Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

 ECONOMIA 


Economia brasileira voltará a crescer a partir deste mês, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje (23) que economia brasileira deve voltar a crescer a partir deste mês. Segundo ele, apesar do patamar de desaquecimento previsto para o terceiro trimestre do ano, o país deve encerrar 2011 e iniciar 2012 em ascensão.

"Até outubro, foi mais ou menos mal. Mas, a partir de novembro, já temos indicadores que mostram que a economia está se aquecendo. A tendência é que a economia esteja tomando um novo impulso de crescimento e novembro e dezembro sejam meses de maior crescimento. A economia vai entrar em 2012 com uma aceleração”, disse o ministro durante audiência pública na Câmara dos Deputados.
Mantega ressaltou que a economia brasileira está cada vez mais sólida e protegida contra eventuais impactos da crise europeia. Isso porque, segundo ele, apenas 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil são oriundos das exportações e o mercado interno permanece aquecido.
O ministro disse ainda que o mundo está assistindo a um agravamento da crise dos países ricos e que há falta de "maturidade política" dos dirigentes europeus e norte-americanos para superar os problemas. Segundo ele, a atual turbulência na economia enfrentada pelos países ricos é uma continuação da crise de 2008, que não foi totalmente superada.

Nenhum comentário: