Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

 ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Começa agora audiência pública sobre Energia Solar

A questão tarifária e a logística são os grandes desafios para se popularizar o uso da energia solar no RN e no Brasil. A opinião é do consultor Jean Paul Prates, diretor geral do Centro de Estratégias em Recursos Naturais (Cerne), um dos convidados para a Audiência Pública que acontece neste momento na Assembleia Legislativa, uma iniciativa do deputado Gustavo Fernandes (PMDB). A audiência está sendo transmitida pela TV Assembleia, nos canais 50 e 36 (a cabo).

Jean Paul Prates disse que essa audiência é um marco por discutir, pela primeira vez sob o ponto de vista técnico, um assunto tão importante. “No Rio Grande do Norte esse segmento já tem lições absorvidas do setor eólico”, disse. Outro desafio é a geração de energia solar em grande escala.

O diretor da Cerne fez uma projeção otimista para o setor. Pois se até 2003 não produzia energia, hoje tem um potencial de 700 megawatts instalados e a perspectiva é que até 2014 o estado gere 2 mil megawatts e tenha um potencial instalado de 4 mil megawatts, se tornando auto sustentável e podendo exportar até dois terços do que produz.

Gustavo Fernandes disse que é possível ao Estado ampliar o seu desenvolvimento, por esse caminho. “Esse tipo de energia tem crescido no mundo e vem ocorrendo redução nos seus custos. Essa é a próxima fronteira a ser conquistada.

Temos todas as condições como a ausência prolongada de chuvas e mais de 300 dias de sol por ano, cerca de dez horas de sol por dia, segundo dados da UFRN, o que nos torna um Estado atraente para investidores de todo o mundo. Por isso é chegada a hora do RN se posicionar e trilhar o mesmo caminho de sucesso já galgado pela energia eólica”, disse o deputado

Fonte: Assessoria.

Nenhum comentário: