Memorial às vítimas de Covid

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

 ESTADO

Cônsul do Japão visita capital potiguar para firmar parcerias

O encontro tratou do Projeto Atum Brasil/Japão e da implantação do Centro de Formação em Pesca Oceânica, no município de Santa Cruz.
 
O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales, e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rodrigo de Mello, receberam na Casa da Indústria, as visitas do cônsul do Japão Akira Susuki e do presidente da empresa de exportação de pescado Atlântico Tuna, Gabriel Calvazara.

O encontro tratou do Projeto Atum Brasil/Japão (parceria com o governo japonês), e da implantação do Centro de Formação de Tripulantes em Pesca Oceânica, no município de Santa Cruz, a 111 km de Natal.

Na ocasião, o vice-presidente da FIERN ressaltou a importância de estreitar os laços com um país que é líder em produção de alta tecnologia. Apresentou a estrutura desenvolvida pelas demais instituições que compõem o Sistema FIERN (SESI e IEL) e os resultados positivos alcançados em parcerias com empresas nas diversas áreas da indústria nacional.

O diretor regional do SENAI disse que o estado precisava de um parceiro que tivesse ousadia e tecnologia adequadas para a implementação deste que é um projeto tão significativo para a economia do nosso estado. "Por esse motivo encontramos na metodologia japonesa a chave para o sucesso do projeto", destacou.

O Cônsul Akira Suzuki afirmou que o governo japonês tem muito interesse em conhecer o projeto e se comprometeu em observar de perto o que já vem sendo desenvolvido e os resultados que poderão ser alcançados a partir daí. "Creio que esta é uma grande oportunidade de conhecer melhor o trabalho realizado aqui, aproveitando a ocasião para estreitar ainda mais os laços entre os dois governos".


ENERGIA

Seminário será realizado em Natal para discutir energia eólica

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern) e promove nos dias 29 e 30, o 1º Workshop para Formação de Redes Cooperativas em Tecnologia e Pesquisa em Energia Eólica Integradas aos Setores Empresariais, que será realizado no Hotel Escola Senac Barreira Roxa.

Considerado como a fase 1 para a implantação do Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica (IITEE), o workshop vai reunir o setor empresarial e pesquisadores de diferentes nacionalidades.

Do setor empresarial participam empresas geradoras de energia eólica e fabricantes de equipamentos necessários à geração da energia. Estão confirmadas a participação de pesquisadores das Universidades Federais de Pernambuco, Minas Gerais, Pará, Ceará, Paraíba, e Santa Catarina, além dos pesquisadores que atuam nas instituições de ciência e Tecnologia instaladas no Rio Grande do Norte.

Também está confirmada a presença do professor catedrático da Universidade do Porto em Portugal, Vlademiro Miranda, que é diretor de estratégia da área de energia do INESC Porto, importante instituto privado e sem fins lucrativos e de investigação em tecnologias da informação em Portugal, onde foi durante anos o coordenador da área de Sistemas de Energia.

Com a construção de um Instituto Internacional de Tecnologia em Energia Eólica (IITEE-RN) e implementação de ações tecnológicas e de pesquisa, o Governo do Estado, através da FAPERN pretende atender às peculiaridades geográficas e desafios tecnológicos, presentes e futuros, para desenvolvimento de soluções inovadoras na área de energia eólica no RN. Cada vez mais, o mundo se volta para a produção de energia a partir de fontes renováveis, especialmente energias consideradas "limpas".

A FAPERN tem como parceiras as Universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e Rural do Semi-Árido (Ufersa), Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CT-GAS-ER). O evento conta com o patrocínio do BNB, Sebrae e Fiern.

Fonte: Assessoria da Fapern




















Nenhum comentário: