Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 6 de setembro de 2011

  SÃO MIGUEL DO GOSTOSO


População ganha sessão de cinema na praia com o filme "É Tudo Verdade".

DEPOIS DE SER EXIBIDO EM UM DOS PRINCIPAIS FESTIVAIS DE CINEMA DO MUNDO O “É TUDO VERDADE” EM SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO, O FILME SÃO MIGUEL DO GOSTOSO TERÁ PROJEÇÃO AO AR LIVRE NA CIDADE QUE DEU ORIGEM AO DOCUMENTÁRIO

A comunidade de São Miguel do Gostoso, o Banco do Nordeste do Brasil e a Heco Produções, apresentam o filme São Miguel do Gostoso. Depois de ser exibido em São Paulo, Rio de Janeiro e Natal, o documentário sobre a cidade de São Miguel do Gostoso finalmente será exibido em seu local de origem. O filme terá uma projeção ao ar livre, em uma tela de 10 X 8 metros com qualidade de cinema, especialmente montada para os moradores, no dia 10 de setembro às 19h30 na Praia da Xepa, uma das diversas regiões da cidade retratadas no documentário. Em abril deste ano, o filme foi selecionado no Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade”, figurando entre os 12 documentários escolhidos, num total de mais de quatrocentos filmes inscritos do Brasil e do exterior. Segundo o diretor do filme, Eugenio Puppo, a idéia de exibi-lo para a população da cidade, vem desde a concepção inicial do projeto, que levou cerca de cinco anos para ser finalizado: “Agora com o filme concluído, é importante exibi-lo em São Miguel do Gostoso, mostrá-lo a toda a comunidade, bem como às próprias pessoas que nos contaram suas histórias. A projeção ao ar livre para todos da comunidade objetiva também resgatar a história e os costumes dessa população, aproximá-los da sua cultura, valorizar sua rica história”.


CINEMA AO AR LIVRE É MAIS GOSTOSO: O FILME SOBRE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO SERÁ EXIBIDO NA PRAIA DA XEPA, EM SESSÃO ESPECIAL E HISTÓRICA ABERTA A TODOS OS MORADORES

O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), e tem o apoio da Prefeitura de São Miguel do Gostoso, que além da colaboração logística, irá disponibilizar alguns ônibus para que a população das cidades vizinhas possa assistir ao filme. A estreia de São Miguel do Gostoso em terras potiguares ocorreu durante a XIX Semana de Humanidades da UFRN, que além de exibir o documentário em sua sessão de abertura, contou também com uma palestra de Puppo, sobre cinema, meio ambiente e transformações sociais. O filme aborda questões como a perda da identidade desse paraíso a beira mar, que vem se tornando um dos principais pontos turísticos da região nordeste. Conta com o depoimento de diversos moradores da região, dos mais velhos às novas gerações, que mantêm um contato mais próximo com os turistas. A estimativa é que grande parte da população da cidade, bem como de municípios próximos, prestigie a exibição ao ar livre neste evento inédito, que irá devolver o filme aos seus principais protagonistas.

O FILME TRATA DE UMA PACATA VILA DE PESCADORES, QUE GUARDA HISTÓRIAS DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL E DE SUBMARINOS ALEMÃES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

UM PARAÍSO AMBIENTAL NO RIO GRANDE DO NORTE DESCOBERTO POR TURISTAS E COBIÇADO POR EMPREENDEDORES IMOBILIÁRIOS. COMO MOSTRAR O QUE ESTÁ PRESTES A DESAPARECER?

O documentário vem sendo produzido desde 2005 com pesquisas em livros, textos e em sucessivas viagens até a região a fim de mapear os conflitos e definir os pontos de abordagem. Nesse sentido, percebeu-se que a história da cidade confunde-se com a história do descobrimento do Brasil e que a crescente exploração turística acaba, ano após ano, por descaracterizar a cidade e sua identidade, muito relacionada à cultura brasileira.

É nessa complexa busca por identidade que o filme se insere, dando voz a todos àqueles que compõem hoje o cenário de São Miguel do Gostoso: pescadores, moradores novos e antigos, turistas estrangeiros e brasileiros, antropólogos, historiadores, arqueólogos, militares, padres, e formadores de opinião no geral. Todos têm a oportunidade de se expressar. O filme nos leva à reflexão e se posiciona perante a questão.

Sabe-se também que a região, em meio a Segunda Guerra Mundial, serviu de guarnição para o exército e para a marinha brasileira, pois se suspeitava que o Brasil pudesse ser invadido a qualquer momento por exércitos alemães através das praias do leste potiguar. Assim, os relatos dos habitantes locais mais antigos estão todos carregados de emoção e de lembranças quando narram o cotidiano da cidade naquela época. Atividades típicas da região como a pesca, o roçado de milho, mandioca e caju, o artesanato, o folclore, e personagens como D. Maria das Mercês Silva, nascida em 1938, parteira de São Miguel e arredores, que já realizou mais de mil partos, sendo que o primeiro deles foi em si mesma, foram retratadas.

Com um cenário de natureza espetacular, a narrativa mescla momentos de intenso debate de idéias e argumentos com momentos de pura contemplação.


A CIDADE DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO

Localizada no Rio Grande do Norte, a 100 km da capital Natal, a cidade apresenta particularidades relacionadas, por um lado, à história do país, e, por outro, às transformações sociais e culturais que um povoado enfrenta diante da exploração turística. Pesquisadores e habitantes locais defendem que a região de São Miguel do Gostoso foi o primeiro lugar onde Pedro Álvares Cabral desembarcou em solo brasileiro, antes de seguir viagem em direção ao sul. A cidade abriga o primeiro marco de posse do Brasil como colônia portuguesa, fixado por Gaspar Lemos, em 1501. Com os anos, o que era somente um marco da coroa portuguesa no século XVI, passou a ser cultuado como uma “pedra santa” pelos pescadores, atraindo fiéis oriundos de diversas regiões.

As belezas naturais e a localização geográfica atraem também esportistas que procuram a cidade atrás principalmente de esportes radicais como o kitesurfe. Assim, a cidade de São Miguel do Gostoso é hoje um marco de outro tipo de descoberta, e tem sido apontado pelo poder público como um novo marco para o turismo potiguar. A pacata vila de pescadores vem se tornando um dos principais pontos turísticos do Nordeste.

Essa crescente valorização da região traz consigo também alguns problemas, como por exemplo, a especulação imobiliária e a influência da cultura estrangeira em detrimento da cultura local. Grandes resorts estão sendo planejados construídos na cidade a fim de gerar desenvolvimento, quase todos adquiridos por estrangeiros que enxergam na região enorme potencial econômico.

Exibição ao ar livre em São Miguel do Gostoso (RN)

Onde: Praia da Xepa
Quando: 10 de setembro
Horário: 19h30
 
HECO PRODUÇÕES - EMPRESA PRODUTORA RESPONSÁVEL PELO PROJETO
A Heco Produções foi fundada em 1995 pelo cineasta Eugenio Puppo. Com grande repercussão de público e mídia, a Heco Produções realiza desde 2001 mostras de cinema com enfoque principal em retrospectivas e homenagens à produção brasileira. Alguns desses projetos realizados incluem: Nelson Rodrigues e o cinema; José Mojica Marins – Retrospectiva da obra; Cinema como expressão cultural; A montagem no cinema; Retrospectiva Walter Hugo Khouri; Leila Diniz: Filmes, homenagens, histórias, Cinema Marginal e suas fronteiras entre outros.

Atualmente, trabalha no lançamento da Coleção Cinema Marginal Brasileiro em home vídeo, com doze volumes, já foram lançados seis volumes repletos de extras e entrevistas inéditos, na ampliação de seu site Portal brasileiro de cinema, um dos mais acessados com conteúdo de cinema nacional, e na produção dos documentários O cinema de Ozualdo Candeias (em montagem), Sem pena e Escola São Luis (ambos em captação de recursos financeiros).

Acaba de finalizar os médias-metragens República (contemplado no edital Doc Bairros – Prefeitura da Cidade de São Paulo) Sociologia da crise e Transanarquia, dirigidos por Jorge Bodanzky.

O longa-metragem São Miguel do Gostoso, finalizado em março de 2011 foi selecionado no festival de documentários É Tudo Verdade, para ser exibido na seleta mostra “O Estado das Coisas”, realizado em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em breve o documentário será exibido em renomados festivais e mostras de cinema no Brasil e no exterior.

Acesse o site Portal Brasieiro de Cinema: www.heco.com.br

Acesse a página de vídeos no Youtube: www.youtube.com/zendtcatalogue


FICHA TÉCNICA

ROTEIRO, DIREÇÃO E MONTAGEM
Eugênio Puppo

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Jorge Henrique Maia
André Sigwalt

ASSISTENTE DE DIREÇÃO
Heloisa Bonfanti

SOM DIRETO
Gustavo Nascimento
Guilherme de Cerqueira Cesar

MONTADOR ASSISTENTE
Luiz Paulo Iazzetti
Ricardo Farias

EDIÇÃO DE SOM:
Marcos Iazzetti.

MIXAGEM:
Pedro Noisyman

PRODUZIDO POR
Eugênio Puppo

COORDENADOR DE PRODUÇÃO (filmagens)
Marcelo Colaiacovo

COORDENADOR DE PRODUÇÃO (pós-produção)
Raphael Bicesto

PRODUTOR LOCAL
José Marcondes Luz Netto

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO
Matheus Sundfeld

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO LOCAL
Rafael Telles Lima

ESTAGIÁRIO DE PRODUÇÃO
Felipe Ludovice














































DEPOIS DE SEIS ANOS DE INTENSA PESQUISA A HECO PRODUÇÕES PRODUTORA DE CINEMA QUE PROMOVE AMPLO RESGATE DO CINEMA NACIONAL, CONCLUIU O FILME SÃO MIGUEL DO GOSTOSO.







Nenhum comentário: