Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SEGURANÇA

Aquaplanagem: saiba como enfrentar as chuvas de verão sem riscos


Janeiro é mês de férias e também um período em que quase todos os dias cai aquela chuva de verão. Por isso, um dos cuidados a mais que os condutores devem ter é com a aquaplanagem. 

A aquaplanagem é o “deslizamento” do veículo sobre uma camada de água, que ocorre quando os pneus perdem tração por não terem capacidade de “expulsar” a água existente na pista. Isso ocorre devido ao nível de desgaste dos pneus e depende da velocidade ao atingir a lâmina de água. A aquaplanagem pode alterar a trajetória e causar um acidente. Por isso, a atenção com os pneus deve ser redobrada. Nada de transitar com os pneus carecas.

Para garantir a segurança e aderência dos pneus no asfalto, o ideal é que a profundidade mínima dos sulcos não ultrapasse a indicação TWI (Tread Wear Indicators), que são “ressaltos” da borracha vistos dentro dos sulcos. Abaixo de 1,6 mm de profundidade, em qualquer parte dos sulcos, o pneu passa a ser considerado careca.

Outras regras básicas para conduzir com segurança sob chuva, são manter os pneus com a pressão indicada pelo fabricante.

Além dos cuidados com a conservação dos pneus, os especialistas em segurança no trânsito recomendam que nos dias chuvosos não se trafegue em velocidade acima de 80 quilômetros por hora.  Afinal de contas, nem todas as estradas brasileiras possuem sistemas de escoamento, drenagem e captação de águas pluviais, portanto, caso você esteja em dias chuvosos, sempre olhe pelo retrovisor e veja se você consegue ver as marcas dos seus pneus da estrada. Caso não consiga vê-los, cuidado, pois o risco de aquaplanagem é maior.

Se com todos estes cuidados você ainda aquaplanar, a dica é: reduza a velocidade, não freie bruscamente.  Segure firme para manter as rodas retas. 

Quando sentir que os pneus retomaram o contato com o solo, gire levemente a direção de um lado para o outro até sentir que o veículo recuperou totalmente a aderência. Caso possua freios ABS, aplique a força no freio, mantendo-o pressionado até o seu controle total do veículo.

HOJE TEM INAUGURAÇÃO DA NOVA MANIA DO BRASIL, AGORA NO ALTO DO RODRIGUES. JONNY MOTOS EM PELOTA MOTO PEÇAS. HOJE, A PARTIR DAS 19H. VOCÊ É CONVIDADO ESPECIAL.

Nenhum comentário: