem água para irrigar, quando ele colhe não tem preço.
 
Esse vai pro inferno - discursou, para delírio das cerca de mil pessoas que lotavam o auditório de um hotel de Salvador, onde foi realizado o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar da Bahia 2011/2012
 ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Presidente participa de reunião entre agentes e Governo
 
Ricardo Motta, Paulo de Tarde e agentes.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, participou de reunião, no final da tarde desta sexta-feira, 22, entre os representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários e os secretários do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes e da Justiça, Thiago Cortêz.

A vice-presidente do Sindicato, Vilma Batista, entregou uma cópia de relatório feito sobre o sistema penitenciário do Rio Grande do Norte e de uma pauta de reivindicações. Também participou do encontro a deputada estadual Gesane Marinho.

Na abertura da reunião, o deputado Ricardo Motta destacou a compreensão da categoria que, um reconhecimento ao momento de dificuldade financeira pelo qual passa o Governo do Estado, decidiu negociar sem fazer greve.
“Eu destaco a compreensão da categoria em não entrar em greve. Não tenho dúvida de que essa boa vontade será reconhecida pela Assembleia Legislativa e pelo Governo do Estado”, afirmou.

“A categoria optou por não fazer greve. Nós estamos dando condições ao Governo do Estado e queremos uma contrapartida do Governo, após resolvida essa questão financeira. Nós não queremos confronto, nós queremos construir juntos”, afirmou a vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários.
 
Ficou estabelecido entre os secretários Paulo de Tarso Fernandes, Thiago Cortêz e os representantes do Sindicato a criação imediata de uma comissão para fazer um re-estudo do projeto que estabelece o Plano de Cargos dos Agentes Penitenciários, o envio de uma mensagem para reajuste do salário da categoria, após estudo a ser feito pela área financeira do Executivo, nomeação de 12 novos agentes penitenciários em função da vacância dessas vagas e tramitação de proposta para criação de mais 600 vagas de agentes.

“Assumo o compromisso de que o Governo vai tratar os senhores do mesmo modo que vem tratando as demais categorias, independente de greve”, afirmou o secretário Paulo de Tarso Fernandes.

O deputado Ricardo Motta assegurou que a Assembleia Legislativa está à disposição para dar celeridade à apreciação de todas as matérias de interesse dos agentes penitenciários que venham a ser encaminhadas à Casa pelo Governo do Estado.
 CULTURA

Agnelo Alves lança “Carta ao Humano” na próxima quinta

O jornalista e deputado estadual Agnelo Alves vai lançar na próxima quinta-feira (28) o seu novo livro, “Carta ao Humano”. A sessão de autógrafos está marcada para a livraria Siciliano do shopping Midway Mall, a partir de 19 horas.

“Carta ao Humano” é uma coletânea de crônicas escritas por Agnelo entre os anos de 1974 e 1982 no jornal Tribuna do Norte. O título é o mesmo da coluna publicada na época. Seus textos versam por temas dos mais diversos, desde fatos políticos até eventos corriqueiros e outros personagens de Natal e do Estado.

O jornalista e hoje deputado assinava as crônicas sob o pseudônimo de AZ e se dirigia a um personagem fictício, “Neco”, como forma de não chamar a atenção de censores da ditadura então implantada no Brasil.

O livro “Carta ao Humano” tem 280 páginas e foi editado pela Z Comunicação, editora do jornalista Osair Vasconcelos, também autor da orelha. O projeto gráfico é da Mariz Comunicação, o prefácio, do jornalista Woden Madruga e a apresentação, do jornalista Ticiano Duarte.
 BOM DIA

Dia do Instituto Oswaldo Cruz

O final do século XIX viu ressurgir um flagelo que desde épocas imemoriais assolava de tempos a tempos a humanidade. A primeira verdadeira pandemia de peste, no VI século, atingiu todo o mundo romano. O grande ciclo do século XIV aniquilara um quarto da população da Europa.

Este terceiro grande ciclo, iniciado na província chinesa de Yunnan com a rebelião muçulmana de 1855 e propagado lentamente pelos deslocamentos dos refugiados, atingiu Cantão e Hong Kong em maio de 1894.


Fatos do dia 23 de julho

1993
Sete meninos de rua são assassinados por policiais militares no centro do Rio, no episódio que ficou conhecido como chacina da Candelária. Seis meninos conseguem fugir. Em 1998, o últimos dos sete policiais acusados foi julgado e condenado. Quatro deles foram absolvidos e os outros três condenados a penas entre 18 anos e 204 anos de prisão.

1932
Santos Dumont, o brasileiro que inventou o avião, se enforcou depois de ver sua obra sendo usada em táticas de guerra

1965
Os Beatles lançaram o LP Help, na Inglaterra

1970
O ministro da Justiça, Alfredo Buzaid, se comprometeu a investigar e punir os integrantes do esquadrão da Morte, a polícia que matava presos políticos

1986
A ruiva Sarah Ferguson divorciou-se oficialmente do príncipe Andrew, irmão de Charles, herdeiro do trono Britânico

1994
O rei Hussein da Jordânia e o primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin assinaram um acordo de paz, pondo fim ao estado de guerra vigente desde 1948.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

 HOMENAGEM

Ricardo Motta receberá medalha Varela Santiago.

Deputado e presidente da AL receberá justa homenagem

No encerramento das comemorações do centenário da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, instituição sem fins lucrativos mantenedora da Escola Doméstica, Henrique Castriciano e Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN (FARN), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, será homenageado com a medalha Varela Santiago.

Além do parlamentar, serão agraciadas outras 14 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento econômico, político e cultural do Rio Grande do Norte, ou prestaram algum serviço relevante à Liga e ao Complexo ED/HC/FARN. A solenidade de entrega das medalhas acontece neste sábado, 23, às 19h, na FARN.
NA INTERNET

 Blog de Celso Amâncio destaca
 Alto do Rodrigues

Convenção concorrida ainda incomoda adversários  - Parte I

A repercussão do sucesso da Convenção do DEM no Alto do Rodrigues, no último sábado, parece que tem incomodado os adversários do ex-prefeito Abelardo Filho. A turma do "contra" ainda não se conformou com a presença maciça da população que lotou as galerias da Câmara Municipal durante o evento, usando agora como estratégia na tentativa de tirar o brilho do evento, espalhando a notícia de que nenhum político de fora estive presente na festa dos Democratas. Lembrando que os "políticos de fora" não votam na cidade, a assessoria do DEM esclarece que nenhum político foi convidado para a Convenção, justamente para não tirar o foco, que era mostrar o prestígio popular.

  BRASIL


Supermercado paga R$ 260 mil a criança que sofreu racismo

O garoto negro T., de 10 anos, que acusa seguranças do Hipermercado Extra da Penha, na zona leste da capital, de tê-lo chamado de "negrinho sujo e fedido" e de ter sido obrigado a tirar a roupa, foi indenizado em R$ 260 mil pela empresa. Os seguranças suspeitavam de furto. A criança não havia levado nada.

O caso ocorreu em 13 de janeiro. Segundo depoimento da criança no 10.º Distrito Policial (Penha), ele foi abordado por três seguranças e levado para uma "sala reservada" com outros dois garotos, de 12 e 13 anos. Após as ofensas raciais, um segurança "japonês" (com feições orientais) o ameaçou com uma "faquinha de cabo azul", com um tubo de papelão - dizia que "era bom para bater" - e afirmou que ia "pegar um chicote".

O garoto foi obrigado a tirar a roupa e, só depois, os seguranças verificaram que T. levava nota fiscal de R$ 14,65, que comprovava a compra de dois pacotes de biscoito, dois pacotes de salgadinhos e um refrigerante. O documento foi anexado ao inquérito e é uma das principais provas contra os seguranças.

Apesar da indenização, o Grupo Pão de Açúcar afirma "não reconhecer" as alegações. Segundo o texto do acordo, a indenização foi concedida "por mera liberalidade e sem qualquer assunção de culpa nas esferas cível ou criminal".

Com o acordo extrajudicial, a família de T. abre mão de representação por injúria racial. Mas os seguranças do supermercado ainda podem responder por crimes como constrangimento ilegal (por terem submetido a criança a tirar a roupa) e privação de liberdade (por manter menores dentro de sala reservada).

"A investigação criminal não pode parar. Nesse tipo de caso, as punições têm de ser exemplares. São crimes muito graves, que podem marcar a pessoa para a vida toda. Especialmente quando a vítima é uma criança", disse o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Ivan Seixas, que acompanhou o caso.

Os seguranças envolvidos, segundo a empresa, foram demitidos. O Grupo Pão de Açúcar ainda afirmou que "repudia qualquer ato discriminatório, pauta suas ações no respeito aos direitos humanos e esclarece que o assunto foi resolvido entre as partes".

Investigação. No mês passado, os dois outros garotos envolvidos no caso compareceram ao 10.º Distrito Policial para denunciar o crime. Segundo o delegado do Marcos Aníbal Andrade, responsável pelo caso, os depoimentos serão confrontados antes do indiciamento dos possíveis acusados.

"As informações serão úteis para sabermos exatamente quais funcionários serão responsabilizados, uma vez que todas as supostas agressões teriam ocorrido em um mesmo momento, num mesmo local", afirmou o delegado.

O Grupo Pão de Açúcar afirmou desconhecer "qualquer outra intimação" relacionada ao caso. A estimativa da Polícia Civil é de que o inquérito seja finalizado dentro de dois meses.
 MUNDO

Itália tem greve nos transportes por renovação de convênio

Sexta-feira de greve nos transportes na Itália. A paralisação foi convocada pelos principais sindicatos, devido à falta de renovação do convênio coletivo, que venceu há dois anos.

Os grevistas garantiram que 67% dos trens, que seguem para os principais aeroportos do país, não serão prejudicados.

Mas para o resto dos serviços, está prevista a suspensão total.
 
 
Furacão Dora perde força e é rebaixado à Categoria 2 no México

Furacão Dora perde força e é rebaixado para tormenta de Categoria 2, na costa do México. O país emitiu um alerta para o sul da Península de Baja Califórnia, incluindo a região de Los Cabos.

 
O furacão se move para longe da costa, mas ainda provoca agitação no mar.

Na passagem pelo México, o Dora provocou estragos em La Penitas e La Bocana. Este é o quarto furacão da temporada no Pacífico. A expectativa é de contínuo enfraquecimento, até estar totalmente dissipado.
 
 
Explosão de ônibus mata 41 pessoas e fere seis na China

A tragédia aconteceu na cidade de Xinyang, na província de Henan. Um ônibus de viagem, que ia do norte para o sul da China, explodiu após pegar fogo. Até agora não se sabe o que deu início às chamas.

Peritos que examinaram a cena acreditam que havia explosivos a bordo. No momento do fogo os passageiros dormiam.
 NOTÍCIAS

Daqui a pouco noticias do Alto do Rodrigues, Pendências e toda a região. A cidade de Carnaubais recebe hoje os convencionais do PSB, às 19h.
 BRASIL

Aquicultura tem potencial para combater a insegurança alimentar, defende especialista

Diante do problema da insegurança alimentar mundial, a aquicultura possui um importante papel a cumprir. Esta é a opinião de Daniel Eduardo Lavanholi de Lemos, professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). “O pescado já é segunda maior fonte de proteína animal atrás apenas dos suínos”, assinalou o professor da USP.

Segundo Lemos, a produção pesqueira não cresce desde o ano 2000, porém a aquicultura aumenta a cada ano e ainda tem muito potencial para se expandir. “Assim como ocorreu com a caça, que não responde mais pelo suprimento de alimentos para o homem, era previsível que o mesmo ocorresse com a pesca”, enfatizou o professor.

Para aumentar a produtividade de maneira sustentável, a criação do pescado deve enfrentar vários desafios. Um dos maiores será encontrar fontes alternativas de nutrientes para as rações de piscicultura para deixar de utilizar recursos marinhos na aquicultura.

Boa parte da alimentação dos animais criados em tanques são rações compostas por farinha feita com peixes pescados. A redução dos estoques naturais tem tornado a matéria-prima mais rara e o produto a cada dia mais caro.

“A escassez desse insumo levará a buscas mundiais cada vez maiores por fontes de nutrientes-chave”, afirmou o professor.

Agricultura pode auxiliar o crescimento da aquicultura sustentável

Com a produção mundial crescente, muitos subprodutos agrícolas poderão entrar na composição de rações sem prejuízo para a produção de alimentos.

“A tendência é usar fontes cada vez mais grosseiras para as rações e deixar as matérias-primas mais nobres para o consumo humano”, afirmou Lemos. Segundo ele, o arroz quebrado, por exemplo, é componente de rações no Ocidente, mas a China não se dá mais ao luxo de lançá-lo aos animais, pois prefere destiná-lo à população.

Com um setor agropecuário superavitário, o Brasil desponta como um potencial fornecedor de insumos para a aquicultura, além de possuir vastas extensões de espelhos d’água a serem exploradas.

Vantagens da aquicultura

Mesmo com os desafios relacionados à nutrição sustentável, a aquicultura apresenta vantagens em relação aos outros tipos de criação animal. Mais de 50% da produção aquícola prescinde de ração como algas, ostras, vieiras e mexilhões ou de peixes que não consomem proteína animal, comentou Lemos.

Os animais aquáticos também são os que melhor convertem nutrientes em carne, pois não gastam energia para produzir calor como os animais homeotérmicos e sofrem menos a ação da força da gravidade, o que também demanda energia para a manutenção estrutural do corpo.

“Teremos que saber administrar cada vez melhor os nutrientes-chave e saber usar os recursos nutritivos para a aquicultura de modo que ela se torne solução para a falta de alimentos, e não parte desse problema”, concluiu o professor.
 BOM DIA

Início da Semana da Agricultura

Embora minoria, uma tradição intelectual brasileira, que remonta ao final do século XVIII início do século XIX, formada por estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra, começou a reproduzir escritos e memórias onde se condenava o tratamento predatório dado ao meio natural no Brasil.


Fatos históricos do dia 22 de julho

1894
Acontece a primeira corrida automobilística da história, entre Paris e Rouen, com uma velocidade média de 20 Km/h.

1933
Wiley Post é o primeiro homem a voar sozinho ao redor do mundo. A viagem levou sete dias, 18 horas e 49 minutos

1935
Inspirado em Joseph Goebbels, o ministro da propaganda nazista, Getúlio Vargas criou o programa A Hora do Brasil, transmitido obrigatoriamente para todo o país. Mais tarde, o nome mudou para A Voz do Brasil

1943
O ditador Benito Mussolini foi preso encerrando o regime fascista na Itália

1944
Termina a Conferência Internacional Monetária de Bretton Woods. O encontro estabeleceu a criação do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

1961
O presidente Jânio Quadros assina um decreto que proíbe espetáculos de hipnotismo e letargia em locais públicos.

1994
Dois garotos de 11 anos são presos pelo assassinato de James Bulger, de dois anos, em Liverpool, na Inglaterra. O corpo do bebê seqüestrado foi encontrado numa linha ferroviária
 
1994
Dois garotos de 11 anos foram presos pelo assassinato de James Bulger, de 2 anos, em Liverpool. O corpo do bebê seqüestrado foi encontrado numa linha ferroviária

1997
Quatrocentas pessoas morrem em inundações causadas por chuvas torrenciais no sul e sudoeste da China.
 MUNDO

O mundo com mais de nove bilhões de habitantes

Segundo dados da Divisão de Estatísticas das Nações Unidas (Unstat), até o ano de 2050, o mundo passará dos atuais 6,7 bilhões para mais de 9 bilhões de habitantes agravando um problema já existente – a fome mundial.

O crescimento populacional é agravado pela desigualdade, já que o grupo de habitantes com maior poder aquisitivo tem um crescimento menor do que a classe mais necessitada, segundo Lemos.

No cenário do ano de 2050 delineado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), as nações da Ásia e da África subsaariana abrigarão 60% da população do planeta.

Com informações da Fapesp.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Erupção do Etna ilumina céu da Sicília

Pouso do Atlantis marca fim do programa de ônibus espaciais dos EUA

 ALTO DO RODRIGUES

Ipanguaçu larga na frente e lança o programa Um Computador por Aluno

Na matéria abaixo você verá uma realidade. O governo de Leonardo Oliveira já implantou o projeto dos notebooks para os alunos da rede municipal. Comprou com recursos próprios. Enquanto isso, o prefeito de Alto do Rodrigues fica querendo colocar culpa nos vereadores, comentando que os bravos vereadores não aprovaram o empréstimo. Ipanguaçu mostrou que não precisa fazer empréstimos para levar conhecimento aos alunos, parabéns ao governo de Leonardo Oliveira, prefeito que faz e acontece de verdade.

Ainda hoje, as fotos e videos exclusivos da festa dos 30 anos da Petrobras.
 IPANGUAÇU

Computadores portáteis revolucionam a educação básica municipal.



Para cada aluno, um laptop. Professores relatam melhoria no desempenho escolar

Um computador por aluno. Essa é a proposta do projeto UCA, que já revoluciona a educação de centenas de crianças no município de Ipanguaçu. O programa, implantado no último mês de junho, é fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação, que doou 350 computadores portáteis (laptops), e a Prefeitura de Ipanguaçu, que investiu mais de R$ 138 mil em reforma e ampliação de salas de aula, aquisição de armários e também de mesas e cadeiras padronizadas, específicas para cada série e idade. Os resultados já aparecem, e são bastante animadores.

Para a maioria dos 600 alunos da educação básica atendidos pelo UCA na Escola Municipal Maria Rizomar, no Conjunto Habitacional Presidente Lula, o projeto é a primeira oportunidade de contato com um computador. Mas, mesmo entre a minoria que já fez uso da ferramenta anteriormente, as professoras percebem que há um nítido aumento de desempenho. “Os alunos estão se empenhando mais na sala de aula. O alfabeto e os números são reconhecidos com facilidade. O projeto é um grande avanço para a educação no município” disse a professora Maria de Lourdes Bezerra.

Os computadores tem um design diferente, pensado para facilitar o manuseio de crianças de todas as idades, e também para que sejam atraentes para esse público. De acordo com os professores, há todo um planejamento para as atividades que envolvem o uso dos computadores, carinhosamente apelidados como “uquinhas”. A aluna Maria Jenifer dos Santos de Souza, 6 anos de idade, disse que adora os jogos do computador. A aluna se refere aos mais de dez jogos educativos que estimulam o aprendizado dos conteúdos vistos em sala de aula.

A intenção da prefeitura de Ipanguaçu é investir agora na climatização de todas as salas de aula da escola municipal, informa a secretária de Educação Jeane Dantas. “Dentro da nossa proposta de contínua melhora da educação oferecida aos nossos alunos, o prefeito Leonardo Oliveira pretende fazer desta uma escola modelo, que seja referência em toda a região, oferecendo educação de qualidade e conforto para nossos alunos”, informa Jeane.
 ANIVERSARIANTE DO DIA

Anderson França festeja hoje idade nova.

 BRASIL

Supermercado paga R$ 260 mil a criança que sofreu racismo

Garoto de 10 anos diz que seguranças do Extra da Penha o chamaram de ''negrinho sujo''; grupo diz repudiar discriminação

O garoto negro T., de 10 anos, que acusa seguranças do Hipermercado Extra da Penha, na zona leste da capital, de tê-lo chamado de "negrinho sujo e fedido" e de ter sido obrigado a tirar a roupa, foi indenizado em R$ 260 mil pela empresa. Os seguranças suspeitavam de furto. A criança não havia levado nada.

O caso ocorreu em 13 de janeiro. Segundo depoimento da criança no 10.º Distrito Policial (Penha), ele foi abordado por três seguranças e levado para uma "sala reservada" com outros dois garotos, de 12 e 13 anos. Após as ofensas raciais, um segurança "japonês" (com feições orientais) o ameaçou com uma "faquinha de cabo azul", com um tubo de papelão - dizia que "era bom para bater" - e afirmou que ia "pegar um chicote".

O garoto foi obrigado a tirar a roupa e, só depois, os seguranças verificaram que T. levava nota fiscal de R$ 14,65, que comprovava a compra de dois pacotes de biscoito, dois pacotes de salgadinhos e um refrigerante. O documento foi anexado ao inquérito e é uma das principais provas contra os seguranças.

Apesar da indenização, o Grupo Pão de Açúcar afirma "não reconhecer" as alegações. Segundo o texto do acordo, a indenização foi concedida "por mera liberalidade e sem qualquer assunção de culpa nas esferas cível ou criminal".

Com o acordo extrajudicial, a família de T. abre mão de representação por injúria racial. Mas os seguranças do supermercado ainda podem responder por crimes como constrangimento ilegal (por terem submetido a criança a tirar a roupa) e privação de liberdade (por manter menores dentro de sala reservada).

"A investigação criminal não pode parar. Nesse tipo de caso, as punições têm de ser exemplares. São crimes muito graves, que podem marcar a pessoa para a vida toda. Especialmente quando a vítima é uma criança", disse o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Ivan Seixas, que acompanhou o caso.

Os seguranças envolvidos, segundo a empresa, foram demitidos. O Grupo Pão de Açúcar ainda afirmou que "repudia qualquer ato discriminatório, pauta suas ações no respeito aos direitos humanos e esclarece que o assunto foi resolvido entre as partes".

Investigação. No mês passado, os dois outros garotos envolvidos no caso compareceram ao 10.º Distrito Policial para denunciar o crime. Segundo o delegado do Marcos Aníbal Andrade, responsável pelo caso, os depoimentos serão confrontados antes do indiciamento dos possíveis acusados. "As informações serão úteis para sabermos exatamente quais funcionários serão responsabilizados, uma vez que todas as supostas agressões teriam ocorrido em um mesmo momento, num mesmo local", afirmou o delegado.

O Grupo Pão de Açúcar afirmou desconhecer "qualquer outra intimação" relacionada ao caso. A estimativa da Polícia Civil é de que o inquérito seja finalizado dentro de dois meses.

























 AINDA HOJE

A festa dos 30 anos da Petrobras. O prefeito Eider parecia que estava em palanque e fez prestação de contas além de prometer, prometer, prometer.

As novidades da região.

Servicon lança em PE novos equipamentos para mercado de condomínios no Norte-Nordeste
 
O Terminal de Auto-Atendimento para Condomínios (TAC) centraliza serviços para os condôminos e é a aposta da Servicon para o setor.

A Servicon amplia ainda mais sua atuação territorial no mercado de gestão de condomínios. Desta vez, a empresa natalense participará da 5ª Feira de Condomínios do Nordeste (Fesíndico), no Centro de Convenções de Pernambuco, localizado em Olinda.

No evento, que acontecerá entre quinta-feira (21) e sábado (23) próximos, a Servicon terá um estande próprio e vai lançar para o mercado do Norte-Nordeste o Terminal de Auto-Atendimento para Condomínios (TAC), produto que já é referência na administração condominial em Natal.

Lançado nacionalmente em outubro de 2010 na Exposíndico (o maior evento do setor no país), realizada em São Paulo, e também divulgado na Expocondominial, promovida em Natal há duas semanas, o TAC começou a ser comercializado neste país. A concepção do equipamento foi desenvolvida pela própria Servicon, com o apoio técnico da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern).

O TAC permite a efetivação de comandos pelo toque direto com a tela (touch screen), através dos quais são disponibilizados serviços que melhoram a vivência e a comodidade nos condomínios em que é instalado o aparelho, cujo visual e funcionamento se assemelham ao de caixas eletrônicos de bancos. A diferença é que o TAC é acessado pela impressão digital do usuário.

Através do terminal, os clientes poderão, sem sair de seus prédios e condomínios, extrair boletos de pagamento e segunda via desses documentos, bem como agendar assembleias, efetuar a reserva de áreas comuns, como salões de festas e churrasqueiras, realizar votações e criar álbuns de fotos de eventos do condomínio.

“Pelo caráter inovador e facilitador para os condôminos, o TAC vem tendo uma grande aceitação. A Fesíndico será uma excelente oportunidade para que o público da região Norte e dos outros Estados do Nordeste também conheçam o equipamento”, afirma o diretor da Servicon, Ronaldo Ribeiro Dantas.

 
A Feira

A Fesíndico está em sua quinta edição e ocupará uma área de 9.000 metros quadrados, divididos em 250 estandes. Profissionais da área e público-alvo de produtos do setor condominial estarão circulando no espaço, em busca das novidades do segmento. Entre os visitantes, estarão moradores, síndicos, administradores de condomínio, advogados, arquitetos e engenheiros.

Além do contato direto com compradores, a feira proporcionará também um ciclo de palestras com profissionais de renome nacional, a fim de disseminar informações que promovam boa administração condominial. Estima-se que o evento atraia mais de 10 mil síndicos
 NOTÍCIAS

Mega-Sena acumula prêmio é estimado em R$ 5 milhões.


Ninguém acertou as dezenas sortedas do concurso 1.302 da Mega-Sena. Para o próximo concurso, previsto para o sábado, o prêmio estimado é de R$ 5 milhões.
Confira os números: 02 - 10 -15 - 44 - 56 - 57


Mundo: Pouso da Atlantis marca fim da era dos ônibus espaciais

O ônibus espacial Atlantis pousou em segurança na Flórida, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira. A chegada marca o fim dos 40 anos de uso desse tipo de nave nas missões espaciais.

O pouso histórico aconteceu ainda durante a noite na Flórida. Pela última vez, os arredores do Centro Espacial Keneddy ouviram o duplo estrondo supersônico que marca a reentrada dos ônibus espaciais na atmosfera. E abre a contagem dos cinco minutos finais até o pouso.

O retorno à Terra aconteceu de forma segura, após duas semanas na Estação Espacial Internacional. Já em segurança no solo, o comandante da Atlantis, Chris Fergunson, afirmou que os ônibus espaciais mudaram a forma como conhecemos o mundo, o universo.

A Nasa trabalhou nos ônibus espaciais por 40 anos, sendo que o lançamento inaugural foi acontecer somente em 1981. O primeiro foi o Columbia, seguido pela Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour.

A Atlantis fez 30 viagens espaciais. Foi a Discovery quem mais voou: 38 missões. Nesses anos de descobertas, também aconteceram acidentes, como as explosões do ônibus Columbia, na reentrada, em 2003, e do Challenger, durante o lançamento em 1986.


Brasil: PF apura desvio de recursos para construir aeroporto

A Polícia Federal vai investigar suspeita de desvio de recursos na construção do novo aeroporto internacional da Grande Natal, no Rio Grande do Norte.

A obra é um dos principais projetos para a Copa de 2014.

O aeroporto será operado pela iniciativa privada, e foi vendido pelo governo como modelo para o mundial. O leilão de concessão está previsto para agosto.


Mundo: Onda de calor já matou 22 esta semana nos Estados Unidos

A onda de calor que atinge as regiões centro e sul dos Estados Unidos já matou 22 pessoas, só esta semana.

O Serviço Nacional de Meteorologia informou que mais da metade do país, está sob estado de alerta. Cerca de 141 milhões de pessoas têm sofrido com as altas temperaturas. Mais de 1.500 cabeças de gado morreram com o calor excessivo.

Os meteorologistas dizem que a massa de ar quente está se dirigindo para o leste, e deve durar semanas.

Na capital Washington, a previsão é de que os termômetros cheguem à 38 graus Celsius, até terça-feira.

Autoridades americanas estão preocupadas com a sobrecarga na rede elétrica, por conta do uso excessivo dos aparelhos de ar condicionado. Em cidades como Indianápolis, a população foi orientada a economizar água.
 PENDÊNCIAS

MP quer saber onde Ivan Padilha usou os quase R$ 17 milhões de royalties no ano passado.


O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça da Comarca de Pendências, instaurou Inquérito Civil para investigar a possível improbidade administrativa na aplicação dos recursos oriundos de royalties, repassados ao município no ano de 2010.

O Inquérito requisita cópia da prestação de contas dos recursos recebidos a títulos de royalties em Pendências, no ano passado, com o detalhamento de todas as despesas efetuadas.

Também foi requisitada cópia da lei orçamentária anual de 2010, da lei de diretrizes orçamentárias e do Plano Plurianual, bem como o correspondente relatório da execução orçamentária da cidade.

O município terá ainda que encaminhar ao MP cópia dos extratos bancários das contas que movimentam recursos dos royalties.

O MP expedirá ofício ao Tribunal de Contas do Estado, solicitando que informe se o município tem prestado contas dos recursos oriundos dos royalties no exercício de 2010, observando se a receita está sendo aplicada, exclusivamente, em energia, pavimentação de rodovias, abastecimento e tratamento de água, irrigação, proteção ao meio ambiente e em saneamento básico.


EM R$
1.023.593,02 - JAN



1.202.852,16 - FEV


1.413.822,13 - MAR


1.338.641,93 - ABR


1.448.583,31 - MAI


1.409.549,99 - JUN


1.461.261,46 - JUL


1.405.546,81 - AGO


1.614.945,20 - SET


1.692.380,76 - OUT


1.434.263,39 - NOV


1.484.541,96 - DEZ


16.929.982,12 - TOTAL


Uma pergunta que não quer calar:
Será que os integrantes do Ministério Público  estão querendo propina, dinheiro do prefeito? Por que os vereadores estão querendo investigar há muito tempo esses erros absurdos de descaso com o dinheiro público, praticado pelo prefeito Ivan Padilha.

De acordo com os vereadores, o MP encontrará tanto absurdo que vai entrar para o livro dos recordes, aguardem!

Com informações do MPRN






 BOM DIA

Hoje comemora-se o Dia da Bandeira de Fernão Dias Paes Leme

Tocam na clara manhã de sol de 21 de julho de 1.674 os sinos do mosteiro de São Bento em Piratininga, anunciando a saída do bandeirante Fernão Dias Paes Leme, para os sertões desconhecidos das Minas Gerais.

Com 66 anos de idade e comandando uma bandeira com 674 homens, o forte bandeirante sonha com uma serra fulgurante, da qual se tinham notícias, onde brilhavam pedras preciosas.

É o sonho que vai fazer este senhor paulista enfrentar dificuldades e perigos e caminhar cerca de 2.000 km, do sul ao norte, assim abrindo os caminhos para o território mineiro.

Fatos históricos do dia de hoje


1925
O Julgamento do macaco, que bania o ensino da evolução do homem segundo a teoria de Darwin, terminou no Tennessee, Estados Unidos. A proibição havia sido imposta porque a explicação científica contradizia os ensinamentos bíblicos

1972
As empresas aéreas nacionais foram autorizadas a oferecer vôos charters, mais baratos que os comuns, para excursões. (Só cuidado com a empresa NOAR)
 
1994
Artistas e personalidades foram proibidos de aparecer em programas eleitorais gratuitos na TV brasileira.