Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

 ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Audiência discute atual modelo energético e geração de energias renováveis no RN


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN), promove, na próxima segunda-feira (15), às 10 horas, uma audiência pública para debater o atual modelo energético e a geração de energias renováveis no Estado.

O debate será no plenarinho da Casa e a iniciativa pretende discutir os investimentos preferenciais nas categorias de Produtores Independentes e Auto Produtores; a implantação de outras formas de geração, entre elas as energias Fotovoltaica, Termo Solar, Termo Eólica, Geotérmica e Biomassa, de forma a beneficiar também regiões desprovidas de potencial eólico e a implantação de indústrias de equipamentos e acessórios do setor nos estados produtores.

Durante o encontro também serão debatidos a criação local de cursos técnicos formadores de mão-de-obra especializada, além da criação de programas de incentivo à pesquisa em novas tecnologias para o setor, dentre outros assuntos relativos ao tema.

Foram convidados representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDE); Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA); Agência Reguladora dos Serviços Públicos (ARSEP); Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA); Universidade Federal do RN (UFRN), entre outras.

 
Interdição do Hospital de Macaíba é debatida pelos deputados

Na sessão plenária desta quarta-feira (10), o deputado Poti Junior (PMDB) cobrou do Governo do Estado uma providência urgente com relação ao Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, localizado em Macaíba. A unidade de saúde foi interditada ontem pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern).

O deputado disse que a população ficou numa situação bastante complicada, já que o hospital atende diversos municípios da região. “Esperamos providências urgentes da governadora Rosalba Ciarlini”, disse Poti Junior. Os deputados Dibsson Nasser (PSDB), Ezequiel Ferreira (PTB) e Vivaldo Costa (PR) se solidarizam com o pronunciamento do parlamentar.

O fechamento se deu após a constatação da deficiência do prédio onde funciona o hospital. Além dos problemas estruturais, o Cremern constatou a falta de medicamentos e de mão de obra qualificada. Hoje, o Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho dispõe de 32 leitos onde funcionam os serviços de obstetrícia, clínica cirúrgica e clínica médica.

Em seu discurso, Poti voltou a falar do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O deputado questionou o argumento da empresa alemã para desistir do leilão e cobrou o inicio das obras dos acessos do aeroporto. “A falta desses acessos pode provocar uma certa dúvida dos investidores. A providência que a sociedade está esperando é o início das obras”, afirmou.

Getúlio Rêgo (DEM), em aparte, enfatizou que é fundamental que todos continuem otimistas e disse que tem confiança de que essa obra será finalizada, gerando empregos e riquezas para o RN. Já o colega Vivaldo Costa destacou o empenho da governadora e louvou a dedicação e amor do deputado Poti Junior pela cidade de São Gonçalo.

Nenhum comentário: