Memorial às vítimas de Covid

domingo, 14 de agosto de 2011

 PARTIDO

PSD começa a traçar estratégia para eleições de 2012

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi eleito neste sábado (13) o presidente nacional do PSD

Prestes a concluir o processo formal de criação do partido, os presidentes estaduais do PSD irão se reunir na próxima quarta-feira à noite, em Brasília, para iniciar a definição da estratégia da legenda nas eleições municipais de 2012. "Essa reunião já é a fase seguinte da constituição do partido. O encontro é para definir a posição do partido nas eleições municipais e as alianças", afirmou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, eleito hoje o presidente nacional do PSD

Segundo Kassab, a estratégia inicial do PSD é lançar candidatos em municípios em que isso for possível. É a intenção, por exemplo, para São Paulo. Na capital paulista, Kassab pretende emplacar o vice-governador do Estado, Guilherme Afif, como o candidato da legenda.

Kassab afirmou, porém, que a política de alianças é fundamental em um País como o Brasil, marcado por uma forte diversidade regional. "O PSB será nosso principal parceiro para definir alianças", disse. No Rio de Janeiro, o PSD vai apoiar a reeleição do prefeito Eduardo Paes (PMDB).

Nesse contexto, os presidentes estaduais do PSD deverão se reunir na próxima quinta-feira, às 8 horas, com a presidente Dilma Rousseff (PT). "É uma visita de cortesia, para que possamos nos apresentar", revelou.

A audiência entre o partido e a presidente foi acertada ontem, em Brasília, durante a reunião entre Kassab e Dilma para discutir, entre outros pontos, a possibilidade de a União reduzir de 9% para 6% a taxa de juros cobrada da dívida com a prefeitura de São Paulo, que hoje soma, aproximadamente, R$ 46 bilhões.

Kassab ponderou que a aproximação entre o PT e o PSD em nível federal não significa que a aliança pode ser estendida para as eleições municipais de São Paulo. "O PSD nasce como um partido independente", assegurou, ressaltando que o partido apoiará o governo Dilma nos momentos em que as ações adotadas forem compatíveis os princípios e diretrizes do PSD.

Registro eleitoral

Em paralelo, o PSD segue o processo de criação da legenda junto à Justiça Eleitoral. De acordo com Kassab, a expectativa é de que, até a próxima sexta-feira, a área jurídica do partido apresente toda a documentação necessária para o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Na próxima semana, vamos apresentar a ata da eleição do diretório nacional, as 500 mil assinaturas e as atas das convenções estaduais para o TSE. Essa parte já está resolvida. Agora, é com os advogados", disse Kassab.

Na avaliação de Kassab, a criação do PSD será alvo de contestação dos outros partidos até o último momento, a exemplo do que ocorreu nas últimas semanas com as representações do DEM e do PTB, arquivadas pelo TSE. "Eles vão tentar, porque, no fundo, o que eles querem fazer é terrorismo midiático. A mídia inocente tem dificuldade em consultar advogados para entender que é tudo balela o que eles estão falando", ironizou o prefeito.

Hoje, o PSD realizou a sua convenção nacional para a escolha da direção executiva nacional, evento realizado na sede estadual do partido em São Paulo, no edifício Joelma, no centro de São Paulo. O evento formalizou o nome de Kassab, candidato único, como o presidente da legenda. Os vice-presidentes eleitos foram a senadora Katia Abreu, o governador de Santa Catarina, Raymundo Colombo, e o ex-ministro da Previdência Social Roberto Brant. O escolhido para o cargo de secretário-geral foi Saulo Queiroz. Além disso, o PSD também criou uma comissão para definir o seu programa, que será liderada por Afif.


SÃO PAULO. O prefeito Gilberto Kassab realizou neste sábado a primeira convenção do PSD, na qual foi eleita o diretório e a executiva nacional da nova sigla, passo que considera ser o "nascimento" do novo partido. Com isso, Kassab já deu a largada para o planejamento das eleições municipais de 2012, e deixou claro que fará seu sucessor no comando de São Paulo. Por enquanto, ele sustenta a candidatura própria do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos. Mas não descartou, por exemplo, apoiar José Serra (PSDB), antigo aliado e predecessor na prefeitura.

- O PSD agora nasceu. Agora tá na fase final. Não funcionou o terrorismo midiático - disse Kassab, em coletiva no fim da manhã. Ele estima que os advogados do partido devem finalizar os trâmites na justiça eleitoral na próxima semana e exaltou o que chamou de "grande base de apoio" do partido, citando a desão de 2 governadores, 6 vice-governadores e 40 deputados federais. Em São Paulo, comemorou ter um chapa de 7 vereadores, apesar de que alguns egressos do PSDB optaram por se filiar a outras siglas, como o PV.

Na quarta, os presidentes estaduais do PSD se reunirão em Brasília para esboçar a estratégia eleitoral em todo o país. Kassab afirmou que pretende lançar candidatos próprios sempre que possível, mas afirmou que buscará alianças. O parceiro estratégico no processo, segundo ele, sera o PSB, que é aliado nacional do governo Dilma Rousseff (PT).

Kassab se declarou confiante em fazer seu sucessor na prefeitura de São Paulo, e reafirmou que o candidato deve ser o vice-governador do Estado, Guilherme Afif Domingos. Segundo ele, será difícil que um candidato do PT, ou um nome do PSDB que acompanha a ala do governador Geraldo Alckmin, consigam "furar o bloqueio".

- Nos vamos ganhar a eleição. O PT, quando governou, deixou a cidade quebrada, largada - disse Kassab.

- Todos os candiatos têm seu valor, mas acho dificil que consigam furar o bloqueio. Entre 30% e 40% do eleitorado é muito simpático à gestão, são pessoas que têm grande chance de votar no candidato do governo. A gestão foi boa. - disse o prefeito.

Sobre seus aliados, José Serra e o senador Aloisio Nunes, fez um adendo:

- Que eu saiba, hoje, o José Serra não é candidato. Se fosse, teria nosso apoio. O Aloisio não é candidato, se fosse, também teria nosso apoio.

Sobre o Rio de Janeiro, Kassab reiterou o apoio ao atual prefeito.

- A decisão no Rio de Janeiro é apoiar o prefeito Eduardo Paes. Eles têm autonomia. O presidente estadual é o Indio da Costa e temos 10 deputados estaduais e um federal. Estamos muito bem no Rio de Janeiro - disse.

O encontro reuniu cerca de dezenas de pessoas na sede do partido, no 11º andar do antigo edifício Joelma, no centro de São Paulo. Kassab foi eleito presidente da executiva nacional e foram designados para as vice-presidências a senadora Katia Abreu, o ex-deputado Roberto Brant, Raymundo Colombo e o governador do Amazonas, Omar Aziz.

Fonte: Agência Estado.








































Nenhum comentário: